Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo por base as funções urbanas, as áreas metropolitanas e os serviços urbanos, julgue os itens que se seguem.
Apesar de existirem cidades com diferentes categorias dimensionais, as funções urbanas são muito parecidas, uma vez que as cidades, via de regra, oferecem serviços comuns.
Tendo por base as funções urbanas, as áreas metropolitanas e os serviços urbanos, julgue os itens que se seguem.
Caracteriza-se por metrópole a cidade cujo crescimento urbano é acentuado, o que conduz à absorção de aglomerados rurais e de outras cidades vizinhas e forma área de conurbação.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir, em relação à urbanização, à metropolização e aos problemas ambientais urbanos no Brasil.
O crescimento demográfico das grandes cidades, dos núcleos urbanos e seus arredores gerou processos de conurbação, uma integração física das manchas urbanas que não se conectam por fluxos oscilantes diários de trabalhadores.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir, em relação à urbanização, à metropolização e aos problemas ambientais urbanos no Brasil.
A pobreza urbana tem características bem peculiares e se distingue da pobreza rural fundamentalmente no que se refere à utilização da mão de obra.
No que se refere à sociologia e ao desenvolvimento econômico e social, julgue os itens de 97 a 100.
A diferença entre os bairros formais/legais das cidades e as favelas é a ilegalidade da ocupação, contudo esse desordenamento territorial urbano não reduz a forte identidade socioespacial existente no centro urbano.
No que se refere à sociologia e ao desenvolvimento econômico e social, julgue os itens de 97 a 100.
A mobilidade espacial está diretamente vinculada ao desenvolvimento socioeconômico, que, por sua vez, influencia o modo como a população vivencia a rede urbana.
No que concerne ao movimento sindical no Brasil, assinale a opção correta.
Em geral, os sindicatos no Brasil interpõem frente às questões educacionais e demandam do Estado maior qualificação profissional dos seus associados, repudiando bandeiras relativas à condição salarial.
A questão sindical no Brasil é evidenciada pela defesa de interesses meramente corporativos.
A questão sindical no Brasil é dúbia, uma vez que se refere tanto à defesa de interesses sociais quanto ao corporativismo associativo ou manipulativo.
A questão sindical brasileira reflete a questão partidária, visto que pesquisas indicam que o sindicalismo pressupõe, tendencialmente, maior nível de consciência política, comparado aos partidos políticos.
Os sindicatos no Brasil defendem interesses supranacionais, dado que buscam bandeiras globalizantes em suas demandas.
A respeito da questão racial e da exclusão social no Brasil, assinale a opção correta.
A condição de pobreza é considerado aspecto prioritário para a discriminação racial dos negros no Brasil.
A igualdade racial no Brasil é uma realidade, visto que os negros foram socialmente incluídos desde a abolição da escravatura.
O negro não aceitou a condição de invisibilidade social no Brasil, razão pela qual ele é o representante das minorias que protestam contra as iniquidades sociais.
A ideia de subalternização do homem de cor produz a inclusão social do negro na sociedade brasileira.
O negro identificou-se de forma integral ao padrão de civilização dos europeus no Brasil.
A cultura popular é uma prática local que pode ser deslocada do tempo sem perder o seu sentido.
A cultura popular tem o seu caráter tradicional ou conservador revelado quando localizada espacialmente, o que impede a sua cristalização na memória coletiva.
A relação entre cultura popular e tradição não leva em conta o sentido de aquisição de saberes e de conhecimentos do povo.
Ao se associar a cultura popular ao sentido de tradicional, incorre-se no equívoco de deslocar a cultura no tempo e no espaço e postular uma visão teleológica.
A indissociabilidade entre a cultura popular e a tradicional é resultado de uma visão moderna sobre a cultura.
Com referência à comunicação de massa, assinale a opção correta.
A comunicação de massa engendra um tipo de comunicabilidade do entre nós, que se reporta aos telespectadores, ouvintes e aos brasileiros, gerando a ilusão de pertencerem a uma comunidade.
A comunicação de massa caracteriza-se pela divisão entre a figura do emissor e a do receptor autorizado e pela negligencia do monopólio comunicativo e do cerceamento de práticas populares.
A comunicação de massa fundamenta-se na premissa de que tudo pode ser mostrado e dito, não estabelecendo critérios sobre quem pode dizer e quem pode ouvir.
O receptor autorizado tem um espaço da fala para opinar e contradizer, não sendo necessário que suas funções sejam definidas na estrutura do campo comunicativo.
Na comunicação de massa, o espaço social sui generis é transformado em um espaço social heterogêneo, em que emissor e receptor têm papéis bem definidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...