Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à dinâmica demográfica paulista, é INCORRETO afirmar:
O Estado de São Paulo que, desde a década de 1940, desempenhou papel de relevância na dinâmica demográfica nacional, também experimentou mudanças significativas. Seguindo a mesma tendência verificada nas metrópoles, apresentou sensível redução no ritmo de crescimento populacional nos anos 1980.
No período 1980-1991, os papéis dos componentes vegetativo e migratório se inverteram. O componente vegetativo passou a responder pela maior parte do crescimento populacional do estado.
As mudanças na dinâmica populacional paulista podem ser evidenciadas, em grande medida, pela análise dos componentes vegetativo e migratório. O componente vegetativo teve papel importante no crescimento da população estadual. A migração também teve peso relevante, contribuindo para a manutenção das altas taxas de crescimento verificadas no estado até 1980.
No período 1980-1991, os papéis dos componentes vegetativo e migratório se inverteram. O componente migratório passou a responder pela maior parte do crescimento populacional do estado.
O Estado de São Paulo passou a exibir um novo padrão demográfico. Em que pese a importância do crescimento vegetativo, a contribuição da migração neste novo cenário foi notável. A desaceleração do ritmo de migração no/para o Estado de São Paulo nos anos 1980 implicou uma sensível redução no ritmo de crescimento da população estadual.
Considere as proposições abaixo ligadas às pesquisas qualitativas e quantitativas:
I. Na indução estatística ou enumerativa, procura-se os traços comuns em um grande número de casos. Logo, privilegia-se o aspecto da generalidade ou extensão.
II. Na indução analítica, procura-se em um caso ou em um pequeno número de casos as características essenciais ou suas propriedades constitutivas. Logo, privilegia-se a diferença de tipos em vez de frequências e grandezas.
III. Para evitar o erro do viés na amostra probabilística, utiliza-se o controle da subjetividade na relação entre pesquisador e pesquisado em vez do sorteio.
É correto o que consta APENAS em
I.
II.
II e III.
III.
I e II.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na citação, a expressão arranjo espacial aberto diz respeito
às áreas internas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.
às áreas externas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.
à organização da sala de aula com espaços vazios, poucos móveis e materiais onde o educador é o centro das atenções das crianças.
a um ambiente fixo e incapaz de adaptações, mas que resulta num elemento facilitador para o trabalho do educador.
à organização dos espaços interno (pátio) e externo (sala de aula) da instituição em áreas abertas, semiabertas e circunscritas, destinadas às crianças de diferentes faixas etárias.
Quanto à composição do grupo focal nas pesquisas em ciências sociais, é correto afirmar:
Recomendação para se juntar no mesmo grupo pessoas que se conhecem muito ou que conheçam o moderador, o que possibilita a interação mais livre entre os participantes.
O conhecimento mútuo entre alguns dos membros do grupo focal permite manifestações espontâneas, provocando a participação de outros integrantes.
O conhecimento do moderador por um ou vários membros pode favorecer comportamentos de cumplicidade, de uso do poder, de contenção na participação ou de desconfiança por parte dos demais.
É bastante recomendável convidar pessoas que já participaram de outro grupo focal, uma vez que as mesmas já conhecem como se desenvolve o processo.
Recomenda-se dar aos participantes informações detalhadas sobre o objeto da pesquisa. Eles devem ser informados de modo completo sobre o tema da discussão.
A sequência correta, no que se refere à ordem lógica das fases de uma investigação científica empírica, ocorre em:
(I) Escolha do Tópico de Investigação; (II) Delimitação do Problema; (III) Definição do Objeto e dos Objetivos; (IV) Escolha dos Instrumentos de Coleta de Dados; (V) Exploração de Campo.
(I) Delimitação do Problema; (II) Escolha do Tópico de Investigação; (III) Definição do Objeto e Objetivos; (IV) Escolha dos Instrumentos de Coleta de Dados; (V) Exploração de Campo.
(I) Definição do Objeto e dos Objetivos; (II) Escolha do Tópico de Investigação; (III) Delimitação do Problema; (IV) Escolha dos Instrumentos de Coleta de Dados; (V) Exploração de Campo.
(I) Escolha dos Instrumentos de Coleta de Dados; (II) Exploração de Campo; (III) Delimitação do Problema; (IV) Escolha do Tópico de Investigação; (V) Definição do Objeto e Objetivos.
(I) Delimitação do Problema; (II) Definição do Objeto e Objetivos; (III) Escolha do Tópico de Investigação; (IV) Escolha dos Instrumentos de Coleta de Dados; (V) Exploração de Campo.
relação inversa entre a ausência de transporte coletivo de ônibus exclusivamente municipal e o tamanho do município.
maior percentual de transporte coletivo de ônibus exclusivamente municipal, em municípios com de vinte mil e um a cinquenta mil habitantes.
relação direta entre o tamanho do município e probabilidade de existência de transporte coletivo de ônibus exclusivamente municipal.
menor percentual de transporte coletivo de ônibus exclusivamente municipal, em municípios com mais de cinquenta mil e um habitantes.
proporção relativa e contingente por transporte coletivo de ônibus exclusivamente municipal, em municípios com mais de cem mil e um habitantes.
Considere:
I. Apresenta custos concentrados e benefícios dispersos.
II. Apresenta custos dispersos e benefícios concentrados.
III. Financiada pelos estratos de alta renda, tem como beneficiários os estratos de baixa renda.
IV. Vários interesses individualizados podem ser atendidos simultaneamente.
Está correto afirmar que APENAS os postulados
I e III referem-se a políticas distributivas.
II e IV referem-se a políticas redistributivas.
III e IV referem-se a políticas distributivas.
I e III referem-se a políticas redistributivas.
I e IV referem-se a políticas redistributivas.
Considere:
I. Analisar a eficácia de uma política pública significa avaliar os resultados obtidos face aos objetivos propostos.
II. Analisar a efetividade de uma política pública significa avaliar o comprometimento de seus agentes face ao procedimento de implantação adotado.
III. Analisar o impacto de uma política pública significa avaliar o grau de legitimidade de sua proposta frente à demanda de seus beneficiários.
IV. Analisar a eficiência de uma política pública significa avaliar a relação custo x benefício entre os recursos aplicados e os benefícios derivados de seus resultados.
Está correto o que consta APENAS em
I, II, III.
II, III, IV.
I, II, IV.
II, III.
I, IV.
Wanderley Guilherme dos Santos introduziu o conceito de cidadania regulada no livro Cidadania e Justiça: a política social na ordem brasileira (1979). Desde então, este conceito vem sendo utilizado por parcela significativa de analistas sociais para descrever o padrão institucional de pertencimento ao corpo político, que caracterizou o Brasil no longo período compreendido entre a chamada Era Vargas e a Constituição de 1988. Este conceito refere-se
ao modelo universalista de inclusão seletiva dos beneficiários de programas políticos em projetos de bem-estar.
à contenção gradual dos direitos políticos e sociais das camadas populares em conformidade com o avanço da alfabetização.
à vinculação entre o status de cidadão e a localização do indivíduo em uma ocupação reconhecida e definida por lei.
à especificação dos direitos de cidadania nos códigos político-administrativos dos sindicatos oficiais.
à diferenciação de status de cidadania em conformidade com a hierarquia de valores sociais atrelados a cada uma das profissões regulamentadas pelo Estado.
Considere as proposições abaixo relativas ao domínio do trabalho científico:
I. Conexões objetivas entre as coisas.
II. A forma fenomênica e a essência das coisas não coincidem imediatamente.
III. Conexões conceituais entre os problemas.
A correspondência correta entre proposição e autor ocorre em:
Marx-III; Durkheim-I; Weber-II.
Marx-I; Durkheim-II; Weber-III.
Marx-III; Durkheim -II; Weber-I.
Marx-II; Durkheim-I; Weber-III.
Marx-II; Durkheim-III; Weber-I.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...