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De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.
Segundo a linhagem durkheimiana, não há espaço para a liberdade individual devido à coerção que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos.
De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.
O psicologismo está nas origens do pensamento sociológico e conforme o pressuposto de que parte, a vida social manifesta-se a partir da vontade dos indivíduos, fruto de um acordo que estabeleceram para contornar os inconvenientes de sua solidão.
De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.
De acordo com o individualismo metodológico, a explicação sociológica deve ter em conta a racionalidade que atores intencionais desenvolvem em situações de interação.
De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.
Na perspectiva weberiana, a ação racional refere-se aos fins da ação, aos valores, aos afetos ou às tradições.A expressão individualismo metodológico foi criada pelo sociólogo e economista austríaco J. Schumpeter (1954) e divulgada pelo economista F. Von Hayek (1952) e pelo filósofo da ciência K. Popper. Porém, já a encontramos, textualmente, numa carta de Max Weber a seu amigo R. Liefmann [...]. (BOURDON, Raymon. Tratado de Sociologia). Segundo o paradigma metodológico nomeado pela expressão individualismo metodológico, os fenômenos sociais devem ser analisados
Estudar a religião é uma atividade desafiadora, que exige esforços especiais da imaginação sociológica. Ao analisarmos as práticas religiosas, precisamos compreender a imensa diversidade de crenças e rituais encontrados nas variadas culturas humanas. [...] Precisamos reconhecer a diversidade de crença religiosa e modos de conduta, mas também investigar a natureza da religião enquanto fenômeno geral. (GIDDENS, A. Sociologia. 4ª edição, Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 426). Considerando a abordagem de Émile Durkheim para o fenômeno religioso, assinale a alternativa correta:
Basta uma vista de olhos pelas estatísticas ocupacionais de um país pluriconfessional para constatar a notável frequência de um fenômeno por diversas vezes vivamente discutido na imprensa e na literatura católica bem como nos congressos católicos da Alemanha: o caráter predominantemente protestante dos proprietários do capital e empresários, assim como das camadas superiores da mão de obra qualificada, notadamente do pessoal de mais alta qualificação técnica ou comercial das empresas modernas. (WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 29).
O livro A ética protestante e o espírito do capitalismo inicia com a constatação de uma relação entre dois fenômenos, a confissão religiosa e a estratificação social. A partir de dados estatísticos, Max Weber procurou estabelecer conexões entre a doutrina protestante e o desenvolvimento do capitalismo. A respeito das teses do autor sobre essas conexões, analise as assertivas abaixo.
I. A relação entre a religião e a sociedade não se dá por meios institucionais, mas por intermédio de valores introjetados nos indivíduos e transformados em motivos da ação social.
II. A formação do ethos protestante mostrou-se propícia ao desenvolvimento do capitalismo, em oposição ao ethos contemplativo atribuído ao catolicismo.
III. A recusa de um modo de vida ascético, baseado na autodisciplina, na poupança, na austeridade, no dever e na propensão ao trabalho, foi determinante para o sucesso dos indivíduos protestantes na sociedade capitalista.
IV. Certos tipos de Protestantismo, em particular o Calvinismo, favoreciam o comportamento econômico racional, característico do espírito do capitalismo.
Quais estão corretas?
Segundo o cientista social C. Wright Mill, o olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de pré-noções e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade. Para descrever essa atitude metodológica do sociológico, C. Wright Mill utilizou o conceito de:
____________ é uma noção mediadora que ajuda a romper com a dualidade de senso comum entre indivíduo e sociedade ao captar a interiorização da exterioridade e a exteriorização da interioridade, ou seja, o modo como a sociedade torna-se depositada nas pessoas sob a forma de disposições duráveis ou capacidades treinadas e propensões estruturadas para pensar, sentir e agir de modos determinados, que então as guiam em suas respostas criativas aos constrangimentos e solicitações de seu meio social existente. (WACQUANT, Loic. Educação e Linguagem, ano 10, nº 16, jul-dez, 2007, p. 65-66).
No texto acima, Loic Wacquant se refere a um conceito empregado por Pierre Bourdieu para tentar compreender as formas de dominação na nossa sociedade. A noção que melhor preenche a lacuna no texto acima é:
Assinale a alternativa que expressa a concepção sociológica de poder, de acordo com a perspectiva sociológica de Max Weber.
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