Questões de Sociologia

Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais (PNPCT), apresentada no Decreto n.º 6.040/2007, estabelece alguns princípios e objetivos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Entre as principais críticas feitas por especialistas em relação à PNPCT está a ausência de preocupação com aspectos relacionados ao exercício de práticas comunitárias.

  • B.

    Articulação e integração com o Sistema Nacional de Segurança da Agricultura do governo federal estão entre os princípios da PNPCT.

  • C.

    A PNPCT visa promover o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, com ênfase no reconhecimento de suas origens e na garantia dos seus direitos culturais, independentemente dos aspectos territoriais, ambientais e econômicos.

  • D.

    Por ser uma política do governo federal, a articulação com as demais políticas públicas relacionadas aos direitos dos povos e comunidades tradicionais nas esferas municipais constitui um dos princípios da PNPCT.

Contando com dinâmicas econômicas diferenciadas, as regiões paulistas assumiram papéis distintos quanto à redistribuição espacial da população. Baseado nessa informação, é correto afirmar:

  • A.

    A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), maior centro econômico e populacional do país, vem se configurando há várias décadas como o grande polo de atração populacional do estado. A migração não se mostrou como a variável determinante do crescimento desta área.

  • B.

    A queda relativa da migração no crescimento da metrópole associou-se estritamente a fatores demográficos, esses prevalecendo frente às transformações ocorridas na estrutura produtiva do Estado de São Paulo pós-1956.

  • C.

    A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) vinha experimentando ganhos populacionais importantes nas trocas migratórias efetuadas com outras regiões do Estado de São Paulo nos anos 1970. Isso se deve ao grande poder de atração populacional da metrópole. Assim, cerca de 450 mil pessoas haviam migrado para a área metropolitana, na década de 1970, vindo de regiões circunvizinhas como Campinas, Litoral, Vale do Paraíba e Sorocaba.

  • D.

    O município de São Paulo não contribuiu de forma decisiva para as mudanças ocorridas na metrópole. Historicamente, a capital paulista não registrava elevadas taxas de crescimento devido à intensidade das migrações em associação com os elevados níveis de fecundidade e com o declínio da mortalidade.

  • E.

    O fortalecimento do interior relacionou-se, principalmente, ao grande dinamismo da produção industrial para o mercado externo, à agricultura e à agroindústria. Esses fatores, em conjunto, contribuíram tanto para a aceleração dos movimentos migratórios em direção ao interior, quanto para a retenção da po-pulação do interior em suas regiões de origem.

O termo aculturação é criado por volta de 1880 pelo antropólogo americano J.W Powell que o utilizava para denominar a transformação dos modos de vida e de pensamento dos imigrantes ao contato com a sociedade americana. Nos anos 1930 houve um aprofundamento teórico do conceito e muitas críticas acabaram por revelar a fragilidade de pensar uma sociedade como aculturada e outra não. Dentre as seguintes opções, assinale a alternativa que NÃO representa um problema do conceito:

  • A.

    A ideia de aculturação pressupõe que a situação de contato opera como pura e simples conversão de uma cultura à outra, reificando a cultura e desconhecendo sua dinamicidade.

  • B.

    A aculturação é um processo normal na vida das sociedades.

  • C.

    A ideia de aculturação muitas vezes não relativiza a dicotomia natureza e cultura, como se a cultura pudesse ser tomada como uma “segunda natureza” do indivíduo, da qual ele tem poucas chances de escapar.

  • D.

    Grande parte das análises propostas por estudos de aculturação se concentraram sobre “traços” culturais tomados isoladamente, esquecendo-se de pensar a cultura como um todo, como sistema.

Acerca de tecnologias sociais, assinale a opção correta.

  • A.

    Tecnologia social é o conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de gerar soluções para o desenvolvimento social e melhoria das condições de vida da população.

  • B.

    A Fundação Banco do Brasil, buscando simplificar as atividades das tecnologias sociais, adota a classificação em apenas duas categorias: tecnologias verdes ou tecnologias responsáveis.

  • C.

    As tecnologias sociais buscam soluções para o desenvolvimento social com base nos saberes populares gerados em determinado ambiente sociocultural, sem levar em consideração os conhecimentos técnico-científicos.

  • D.

    Por apresentar pequena escala de produção, porém elevado capital investido por unidade produzida, as tecnologias sociais demandam mais mão de obra, o que resulta em elevado investimento por posto de trabalho.

No que se refere à dinâmica demográfica paulista, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O Estado de São Paulo que, desde a década de 1940, desempenhou papel de relevância na dinâmica demográfica nacional, também experimentou mudanças significativas. Seguindo a mesma tendência verificada nas metrópoles, apresentou sensível redução no ritmo de crescimento populacional nos anos 1980.

  • B.

    No período 1980-1991, os papéis dos componentes vegetativo e migratório se inverteram. O componente vegetativo passou a responder pela maior parte do crescimento populacional do estado.

  • C.

    As mudanças na dinâmica populacional paulista podem ser evidenciadas, em grande medida, pela análise dos componentes vegetativo e migratório. O componente vegetativo teve papel importante no crescimento da população estadual. A migração também teve peso relevante, contribuindo para a manutenção das altas taxas de crescimento verificadas no estado até 1980.

  • D.

    No período 1980-1991, os papéis dos componentes vegetativo e migratório se inverteram. O componente migratório passou a responder pela maior parte do crescimento populacional do estado.

  • E.

    O Estado de São Paulo passou a exibir um novo padrão demográfico. Em que pese a importância do crescimento vegetativo, a contribuição da migração neste novo cenário foi notável. A desaceleração do ritmo de migração no/para o Estado de São Paulo nos anos 1980 implicou uma sensível redução no ritmo de crescimento da população estadual.

A noção de “relativismo cultural” tornou-se central no desenvolvimento e revisão do conceito de cultura nas ciências sociais. Segundo esta noção, as diferentes sociedades deveriam ser entendidas a partir de suas próprias categorias e não através de leis universais de funcionamento das culturas humanas, aplicadas em uma escala evolutiva onde o fim seria sempre a sociedade do observador. O “etnocentrismo”, por outro lado, pode ser definido como:

  • A.

    Uma visão segundo a qual levamos em conta a diversidade cultural e a consciência de que não existe a cultura, no singular, mas as culturas, no plural.

  • B.

    Uma visão segundo a qual os valores e princípios éticos devem ser pensados sempre como relativos e culturalmente situados.

  • C.

    Uma visão segundo a qual não existe um grupo humano melhor ou pior do que outro.

  • D.

    Uma visão segundo a qual nosso próprio grupo é o centro de todas as coisas e todos os outros grupos são medidos e avaliados em relação a ele.

Leia e analise as perguntas.

• O escopo foi detalhado e consensado pela equipe do projeto?

• Estão definidas a metodologia de implementação e a sistemática de gerenciamento do projeto?

• Existem cronogramas, marcos e orçamentos estabelecidos?

• Os recursos foram adequadamente alocados?

• As responsabilidades estão claramente definidas?

Tendo como referência as fases de um projeto, as perguntas apresentadas referem-se à etapa de

  • A.

    definição da missão.

  • B.

    elaboração.

  • C.

    execução.

  • D.

    controle.

  • E.

    encerramento.

Considere as proposições abaixo ligadas às pesquisas qualitativas e quantitativas:

I. Na indução estatística ou enumerativa, procura-se os traços comuns em um grande número de casos. Logo, privilegia-se o aspecto da generalidade ou extensão.

II. Na indução analítica, procura-se em um caso ou em um pequeno número de casos as características essenciais ou suas propriedades constitutivas. Logo, privilegia-se a diferença de tipos em vez de frequências e grandezas.

III. Para evitar o erro do viés na amostra probabilística, utiliza-se o controle da subjetividade na relação entre pesquisador e pesquisado em vez do sorteio.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III.

  • E.

    I e II.

Entre meados dos anos 80 até o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), o Estado toma nova forma, qual seja, neoliberal. Analise as afirmativas abaixo e assinale a ÚNICA que NÃO se refere às características do Estado neoliberal:

  • A.

    Suspensão das barreiras tarifarias à importação.

  • B.

    Redução do papel do Estado no incentivo à indústria doméstica.

  • C.

    Efetivação de programa de privatizações.

  • D.

    Aumento dos impostos com vistas à garantir o bem-estar social.

Na citação, a expressão “arranjo espacial aberto” diz respeito

  • A.

    às áreas internas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.

  • B.

    às áreas externas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.

  • C.

    à organização da sala de aula com espaços vazios, poucos móveis e materiais onde o educador é o centro das atenções das crianças.

  • D.

    a um ambiente fixo e incapaz de adaptações, mas que resulta num elemento facilitador para o trabalho do educador.

  • E.

    à organização dos espaços interno (pátio) e externo (sala de aula) da instituição em áreas abertas, semiabertas e circunscritas, destinadas às crianças de diferentes faixas etárias.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...