Questões de Sociologia do ano 2009

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Considerando que os sociólogos que empregam teorias do conflito enfatizam a importância das estruturas dentro da sociedade, assinale a opção correta.

  • A.

    Os teóricos do conflito aceitam a ênfase funcionalista no consenso.

  • B.

    Os teóricos do conflito tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses.

  • C.

    Ralf Dahrendorf relaciona os conflitos às diferenças de interesses, principalmente em termos de classes.

  • D.

    Teóricos do conflito remontam suas concepções aos escritos de Auguste Comte.

  • E.

    Os teóricos do conflito foram influenciados pelas ideias de Emile Durkheim.

Em comum com outros pensadores de seu tempo, Max Weber procurava entender a natureza e as causas da mudança social. A partir dessa afirmação, assinale a opção correta.

  • A.

    Max Weber foi influenciado pelas ideias de Karl Marx, muito embora tenha sido extremamente crítico com relação a algumas das principais concepções marxistas.

  • B.

    Weber aceitou a concepção materialista da história e considerou ser o conflito de classes tão relevante como o era para Karl Marx.

  • C.

    C Para Max Weber, as ideias e os valores constituem aspectos irrelevantes na compreensão da mudança social.

  • D.

    Max Weber acreditava que a sociologia deveria se concentrar no estudo das estruturas sociais.

  • E.

    Max Weber acreditava que as estruturas sociais existiam de forma externa aos indivíduos e independentemente deles.

As ideias de Karl Marx contrastam radicalmente com as de Comte e Durkheim, mas, como estes últimos, ele buscava explicar as mudanças que tinham lugar na sociedade durante a época da Revolução Industrial. No que concerne a esse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Para Karl Marx, a mão-de-obra assalariada refere-se ao conjunto de trabalhadores que possuem os meios de sua sobrevivência.

  • B.

    Do ponto de vista de Karl Marx, à medida que a industrialização se espalhou, um grande número de camponeses que antes se sustentava trabalhando a terra mudou-se para as cidades que cresciam e ajudou a formar o proletariado.

  • C.

    De acordo com Karl Marx, no capitalismo, as relações de classe são caracterizadas pelo consenso.

  • D.

    Para Karl Marx, as ideias e os valores dos seres humanos constituem as principais fontes da mudança social.

  • E.

    O efeito social do trabalho intelectual e político de Karl Marx ficou restrito ao mundo do século XIX.

Acerca das ideias desenvolvidas por Karl Marx e Max Weber, que formam a base da maioria das análises sociológicas de classe e estratificação, assinale a opção correta.

  • A.

    Para Marx, uma classe é um grupo de pessoas que se encontra em uma relação comum com os meios de produção, isto é, os meios pelos quais elas extraem seu sustento.

  • B.

    Para Karl Marx, nas sociedades pré-industriais, as duas classes principais eram a burguesia e o proletariado.

  • C.

    De acordo com Marx, existe, entre as classes sociais, uma relação de perfeita harmonia.

  • D.

    Para Max Weber, a estratificação social é simplesmente uma questão de classe.

  • E.

    Max Weber acreditava que a posição de mercado do indivíduo não tinha influência sobre suas opções de vida.

Uma das mais importantes perspectivas teóricas, o funcionalismo tem conexão direta com o pensamento de Émile Durkheim. Com relação à perspectiva funcionalista, assinale a opção correta.

  • A.

    O funcionalismo surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado.

  • B.

    O funcionalismo pressupõe atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem.

  • C.

    O funcionalismo concentra-se em questões de poder, desigualdade e luta.

  • D.

    O funcionalismo afirma que a sociedade constitui um sistema complexo, cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade.

  • E.

    De acordo com o funcionalismo, na sociedade existem áreas marcadas pelos conflitos e pela divisão.

No esboço de sua teoria das espécies sociais, Émile Durkheim recorre naturalmente à sua conhecida classificação dos tipos sociais. Na esteira desse pensamento, o fundador da moderna sociologia faz uma crítica a um grande pensador que o antecede. Durkheim diz que esse filósofo jamais soube reconhecer a existência das espécies sociais, tomando – por via de consequência – o progresso das sociedades como equivalente ao de um único povo: a humanidade. Esse filósofo a que Durkheim critica era

  • A.

    Francis Bacon.

  • B.

    John Locke.

  • C.

    Max Weber.

  • D.

    Auguste Comte.

  • E.

    Descartes.

A tradição de pensamento empirista inglesa nutre verdadeira obsessão pelo tema da necessidade do método para a investigação científica tanto para dar conta dos fenômenos naturais quanto para dar conta dos fenômenos sociais. O método para a pesquisa científica nessa tradição de pensamento é importante para impor ordem no mundo das coisas e dos conceitos. Na esteira dessa tradição, um grande pensador, contemporâneo de Auguste Comte, conhecido como o grande lógico da indução, escreve o livro “A system of logic ratiocinative and inductive” onde procura mostrar a possibilidade de aplicação da lógica indutiva tanto para os fenômenos naturais quanto para os fenômenos sociais – ou morais, na terminologia da época. Este pensador é

  • A.

    Émile Durkheim.

  • B.

    Max Weber.

  • C.

    John Locke.

  • D.

    Talcot Parsons.

  • E.

    John Stuart Mill.

Dizer que a sociologia, como ciência, surge como exercício de método é o que se pode depreender da leitura do clássico de Émile Durkheim, “As Regras do Método Sociológico”, publicado em 1895. Segundo Roberto Cardoso de Oliveira, Durkheim filia-se a uma tradição de pensamento que segue a linhagem de Descartes, inspirando-se num campo de conhecimento muito legitimado, na ocasião. Estamos falando da tradição

  • A.

    culturalista e o estruturalismo social.

  • B.

    bergsoniana e o pscicologismo social.

  • C.

    empirista e o mecanicismo social.

  • D.

    enciclopedista e o geologismo físico.

  • E. intelectualista-racionalista e o organicismo biológico.

Para a afirmação da Antropologia Social ou Cultural enquanto matriz disciplinar no campo das Ciências Sociais, alguns conceitos como “cultura” e “estrutura” foram particularmente demarcadores. Roberto Cardoso de Oliveira explicita quatro grandes paradigmas a partir das matrizes conceituais e que correspondem respectivamente a tradições alemã, norte-americana, britânica e francesa. São eles os seguintes:

  • A.

    o paradigma positivista, o paradigma culturalista, o paradigma relativista e o paradigma iluminista.

  • B.

    o paradigma historicista, o paradigma marxista, o paradigma semiótico, o paradigma iluminista.

  • C.

    o paradigma culturalista, o paradigma interpretativista, o paradigma estrutural-funcionalista e o paradigma estruturalista.

  • D.

    o paradigma weberiano, o paradigma boasiano, o paradigma formalista e o paradigma lévi-straussiano.

  • E. o paradigma weberiano, o paradigma boasiano, o paradigma marxista e o paradigma durkheiminiano.

Michel Foucault observa que, nos regimes absolutistas o poder se exercia e se reafirmava por meio do severo exercício da punição. Com a Revolução Francesa, surge uma sociedade disciplinar calcada no dispositivo de vigiar e disciplinar. Löic Wacquant assinala que, nos países da Europa, a regulamentação punitiva das parcelas pauperizadas do novo proletariado pós-fordista efetua-se principalmente por intermédio de dispositivos panópticos cada vez mais sofisticados e intrusivos, diretamente integrados aos programas de proteção e assistência. Na França, a Direção da Prevenção e da Ação Social elaborou um sistema de informação que permite construir tipologias das pessoas e lares. Esse sistema tem como objetivo

  • A.

    organizar e corrigir distorções sociais implementando políticas públicas de inclusão social e nacional.

  • B.

    contribuir para a inserção social e nacional de populações com baixo poder aquisitivo notadamente os imigrantes.

  • C.

    Identificar os imigrantes em situação de ilegalidade no país, para deportá-los.

  • D.

    Realizar um trabalho de assistência social e de ajuda aos necessitados dentro do espírito de caridade cristã.

  • E.

    construir cartografias sociais que permitam identificar as zonas de forte concentração de populações dependentes e difíceis.

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