Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sobre qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho, assinale as afirmativas com (V) para as verdadeiras e com (F) para falsas.
( ) Na competição intensificada, os segmentos profissionais mais preparados, intelectual e pessoalmente, são mais capazes de sair ganhando financeiramente ou em outros aspectos da vida.
( ) A proficiência específica é significativamente mais importante que as disposições e virtudes. Não basta conhecimento, mas interesse, motivação e criatividade.
( ) Exige-se flexibilidade para enfrentar o emprego, o desemprego e o autoemprego, além do conhecimento e uso das tecnologia mais modernas.
( ) Não se trata apenas de qualificar para o trabalho em si, mas para a vida na qual também se insere o trabalho. O profissional deve estar preparado para fazer face às inúmeras consequências na vida social e pessoal.
Em relação às afirmativas anteriores, a sequência correta é
V, F, V, F.
V, F, V, V.
F, V, F, V.
V, V, F, V.
Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de política pública:
Política pública é o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e com a iniciativa privada.
Política pública é o conjunto de ações populares voltadas para a garantia dos direitos do Estado. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito público em ações individuais no espaço público.
Políticas públicas é o conjunto de comportamentos das empresas públicas e privadas no sentido de resolver problemas sociais internos e externos.
Política pública é o conjunto de ações e procedimentos que visam à resolução pacífica de conflitos em torno de conceitos sociológicos.
Sobre a análise sociológica da sexualidade humana, assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas:
I - Os homens tendem a ser mais promíscuos que as mulheres porque são biologicamente inclinados a fecundar tantas mulheres quanto possível, enquanto as mulheres querem parceiros estáveis para proteger a herança biológica investida em seus filhotes.
II - Em todas as sociedades existem normas sexuais que aprovam certas práticas, enquanto desencorajam e condenam outras. Os tipos aceitos de comportamento sexual variam nas diferentes culturas, o que nos permite saber que a maioria das respostas sexuais são aprendidas, e não inatas.
III - A homossexualidade, orientação das atividades sexuais ou dos sentimentos em relação a outras pessoas do mesmo sexo, existe em todas as culturas.
IV - A sexualidade humana é complicada demais para ser inteiramente atribuível a traços biológicos. Deve ser entendida no sentido das significações sociais nas quais os seres humanos estão inscritos.
Apenas I.
Apenas II e III.
Apenas II, III e IV.
Todas estão corretas.
Analise as seguintes afirmações acerca dos Movimentos Sociais: I - O termo movimentos sociais se refere a qualquer ação coletiva com um objetivo de mudar ou manter uma determinada situação. II - Os movimentos sociais podem durar de dias até anos ou décadas; podem ser locais, regionais, nacionais ou mesmo internacionais. III - São exemplos de movimentos sociais os movimentos feministas, estudantis, ambientalistas, de luta por melhores condições de vida e até mesmo os de luta por acesso a terra. IV - Devido à enorme variabilidade dos movimentos sociais, cada um deles possui suas particularidades e, portanto, para compreendê-los, é necessário analisa-los separadamente procurando entender suas motivações, ideologia e modo de organização. Estão corretas as afirmativas:
I, III e IV.
II e IV.
I e III.
Todas estão corretas.
Assinale a ÚNICA alternativa que sintetiza o debate teórico da Sociologia sobre os Meios de Comunicação de Massa:
Os Meios de Comunicação de Massa não contribuem para a integração da sociedade, já que eles não vinculam conteúdos ideológicos nem tendências políticas.
As teorias sociológicas são unânimes ao avaliar criticamente a passividade dos telespectadores diante dos Meios de Comunicação de Massa e ao afirmar que os mesmos apenas reforçam o fetichismo da mercadoria.
As teorias sociológicas são unânimes ao avaliar de forma positiva o papel educativo e emancipador dos Meios de Comunicação de Massa, sobretudo com relação à disseminação do consumo consciente.
O debate sociológico critica a promoção de ideologias dominantes pelos Meios de Comunicação de Massa, mas também reconhece o componente ativo do comportamento dos sujeitos que se apropriam das informações disseminadas por esses meios.
Sobre o mundo do trabalho e suas transformações recentes, podemos afirmar, EXCETO:
No toyotismo o trabalho deve ser realizado em equipe, o que exige um trabalhador com conhecimentos especializados para executar tarefas específicas e repetitivas.
Juntos, o fordismo e o taylorismo viabilizaram, através do gerenciamento racional do trabalho, a produção em massa de mercadorias padronizadas. Já o toyotismo foca a produção conforme a demanda, ou seja, de acordo com a necessidade do mercado consumidor.
No fordismo há uma forte hierarquia na empresa, ou seja, as pessoas que executam as tarefas são supervisionadas de perto. Já o toyotismo quebra essa hierarquia, chamando o trabalhador de colaborador e convidando-o a compartilhar das decisões sobre os projetos e a participar dos lucros da empresa.
A flexibilização da produção notada nas últimas décadas foi acompanhada em muitos casos pela flexibilização da legislação trabalhista e a implantação da terceirização ou subcontratação. O que, por sua vez, implicou em instabilidade e condições precárias de trabalho.
Os grupos que compreendem as Comunidades Tradicionais são:
quilombolas, pescadores, ribeirinhos, quebradeiras de coco babaçu, cipozeiros e outros.
quilombolas, sindicalistas, ribeirinhos, pescadores, pesquisadores destes grupos, seringueiros.
quilombolas, pescadores, ribeirinhos, sindicalistas, vendedores ambulantes, rendeiras, quebradeiras de coco babaçu, cipozeiros.
pescadores de rede artesanal, mascates, produtores de cana-de-açúcar, rendeiras e bordadeiras.
apenas quilombolas.
Um grande tema debatido pela Sociologia se refere à relação entre indivíduo e sociedade. Sobre este tópico, analise as alternativas abaixo e assinale a ÚNICA verdadeira:
Os sociólogos são unânimes ao afirmar que as ações dos indivíduos não dependem de suas vontades ou dos significados que lhes emprestam. Pelo contrário, a maior parte do que fazemos é resultado de forças sociais que estão fora de nosso controle.
Segundo as teorias clássicas da Sociologia, o entendimento da noção de indivíduo enquanto ser que escolhe e controla ativamente as condições de sua própria vida atende apenas aos interesses burgueses e liberais.
Karl Marx foi fortemente criticado por ressaltar os componentes ativos e criativos do comportamento humano e não considerar os limites impostos ao mesmo pela estrutura social.
Émile Durkheim entendia que a estrutura social tem primazia sobre o ser individual. Para o autor, a sociedade tem uma realidade própria e ela constrange os indivíduos a adotarem determinados modos de agir, pensar ou sentir.
Práticas populistas, autoritarismos e violência foram marcas constantes do Estado brasileiro que contribuíram para uma cidadania tardia no país. A Constituição de 1988 buscou assegurar a cidadania por meio da liberdade individual e da proteção social, a valorização e os direitos das populações indígenas e quilombolas e o combate à discriminação. Sobre o papel do Estado nesse processo na década de 1990, pode-se afirmar que:
apesar da presença do Estado na ampliação dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, para assegurar o cumprimento dos direitos de cidadania garantidos em lei, entre outros, ele sofreu mudanças aos seguir os preceitos de um Estado mínimo, ocorrendo uma desnacionalização da economia, refletindo-se no aumento da exclusão social.
criou empresas reguladoras, novas políticas sociais e uma visão de desenvolvimento democrático, resguardando a cidadania plena dos efeitos negativos da pós-modernidade.
viabilizou um aumento das exportações, intensificando articulação do país com a economia mundial. O Estado passou por ampla metamorfose que possibilitou a privatização dos setores econômicos estratégicos ao crescimento, refletindo em fundos de investimentos e avanços tecnológicos.
restaurou o Ministério Público para assegurar o cumprimento dos direitos de cidadania garantidos em lei, fez uma ampla reforma na previdência, ampliou o judiciário e criou novos postos de empregos.
focou na elaboração de políticas sociais e uma visão de desenvolvimento democrático, com intuito de resguardar a cidadania e seus valores.
A degradação ambiental é um reflexo da crise da sociedade do trabalho e do aumento das desigualdades sociais. As origens sobre as crises socioambiental e do mundo do trabalho estão associadas, entre outros fatores a(à):
desterritorialização da política com uma perda de soberania e poder do Estado.
mobilidade das empresas é fruto da globalização e expressam um novo modelo de produção bem mais eficiente que o modelo Fordista, com ampla desvalorização do indivíduo.
uma grande perda de território político, na qual a soberania do Estado é posta à mercê de interesses coletivos.
perda de território, colocando em xeque a soberania do país com a desterritorialização de empresas e a chegada dos conglomerados industriais, que buscam melhores ofertas e condições operacionais favoráveis.
um deslocamento dos conglomerados industriais em busca de países com condições operacionais favoráveis, baixando o custo dos investimentos e aumentando o lucro, resultando num investimento maior da educação ambiental, com foco na preservação ambiental e em programas de reciclagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...