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Sociologia - Teorias sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Um dos aspectos polêmicos das reflexões de Clifford Geertz sobre o trabalho antropológico consiste na percepção de que a fonte do conhecimento antropológico não é a realidade social, mas um artifício erudito. Em outras palavras, Geertz considera os textos etnográficos como
observações fidedignas da realidade.
verdades científicas que podem ser comprovadas.
ficções no sentido de algo construído ou fabricado.
experimentos verificáveis.
Sociologia - Teorias sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
No entendimento de Clifford Geertz, o conceito iluminista de natureza humana pressupõe que o homem constitui uma só peça com a natureza e partilha da uniformidade geral de composição que a ciência natural descobriu sob o incitamento de Bacon e a orientação de Newton. Neste contexto, as enormes e amplas variedades de diferenças entre os homens são consideradas
as bases para os estudos relativistas que servirão para completar e iluminar o que é verdadeiramente humano no homem.
as chaves para o surgimento das ciências sociais fundadas no espírito mecanicista.
as características essenciais e definidoras que ampliam o significado do que há de constante e verdadeiramente humano no homem.
os meros acréscimos, até mesmo distorções, sobrepondo e obscurecendo o que é verdadeiramente humano no homem.
as expressões genuínas que exemplificam o espírito do universalismo humano.
Sociologia - Teorias sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Clifford Geertz, no ensaio A Interpretação das Culturas, defende o ponto de vista de que a Antropologia deve ser
uma ciência interpretativa em busca do significado.
uma ciência experimental em busca de leis.
uma ciência positiva em busca da verdade dos fatos.
uma ciência positiva que se ancora nos diários de campos.
uma etnociência que produz verdades relativas.
No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.
Em que pese o histórico da participação brasileira nos debates internacionais ocorridos desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, passando pela conferência de Estocolmo em 1972, e culminando com a conferência Rio-92, somente em 1999 é que o Brasil passou a contar com a Lei n.º 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental.
No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.
As decisões internacionais sobre meio ambiente têm sido historicamente tomadas pelos países ricos, de forma unilateral, em detrimento da opinião dos países em desenvolvimento e dos países pobres, já que os ricos promovem as conferências internacionais em seus próprios territórios, obtendo assim controle dos resultados de tais reuniões.
No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.
A criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sediado em Nova Iorque (EUA), foi resultado da Conferência da Biodiversidade, a Rio-92, que estabeleceu novos conceitos acerca de educação ambiental.
No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.
A Declaração sobre o Ambiente Humano, fruto da Conferência de Estocolmo em 1972, é considerada o ponto de partida dos entendimentos internacionais acerca dos conceitos inter-relacionados de desenvolvimento sustentável e de educação ambiental, pois colocou pela primeira vez, oficialmente, a responsabilidade do homem sobre o seu meio ambiente.
No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.
A chamada Carta de Belgrado constitui um dos mais importantes documentos oficiais no que concerne à história da educação ambiental.
A partir do texto acima, e tendo em vista os conflitos existentes entre a chamada cultura de consumo, defendida pelo industrialismo, e a cada vez maior e mais urgente necessidade de sustentabilidade ambiental para o planeta, é correto afirmar os processos que caracterizam o consumo invisível incluem
o armazenamento de ovos de galinha caipira em ambientes umidificados e termorregulados.
A partir do texto acima, e tendo em vista os conflitos existentes entre a chamada cultura de consumo, defendida pelo industrialismo, e a cada vez maior e mais urgente necessidade de sustentabilidade ambiental para o planeta, é correto afirmar os processos que caracterizam o consumo invisível incluem
a utilização de fibras sintéticas na confecção de roupas, bem como a relativa variedade de publicações semanais sobre o tema em grandes tiragens.
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