Lista completa de Questões sobre Conceitos sociológicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens de 77 a 81.
A sociologia urbana, de matriz norte-americana, surgiu após a Segunda Guerra Mundial e estuda objetos como marginalização, diferenciação e estratificação social.
Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens de 77 a 81.
Diferenciação social e estratificação social são conceitos equivalentes que explicam a existência da diversidade de grupos em uma mesma sociedade.
Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens de 77 a 81.
Estratificação é o fenômeno social que se manifesta em sociedades simples e consiste na distribuição equitativa dos recursos econômicos, políticos e culturais, o que acarreta a existência de grupos sociais em diferentes posições na estrutura social.
Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens de 77 a 81.
Urbanização é o fenômeno das sociedades industriais que envolve o deslocamento espacial de milhões de indivíduos, o que, consequentemente, acarreta mudanças radicais no modo de vida das pessoas e provoca problemas sociais qualitativamente novos.A respeito dos conceitos presentes nas obras de Norbert Elias e a respeito de suas ideias, julgue os itens que se seguem.
Seres humanos e sociedade constituem parte da natureza. Entretanto, a natureza não é homogênea, mas um todo diferenciado que pode ser apreendido nos níveis orgânico, inorgânico e humano-social.
Acerca dos métodos para a construção do conhecimento sociológico e de seus principais autores, julgue os itens a seguir.
O conceito de classe social proposto por Marx é equivalente ao de estrato social.
O corpo é a expressão máxima da identidade. É no corpo, por meio de gestos, linguagens, comportamentos, que se pode dizer quem se é. No que diz respeito à relação entre corpo e identidade, assinale a opção correta.
A corporeidade humana é função de característica anatomofisiológica que define a identidade do ser humano.
Os usos físicos do corpo independem do conjunto de sistemas simbólicos, assim, a identidade independe de atributos pessoais.
A expressão corporal é individualmente modulável, de modo que, para a construção da identidade, os fatores individuais são determinantes.
O corpo é um vetor semântico moldado pelo contexto social e cultural em que o ator se insere.
Dada a existência ser corporal, a identidade constrói-se apenas com base em fatores psicológicos.
De acordo com a antropologia interpretativa, cultura é
uma correção mal concluída da realidade social.
a ausência de capacidade imaginativa.
a forma racional de organizar o pensamento.
um conjunto de sentidos e significados públicos.
a sistematização de conhecimentos por meio de métodos formais similares aos empregados na matemática.
No Brasil, o exercício da cidadania tem significado positivo e impessoal, enquanto nos Estados Unidos da América a cidadania tem um sentido de negatividade e pessoalidade.
A cidadania no Brasil, ao contrário da existente em países como os Estados Unidos da América, fundamenta-se no individualismo, considerado um aspecto positivo.
Em um contexto histórico determinado, o conceito de cidadania regulada pressupõe a existência de um pluralismo democrático.
Em situações históricas e sociais diferentes, a mesma noção de cidadania engendra práticas sociais e tratamento diversos.
Há substancial diferença entre a concepção de cidadania no Brasil e nos Estados Unidos da América, visto que os norteamericanos se utilizam da cidadania relacional, ao contrário dos brasileiros.
Os conceitos de sociedade e cultura
configuram-se como noções díspares, pois, enquanto a sociedade compreende uma realidade extrassomática, a cultura é uma entidade nominal de transmissão dos valores sociais.
são conceitos autônomos, dado que se referem a diferentes contextos ou conjunturas sociais.
constituem-se em duas antinomias, cuja explicação científica se reporta às concepções de natureza e cultura e de indivíduo e sociedade.
são contrários, uma vez que se manifestam pelo sentido de tipos históricos e morfológicos.
conformam-se em explicações tautológicas, posto que o sentido semântico das duas concepções é o mesmo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...