Questões de Sociologia do ano 2009

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Um dos aspectos polêmicos das reflexões de Clifford Geertz sobre o trabalho antropológico consiste na percepção de que a fonte do conhecimento antropológico não é a realidade social, mas um artifício erudito. Em outras palavras, Geertz considera os textos etnográficos como

  • A.

    observações fidedignas da realidade.

  • B.

    verdades científicas que podem ser comprovadas.

  • C.

    ficções no sentido de algo construído ou fabricado.

  • D.

    experimentos verificáveis.

  • E. cópias ou retratos do que se passou no real obtidos por meio de um método próprio.

No entendimento de Clifford Geertz, o conceito iluminista de natureza humana pressupõe que o homem constitui uma só peça com a natureza e partilha da uniformidade geral de composição que a ciência natural descobriu sob o incitamento de Bacon e a orientação de Newton. Neste contexto, as enormes e amplas variedades de diferenças entre os homens são consideradas

  • A.

    as bases para os estudos relativistas que servirão para completar e iluminar o que é verdadeiramente humano no homem.

  • B.

    as chaves para o surgimento das ciências sociais fundadas no espírito mecanicista.

  • C.

    as características essenciais e definidoras que ampliam o significado do que há de constante e verdadeiramente humano no homem.

  • D.

    os meros acréscimos, até mesmo distorções, sobrepondo e obscurecendo o que é verdadeiramente humano no homem.

  • E.

    as expressões genuínas que exemplificam o espírito do universalismo humano.

Clifford Geertz, no ensaio A Interpretação das Culturas, defende o ponto de vista de que a Antropologia deve ser

  • A.

    uma ciência interpretativa em busca do significado.

  • B.

    uma ciência experimental em busca de leis.

  • C.

    uma ciência positiva em busca da verdade dos fatos.

  • D.

    uma ciência positiva que se ancora nos diários de campos.

  • E.

    uma etnociência que produz verdades relativas.

No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.

Em que pese o histórico da participação brasileira nos debates internacionais ocorridos desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, passando pela conferência de Estocolmo em 1972, e culminando com a conferência Rio-92, somente em 1999 é que o Brasil passou a contar com a Lei n.º 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.

As decisões internacionais sobre meio ambiente têm sido historicamente tomadas pelos países ricos, de forma unilateral, em detrimento da opinião dos países em desenvolvimento e dos países pobres, já que os ricos promovem as conferências internacionais em seus próprios territórios, obtendo assim controle dos resultados de tais reuniões.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.

A criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sediado em Nova Iorque (EUA), foi resultado da Conferência da Biodiversidade, a Rio-92, que estabeleceu novos conceitos acerca de educação ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.

A Declaração sobre o Ambiente Humano, fruto da Conferência de Estocolmo em 1972, é considerada o ponto de partida dos entendimentos internacionais acerca dos conceitos inter-relacionados de desenvolvimento sustentável e de educação ambiental, pois colocou pela primeira vez, oficialmente, a responsabilidade do homem sobre o seu meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.

A chamada Carta de Belgrado constitui um dos mais importantes documentos oficiais no que concerne à história da educação ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, e tendo em vista os conflitos existentes entre a chamada cultura de consumo, defendida pelo industrialismo, e a cada vez maior e mais urgente necessidade de sustentabilidade ambiental para o planeta, é correto afirmar os processos que caracterizam o consumo invisível incluem

o armazenamento de ovos de galinha caipira em ambientes umidificados e termorregulados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, e tendo em vista os conflitos existentes entre a chamada cultura de consumo, defendida pelo industrialismo, e a cada vez maior e mais urgente necessidade de sustentabilidade ambiental para o planeta, é correto afirmar os processos que caracterizam o consumo invisível incluem

a utilização de fibras sintéticas na confecção de roupas, bem como a relativa variedade de publicações semanais sobre o tema em grandes tiragens.

  • C. Certo
  • E. Errado
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