Questões de Sociologia do ano 2007

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A tradição sociológica, segundo os PCNs, se constrói em dois eixos: as relações entre indivíduo e sociedade e a dinâmica social. As diferenças entre Weber (1864-1920), Marx (1818-1883) e Durkheim (1858-1917), são:

  • A.

    Para Marx, Weber e Durkheim as ações individuais podem ser analisadas nas relações com outras ações, seja como ação coletiva incorporada pelos indivíduos, seja como prática coletiva. Os que os diferencia é a autonomização do indivíduo, pois somente para Marx ele é historicamente constituído.

  • B.

    As diferenças entre os três autores referem-se às construções históricas sobre as relações entre os fenômenos sociais e ações coletivas.

  • C.

    Para Durkheim a vida em sociedade é construída nas consciências individuais, por regras de conduta criadas por quem as vive; enquanto para Weber a sociedade é algo exterior, movida pelas ações; diferentemente de Marx a existência do indivíduo e sua relação com a sociedade são condicionadas pelas consciências.

  • D.

    Durkheim enfatiza a posição do pesquisador na análise das relações sociais e dos fatos sociais como dependente das idéias e opiniões; enquanto para Weber as construções teóricas do pesquisador näo dependem de escolhas pessoais realizadas para análise das relações sociais; e, Marx ao enfatizar a descrição da realidade social coloca em evidência um pesquisador comprometido com a compreensão das relações sociais.

  • E.

    Para Durkheim a sociedade é algo exterior e superior aos indivíduos, enquanto para Weber a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais reciprocamente referidas; e, diferentemente, para Marx, as relações entre indivíduo e sociedade não podem ser analisadas separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam.

Considere o texto e as afirmativas abaixo.

I. A hipótese fundamental é de que a sociedade humana é regulada por leis naturais ou por leis que têm as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana.
II. Os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmos que são utilizados para conhecer a natureza.
III. A concepção positivista é aquela que afirma a necessidade e a possibilidade de uma ciência social desligada de vínculos com as classes sociais, com as posições políticas, os valores morais, as ideologias, as utopias, as visões de mundo.
IV. No desenvolvimento do conhecimento científico os interesses e as paixões não perturbam a construção da ciência, objetiva e segura.

Uma síntese fundamental das idéias do positivismo consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Com base neste texto de Florestan Fernandes é possível afirmar que:

  • A.

    a reflexão sobre a realidade social adquire novos contornos com o pensamento sociológico, pois, como outras atividades científicas, beneficia-se de uma conjuntura histórica peculiar.

  • B.

    o papel central que o pensamento sociológico realiza é a naturalização das explicações sobre as relações sociais, as instituições, os modos de vida, a organização política, entre outros.

  • C.

    o produtor do conhecimento sociológico não pode ignorar os usos sociais do conhecimento histórico.

  • D.

    a emergência da sociologia é uma complexa aplicação prática de conhecimentos científicos.

  • E.

    a sociologia, confinada a limites históricos estreitos, encontra-se apartada das dimensões práticas que explicariam os processos sociais.

Com o advento da burguesia, a sociologia no Brasil passou por profundas mudanças em seu modo de pensar a realidade. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Embora o modo de pensar burguês tenha promovido a evolução do pensamento colonial, não houve ruptura com os valores das oligarquias agrárias.

  • B.

    O pensamento burguês almejou extinguir o analfabetismo, homogeneizar os valores e criar um sentimento de nacionalidade e patriotismo.

  • C.

    O combate às oligarquias agrárias forçou um distanciamento das classes populares.

  • D.

    O nacionalismo brasileiro se desenvolveu a partir da crise econômica nos Estados Unidos.

Ainda acerca do desenvolvimento da sociologia no Brasil, assinale a opção correta no que se refere ao início do século XIX.

  • A.

    A vinda da corte portuguesa para o Brasil representou considerável modernização no pensamento nacional, baseado, até então, na preocupação em descrever a colônia por meio de estudos naturalistas.

  • B.

    O pensamento cultural, alienado da realidade brasileira, voltava-se para a organização do saber descritivo, funcional e ostentátorio.

  • C.

    A cultura filosófica e humanista desenvolvida por jornalistas, professores e funcionários públicos contrariava os interesses da corte e dos proprietários de terra.

  • D.

    Os movimentos intelectuais e literários dessa época tratavam das questões sociais do país, surgindo como pensamento crítico desenvolvido a partir das condições da própria nação.

Com relação ao desenvolvimento da sociologia no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    Na América Latina em geral, e no Brasil, em particular, a sociologia se desenvolveu independente dos modelos europeus.

  • B.

    A filosofia universalista e escolástica trazida pelos jesuítas foi insignificante para a formação cultural brasileira.

  • C.

    A subordinação colonial do Brasil à metrópole portuguesa originou a implantação de um modelo cultural embasado na retórica cristã e nos princípios universais do cristianismo.

  • D.

    O pensamento colonialista dominante à época do descobrimento do Brasil apresentava preocupações de caráter utilitário, o que determinou a aniquilação da cultura indígena e a submissão da população escrava.

Durkheim afirma que fato social é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral no que se refere a uma sociedade. Nesse contexto, assinale a opção correta com relação a fato social.

  • A.

    Em virtude de suas particularidades, os fatos sociais devem ser tratados como coisas.

  • B.

    A educação não é considerada fato social.

  • C.

    Os fatos sociais podem ser estudados subjetivamente, conforme a visão do investigador.

  • D.

    A análise dos fatos sociais requer a observação de suas características interiores.

A respeito do peso das Ciências Sociais e da Sociologia em suas relações com as demais áreas do conhecimento humano, julgue os itens que se seguem.

A historicidade dos conceitos nas ciências sociais exige do pesquisador da sociologia a cautela que leva à relativização de idéias, modelos e paradigmas que, mesmo apresentados muitas vezes como universais, refletem o ambiente no qual foram gerados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do peso das Ciências Sociais e da Sociologia em suas relações com as demais áreas do conhecimento humano, julgue os itens que se seguem.

Nascida como uma espécie de física social, a sociologia desenvolveria seus cânones e modelos por meio de um processo de adaptação metodológica mecânica ao mundo das ciências exatas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das contribuições de Max Weber à sociologia, julgue os itens a seguir.

Segundo o pensamento weberiano, qualquer postura ou perspectiva adotada por um cientista social será sempre imparcial.

  • C. Certo
  • E. Errado
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