Questões sobre Questões sociológicas

Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da socialização, está correto afirmar que

  • A.

    é a escola, nas sociedades modernas, quem proporciona a formação intelectual necessária para a vida social, o que retirou da família o papel de agente da socialização primária.

  • B.

    ocorre na infância, embora se possa atribuir novos significados à cultura na fase adulta.

  • C.

    é o principal mecanismo de transmissão cultural no tempo e através das gerações, estando associado à construção das identidades socioculturais.

  • D.

    define-se pelo processo de incorporação de valores, normas, hábitos e costumes, diferenciando-se de “mudança social” por não prever as ressignificações individuais.

De acordo com a Proposta Curricular da SEE/MG, o conceito de “normas sociais” é definido como

  • A.

    as leis e regulamentos que orientam a prática do Direito e da jurisprudência.

  • B.

    as regras de comportamento construídas a partir dos valores de uma determinada cultura.

  • C.

    o conjunto de direitos e deveres que os cidadãos podem exercer com base na Constituição.

  • D.

    a identidade cultural compartilhada entre os membros de um mesmo grupo social.

Leia o trecho abaixo, extraído das Orientações Pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Mais importante, porém, o Estado passa a ter uma forte presença no mercado, no sentido de assegurar às classes menos favorecidas ganhos de remuneração indireta, através de bens públicos, tais como saúde, previdência, Educação, lazer etc. O Estado atua no mercado, através de mecanismos fiscais, buscando fontes de recursos na riqueza produzida e aplicando-os a favor das classes menos favorecidas, atenuando assim, os conflitos que poderiam advir da situação extremamente assimétrica percebida por Marx no século XIX.

O conceito que define as características descritas é:

  • A.

    neoliberalismo.

  • B.

    capital monopolista.

  • C.

    liberalismo político.

  • D.

    estado de bem-estar social.

Sabemos que as três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e pureza. A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo, Mulato e o Cafuzo. Conforme esta miscigenação, con-sidere os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Caboclo, diz da raça mestiça entre branco e índio;

II. Mulato, corresponde ao mestiço de negro com branco;

III. Cafuzo, compreende a mestiçagem de índio com índio.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  • A.

    I, apenas;

  • B.

    I e II, apenas;

  • C.

    II e III, apenas;

  • D.

    I e III, apenas;

  • E.

    I, II e III.

Ao término do governo Lula, pode-se constatar que algumas mudanças foram realizadas, se comparado com governos anteriores, no que diz respeito ao conjunto de programas e projetos para a educação brasileira. Entre os programas, projetos e ações do Ministério da Educação no governo Lula, destaca-se

  • A.

    a expansão da oferta de vagas na educação superior, através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) que prevê a universalização de concessão de bolsas de estudos aos alunos do Ensino Médio.

  • B.

    o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que propõe a oferta de cursos de formação inicial de jovens e adultos vinculados ao aumento da escolaridade.

  • C.

    a valorização profissional e a formação do professor contemplado pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI), porém sem a concessão de bolsas de estudos para alunos que atuam na educação.

  • D.

    a expansão das vagas na educação profissional através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) viabilizada pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

No Brasil, não é recente a adoção de ações afirmativas, ou seja, a adoção de um conjunto de políticas públicas destinadas a proteger grupos sociais ou minorias que, no passado, tenham sido discriminados. Essas ações têm como desafio superar os obstáculos que impedem o acesso aos estudos, ao trabalho e aos direitos sociais e humanos de determinados grupos. Nessa perspectiva, as políticas de ações afirmativas no Brasil relativas à educação são

I a garantia a grupos responsáveis pelas diversas manifestações culturais do país do acesso, da criação, da difusão e da promoção através do Programa Identidade e Diversidade Cultural Brasileira (Brasil Plural);

II a concessão de bolsas de estudos em universidades privadas através do Programa Universidade para Todos (PROUNI);

III o Sistema Especial de Reserva de Vagas para estudantes egressos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, previstas na Reforma da Educação Superior e adotadas em algumas instituições públicas federais de educação superior;

IV a concessão de bolsas de estudos em universidades privadas aos descendentes indígenas através do Programa de Apoio a Educação Indígena.

Em relação às informações anteriores, estão corretos os itens

  • A.

    III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que

  • A.

    Karl Marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais condicionamentos.

  • B.

    Émile Durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. As leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade.

  • C.

    Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.

  • D.

    Weber concorda com Durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.

Sobre o uso da Internet, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) .

( ) No início da década de 1990, muitos especialistas das indústrias de computação e da tecnologia admitiam que o futuro apontava para um sistema global de computadores interligados denominado Internet.

( ) Durante vários anos, a Internet permaneceu confinada às universidades. Esse quadro só fora alterado com a difusão dos computadores pessoais domésticos.

( ) O ciberespaço é o espaço de interação formado pela rede global de computadores que compõem a internet.

( ) Pesquisas revelam que a estrutura da vida social não é abalada pelo o uso da Internet. Aspectos como o contato humano, os relacionamentos pessoais e as formas tradicionais de entretenimento, como teatro e livros, em nada sofrem com o uso da rede mundial.

Em relação à análise feita anteriormente, a sequência correta é

  • A.

    V, V, V, F.

  • B.

    F, V, F, V.

  • C.

    V, V, F, F.

  • D.

    F, V, V, F.

Leia a charge a seguir.

 

A análise da charge nos remete ao fenômeno da insegurança no emprego, que, nas últimas décadas, tornou-se um tópico de discussão essencial dentro da Sociologia do Trabalho. Sobre os efeitos nocivos da insegurança no emprego, é correto afirmar que

  • A.

    produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.

  • B.

    o maior aumento da insegurança no trabalho ocorreu, em meados dos anos de 1990, entre os trabalhadores que exercem atividades manuais.

  • C.

    trata-se de um fenômeno recente causado por profundas alterações no contexto do mercado de trabalho.

  • D.

    os estudos apontam que a insegurança no emprego é restrita ao ambiente de trabalho, não afetando a saúde e a vida pessoal dos empregados.

De acordo com Ulrich Beck (1992), as mudanças nos modelos de emprego, o declínio da influência da tradição e do costume sobre a autoidentidade, o desgaste dos paradigmas familiares tradicionais e a democratização dos relacionamentos são características da

  • A.

    discriminação social.

  • B.

    reestruturação global.

  • C.

    sociedade de risco.

  • D.

    diáspora global.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...