Questões de Sociologia

Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    o município de São Paulo apresenta um percentual de grupos com alta vulnerabilidade menor do que o do Estado.

  • B.

    o Estado de São Paulo caracteriza-se por ser uma região em que predominam os grupos com vulnerabilidade social muito alta e com nenhuma vulnerabilidade.

  • C.

    os grupos com vulnerabilidade social média sobrepõem-se aos grupos com vulnerabilidade social muito baixa, tanto no Estado como no Município de São Paulo.

  • D.

    o Município de São Paulo apresenta uma distribuição normal congruente dos grupos de vulnerabilidade social com aquela encontrada no Estado.

  • E.

    os grupos com vulnerabilidade social média compõem a maioria relativa no município de São Paulo.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o ensino de Sociologia pressupõe a compreensão da educação como um caminho para conhecer, para saber, no sentido de superar os

  • A.

    obstáculos, as ideias atrasadas, o senso comum, enfim, para desenvolver perspectivas novas.

  • B.

    prejuízos, as reviravoltas na história social brasileira, enfim, para desenvolver uma leitura interpretativa da nação.

  • C.

    preconceitos, as ideias atrasadas, a luta de classes, enfim, para desenvolver uma análise estruturalista da cultura nacional.

  • D.

    prejuízos sociais e históricos, as ideologias do atraso econômico, enfim, para desenvolver as identidades cívica e nacional.

  • E.

    preconceitos, as ideologias, o senso comum, enfim, para desenvolver a capacidade crítica.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o professor deve realizar no seu trabalho, conforme proposto nas Orientações Curriculares, uma

  • A.

    relação técnica, teórica e metodológica sustentada nos fundamentos científicos da neutralidade da ciência.

  • B.

    relação teórica e metodológica baseada nos clássicos da ciência, pautando-se na realidade europeia e norte americana.

  • C.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos científicos da neutralidade e do distanciamento.

  • D.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando o ensino ou traduzindo para eles os fundamentos do conhecimento científico.

  • E.

    relação técnica e metodológica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos do conhecimento científico com as demais ciências.

De acordo com Jaime Pinsky e Carla B. Pinsky, os documentos fundadores da nova nação são amplos e generosos. A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América afirma que todos os homens foram criados iguais e dotados pelo Criador de direitos inalienáveis, como

  • A.

    terra, liberdade e fraternidade.

  • B.

    vida, liberdade e busca da felicidade.

  • C.

    terra, fraternidade e segurança pública.

  • D.

    vida, liberdade e fraternidade.

  • E.

    liberdade, igualdade e fraternidade.

Segundo Jaime Pinsky e Carla B. Pinsky, Max Weber afirma a existência de uma íntima relação entre a ética protestante e a

  • A.

    ideologia social democrata.

  • B.

    racionalidade industrial e burocrática socialista.

  • C.

    racionalidade econômica capitalista.

  • D.

    hegemonia dos blocos históricos populares e socialistas.

  • E.

    ideologia dos tipos ideais.

Segundo Roque de Barros Laraia, Edward Tylor demonstrou que cultura pode ser um objeto de estudo

  • A.

    sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo histórico-dialético.

  • B.

    sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.

  • C.

    metodológica e teoricamente calcado em leis universais consagradas pela antropologia e pela sociologia da cultura.

  • D.

    epistemologicamente sustentado nas premissas teóricas calcadas pela filosofia iluminista do século XVIII.

  • E.

    metodológica e teoricamente consagrado pelos fenômenos culturais implantados pelas diferentes sociedades modernas.

Antonio Sérgio A. Guimarães afirma que a grande hibridez da sociedade brasileira foi possibilitada pela miscibilidade do português, pela moral católica. Ela seria responsável

  • A.

    tanto pela ausência de discriminação racial quanto pela impropriedade de qualquer política de identidades étnico-raciais.

  • B.

    tanto pelo jeitinho brasileiro como pela ausência de discriminação racial.

  • C.

    pela democracia política e social implantada na República.

  • D.

    tanto pelo jeitinho brasileiro como pela democracia política na República.

  • E.

    tanto pela ausência de discriminação racial quanto pela democracia política na República.

Segundo Antonio Sérgio A. Guimarães, a ideia de “embranquecimento” foi elaborada por um sentimento de orgulho nacional ferido, assaltado por dúvidas e desconfianças a respeito do seu gênio industrial, econômico e civilizatório. Foi, antes de tudo, uma maneira de racionalizar os sentimentos de

  • A.

    superioridade racial e cultural instilados pelo racismo científico e pelo determinismo geográfico do século XX.

  • B.

    inferioridade racial e cultural instilados pelo racismo científico e pelo determinismo geográfico do século XX.

  • C.

    honra e superioridade racial e cultural instilados pelo racismo científico e pelo determinismo geográfico do século XX.

  • D.

    inferioridade racial e cultural instilados pelo racismo científico e pelo determinismo geográfico do século XIX.

  • E.

    honra e superioridade racial e social instilados pelo racismo científico e pelo determinismo cultural do século XIX.

A era moderna assistiu ao surgimento de novas formas de organização da sociedade civil, os movimentos sociais. No que diz respeito ao Brasil, é INCORRETOdizer que os movimentos sociais:

  • A.

    se expandiram em meio à redemocratização do país na década de 1980.

  • B.

    radicalizaram a divisão política entre direita e esquerda a partir de meados dos anos 1980.

  • C.

    se encontram hoje muito ligados a questões específicas: mulheres, negos, povos indígenas, homossexuais.

  • D.

    tiveram como produto a democracia e a “nova cidadania” no final da década de 1980.

  • E.

    estão em grande parte vinculados às ONGs e voltados para os mais variados problemas sociais: questões do meio ambiente, direitos humanos, prevenção daAids.

Para Antonio Sérgio A. Guimarães, a “essência racial” é definida

  • A.

    pelo método que se trabalha cientificamente. Dependendo do método pode-se inferir que raça pode estar vinculada à cor ou à cultura de cada indivíduo ou grupo social.

  • B.

    pela articulação entre militância e intelectualidade, uma e outra têm na raça um objeto de estudo importante para se entender a natureza e a cultura do racismo no Brasil.

  • C.

    pela proposta política em jogo na sociedade, dependendo de como cada uma opera um conceito ou outro de raça ou etnia.

  • D.

    pela cultura, utilizando diferentes regras para traçar filiação e pertença grupal, a depender do contexto histórico, demográfico e social.

  • E.

    pelo conjunto de relações sociais e econômicas presentes na sociedade brasileira.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...