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Considerando que os sociólogos que empregam teorias do conflito enfatizam a importância das estruturas dentro da sociedade, assinale a opção correta.
Os teóricos do conflito aceitam a ênfase funcionalista no consenso.
Os teóricos do conflito tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses.
Ralf Dahrendorf relaciona os conflitos às diferenças de interesses, principalmente em termos de classes.
Teóricos do conflito remontam suas concepções aos escritos de Auguste Comte.
Os teóricos do conflito foram influenciados pelas ideias de Emile Durkheim.
Em comum com outros pensadores de seu tempo, Max Weber procurava entender a natureza e as causas da mudança social. A partir dessa afirmação, assinale a opção correta.
Max Weber foi influenciado pelas ideias de Karl Marx, muito embora tenha sido extremamente crítico com relação a algumas das principais concepções marxistas.
Weber aceitou a concepção materialista da história e considerou ser o conflito de classes tão relevante como o era para Karl Marx.
C Para Max Weber, as ideias e os valores constituem aspectos irrelevantes na compreensão da mudança social.
Max Weber acreditava que a sociologia deveria se concentrar no estudo das estruturas sociais.
Max Weber acreditava que as estruturas sociais existiam de forma externa aos indivíduos e independentemente deles.
As ideias de Karl Marx contrastam radicalmente com as de Comte e Durkheim, mas, como estes últimos, ele buscava explicar as mudanças que tinham lugar na sociedade durante a época da Revolução Industrial. No que concerne a esse tema, assinale a opção correta.
Para Karl Marx, a mão-de-obra assalariada refere-se ao conjunto de trabalhadores que possuem os meios de sua sobrevivência.
Do ponto de vista de Karl Marx, à medida que a industrialização se espalhou, um grande número de camponeses que antes se sustentava trabalhando a terra mudou-se para as cidades que cresciam e ajudou a formar o proletariado.
De acordo com Karl Marx, no capitalismo, as relações de classe são caracterizadas pelo consenso.
Para Karl Marx, as ideias e os valores dos seres humanos constituem as principais fontes da mudança social.
O efeito social do trabalho intelectual e político de Karl Marx ficou restrito ao mundo do século XIX.
Acerca das ideias desenvolvidas por Karl Marx e Max Weber, que formam a base da maioria das análises sociológicas de classe e estratificação, assinale a opção correta.
Para Marx, uma classe é um grupo de pessoas que se encontra em uma relação comum com os meios de produção, isto é, os meios pelos quais elas extraem seu sustento.
Para Karl Marx, nas sociedades pré-industriais, as duas classes principais eram a burguesia e o proletariado.
De acordo com Marx, existe, entre as classes sociais, uma relação de perfeita harmonia.
Para Max Weber, a estratificação social é simplesmente uma questão de classe.
Max Weber acreditava que a posição de mercado do indivíduo não tinha influência sobre suas opções de vida.
Uma das mais importantes perspectivas teóricas, o funcionalismo tem conexão direta com o pensamento de Émile Durkheim. Com relação à perspectiva funcionalista, assinale a opção correta.
O funcionalismo surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado.
O funcionalismo pressupõe atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem.
O funcionalismo concentra-se em questões de poder, desigualdade e luta.
O funcionalismo afirma que a sociedade constitui um sistema complexo, cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade.
De acordo com o funcionalismo, na sociedade existem áreas marcadas pelos conflitos e pela divisão.
Sociologia - Teorias sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
No esboço de sua teoria das espécies sociais, Émile Durkheim recorre naturalmente à sua conhecida classificação dos tipos sociais. Na esteira desse pensamento, o fundador da moderna sociologia faz uma crítica a um grande pensador que o antecede. Durkheim diz que esse filósofo jamais soube reconhecer a existência das espécies sociais, tomando por via de consequência o progresso das sociedades como equivalente ao de um único povo: a humanidade. Esse filósofo a que Durkheim critica era
Francis Bacon.
John Locke.
Max Weber.
Auguste Comte.
Descartes.
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A tradição de pensamento empirista inglesa nutre verdadeira obsessão pelo tema da necessidade do método para a investigação científica tanto para dar conta dos fenômenos naturais quanto para dar conta dos fenômenos sociais. O método para a pesquisa científica nessa tradição de pensamento é importante para impor ordem no mundo das coisas e dos conceitos. Na esteira dessa tradição, um grande pensador, contemporâneo de Auguste Comte, conhecido como o grande lógico da indução, escreve o livro A system of logic ratiocinative and inductive onde procura mostrar a possibilidade de aplicação da lógica indutiva tanto para os fenômenos naturais quanto para os fenômenos sociais ou morais, na terminologia da época. Este pensador é
Émile Durkheim.
Max Weber.
John Locke.
Talcot Parsons.
John Stuart Mill.
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Dizer que a sociologia, como ciência, surge como exercício de método é o que se pode depreender da leitura do clássico de Émile Durkheim, As Regras do Método Sociológico, publicado em 1895. Segundo Roberto Cardoso de Oliveira, Durkheim filia-se a uma tradição de pensamento que segue a linhagem de Descartes, inspirando-se num campo de conhecimento muito legitimado, na ocasião. Estamos falando da tradição
culturalista e o estruturalismo social.
bergsoniana e o pscicologismo social.
empirista e o mecanicismo social.
enciclopedista e o geologismo físico.
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Para a afirmação da Antropologia Social ou Cultural enquanto matriz disciplinar no campo das Ciências Sociais, alguns conceitos como cultura e estrutura foram particularmente demarcadores. Roberto Cardoso de Oliveira explicita quatro grandes paradigmas a partir das matrizes conceituais e que correspondem respectivamente a tradições alemã, norte-americana, britânica e francesa. São eles os seguintes:
o paradigma positivista, o paradigma culturalista, o paradigma relativista e o paradigma iluminista.
o paradigma historicista, o paradigma marxista, o paradigma semiótico, o paradigma iluminista.
o paradigma culturalista, o paradigma interpretativista, o paradigma estrutural-funcionalista e o paradigma estruturalista.
o paradigma weberiano, o paradigma boasiano, o paradigma formalista e o paradigma lévi-straussiano.
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Michel Foucault observa que, nos regimes absolutistas o poder se exercia e se reafirmava por meio do severo exercício da punição. Com a Revolução Francesa, surge uma sociedade disciplinar calcada no dispositivo de vigiar e disciplinar. Löic Wacquant assinala que, nos países da Europa, a regulamentação punitiva das parcelas pauperizadas do novo proletariado pós-fordista efetua-se principalmente por intermédio de dispositivos panópticos cada vez mais sofisticados e intrusivos, diretamente integrados aos programas de proteção e assistência. Na França, a Direção da Prevenção e da Ação Social elaborou um sistema de informação que permite construir tipologias das pessoas e lares. Esse sistema tem como objetivo
organizar e corrigir distorções sociais implementando políticas públicas de inclusão social e nacional.
contribuir para a inserção social e nacional de populações com baixo poder aquisitivo notadamente os imigrantes.
Identificar os imigrantes em situação de ilegalidade no país, para deportá-los.
Realizar um trabalho de assistência social e de ajuda aos necessitados dentro do espírito de caridade cristã.
construir cartografias sociais que permitam identificar as zonas de forte concentração de populações dependentes e difíceis.
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