Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da divisão social do trabalho proposta por Durkheim, julgue os itens que se seguem.
A divisão social do trabalho é, para Durkheim, um novo mecanismo de integração social, na medida em que as diferenças sociais dão origem à solidariedade orgânica, na qual os indivíduos se unem pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência.
Acerca da divisão social do trabalho proposta por Durkheim, julgue os itens que se seguem.
A sociedade evolui a partir de seu crescimento quantitativo (volume) e qualitativo (densidade material e moral). Essa evolução gera um processo de especialização de funções.
Acerca da divisão social do trabalho proposta por Durkheim, julgue os itens que se seguem.
Nas sociedades embasadas na solidariedade mecânica, há predomínio do indivíduo sobre o grupo, cuja identidade se cria na família, na religião, na tradição e nos costumes.
Acerca da divisão social do trabalho proposta por Durkheim, julgue os itens que se seguem.
A solidariedade do tipo mecânica é a mais simples e se forma pela igualdade: os indivíduos vivem em comunidade porque partilham de uma consciência coletiva comum.
Acerca da divisão social do trabalho proposta por Durkheim, julgue os itens que se seguem.
No processo da evolução social — que passa do estágio inicial denominado solidariedade orgânica para outro, mais complexo —, a sociedade modela o comportamento social do homem.
Importante cientista político e sociólogo brasileiro, autor de "Cidadania e Justiça", "Razões da Desordem" e outras obras, cunhou o conceito de "cidadania regulada" para se referir à forma pela qual direitos de cidadania foram obtidos e são praticados no Brasil. Trata-se de:
Fabio Wanderley Reis;
Simon Schwartzman;
Bolívar Lamounier;
Wanderley Guilherme dos Santos;
José Murilo de Carvalho.
Interpretar o Brasil, buscar compreender nossas diferenças em relação a outras sociedades, caracterizou e ainda caracteriza grande parte da produção sociológica brasileira. A esse respeito, é correto afirmar que:
para Raymundo Faoro, a formação social brasileira constituiu-se sob a forma do patrimonialismo, com base num estamento burocrático encastelado no Estado;
para Gilberto Freyre, as relações entre senhores e escravos no Brasil ajudaram a configurar a democracia racial brasileira;
para Celso Furtado, a colonização brasileira distinguiuse da norte-americana em virtude da tradicional ausência de pacto colonial nas colônias portuguesas;
para Florestan Fernandes, o subdesenvolvimento brasileiro deveu-se principalmente à forma pela qual a Inglaterra participou de nosso processo de independência política;
para Antônio Cândido, a literatura brasileira expressou, em diferentes momentos, o caráter endógeno das formas de sociabilidade existentes no Brasil.
Autores, respectivamente, de "Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional" e "Metamorfoses do Escravo", obras importantes da chamada "Escola Paulista" de Sociologia, são:
Florestan Fernandes e Fernando de Azevedo;
Fernando Henrique Cardoso e Otávio Ianni;
Florestan Fernandes e Fernando Henrique Cardoso;
Fernando Henrique Cardoso e Luís Pereira;
Otávio Ianni e Marialice Mencharini Forachi.
Erving Goffman, em seu livro "Estigma", argumenta que o estigma é:
atributo desacreditador manipulado na linguagem das relações sociais;
atributo negativo fundado na ideologia dominante de uma sociedade;
predicado atribuído a papéis sociais de forma estruturada e invulnerável a manipulações;
constitutivo da ordem social, pois se refere à construção social das diferenças;
uma forma de ocultação do eu na vida cotidiana.
Derivada da perspectiva desenvolvida na "Escola de Chicago", o interacionismo simbólico renovou-se nos Estados Unidos a partir dos anos 60. A respeito do interacionismo simbólico, é INCORRETO afirmar que:
privilegia a concepção que os agentes têm do mundo social;
vê o ator social como intérprete do mundo que o rodeia;
tem como obra representativa Outsiders, de Howard Becker;
interessa-se pelas causas do desvio e pela formação da personalidade do desviante;
usa métodos qualitativos de pesquisa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...