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Sociologia - Teorias sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
No esboço de sua teoria das espécies sociais, Émile Durkheim recorre naturalmente à sua conhecida classificação dos tipos sociais. Na esteira desse pensamento, o fundador da moderna sociologia faz uma crítica a um grande pensador que o antecede. Durkheim diz que esse filósofo jamais soube reconhecer a existência das espécies sociais, tomando por via de consequência o progresso das sociedades como equivalente ao de um único povo: a humanidade. Esse filósofo a que Durkheim critica era
Francis Bacon.
John Locke.
Max Weber.
Auguste Comte.
Descartes.
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A tradição de pensamento empirista inglesa nutre verdadeira obsessão pelo tema da necessidade do método para a investigação científica tanto para dar conta dos fenômenos naturais quanto para dar conta dos fenômenos sociais. O método para a pesquisa científica nessa tradição de pensamento é importante para impor ordem no mundo das coisas e dos conceitos. Na esteira dessa tradição, um grande pensador, contemporâneo de Auguste Comte, conhecido como o grande lógico da indução, escreve o livro A system of logic ratiocinative and inductive onde procura mostrar a possibilidade de aplicação da lógica indutiva tanto para os fenômenos naturais quanto para os fenômenos sociais ou morais, na terminologia da época. Este pensador é
Émile Durkheim.
Max Weber.
John Locke.
Talcot Parsons.
John Stuart Mill.
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Dizer que a sociologia, como ciência, surge como exercício de método é o que se pode depreender da leitura do clássico de Émile Durkheim, As Regras do Método Sociológico, publicado em 1895. Segundo Roberto Cardoso de Oliveira, Durkheim filia-se a uma tradição de pensamento que segue a linhagem de Descartes, inspirando-se num campo de conhecimento muito legitimado, na ocasião. Estamos falando da tradição
culturalista e o estruturalismo social.
bergsoniana e o pscicologismo social.
empirista e o mecanicismo social.
enciclopedista e o geologismo físico.
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Para a afirmação da Antropologia Social ou Cultural enquanto matriz disciplinar no campo das Ciências Sociais, alguns conceitos como cultura e estrutura foram particularmente demarcadores. Roberto Cardoso de Oliveira explicita quatro grandes paradigmas a partir das matrizes conceituais e que correspondem respectivamente a tradições alemã, norte-americana, britânica e francesa. São eles os seguintes:
o paradigma positivista, o paradigma culturalista, o paradigma relativista e o paradigma iluminista.
o paradigma historicista, o paradigma marxista, o paradigma semiótico, o paradigma iluminista.
o paradigma culturalista, o paradigma interpretativista, o paradigma estrutural-funcionalista e o paradigma estruturalista.
o paradigma weberiano, o paradigma boasiano, o paradigma formalista e o paradigma lévi-straussiano.
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Michel Foucault observa que, nos regimes absolutistas o poder se exercia e se reafirmava por meio do severo exercício da punição. Com a Revolução Francesa, surge uma sociedade disciplinar calcada no dispositivo de vigiar e disciplinar. Löic Wacquant assinala que, nos países da Europa, a regulamentação punitiva das parcelas pauperizadas do novo proletariado pós-fordista efetua-se principalmente por intermédio de dispositivos panópticos cada vez mais sofisticados e intrusivos, diretamente integrados aos programas de proteção e assistência. Na França, a Direção da Prevenção e da Ação Social elaborou um sistema de informação que permite construir tipologias das pessoas e lares. Esse sistema tem como objetivo
organizar e corrigir distorções sociais implementando políticas públicas de inclusão social e nacional.
contribuir para a inserção social e nacional de populações com baixo poder aquisitivo notadamente os imigrantes.
Identificar os imigrantes em situação de ilegalidade no país, para deportá-los.
Realizar um trabalho de assistência social e de ajuda aos necessitados dentro do espírito de caridade cristã.
construir cartografias sociais que permitam identificar as zonas de forte concentração de populações dependentes e difíceis.
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As economias e direitos de sociedades tribais ou arcaicas constituem objeto de estudo de Marcel Mauss no Ensaio sobre a Dádiva. Forma e Razão da Troca nas Sociedades Arcaicas. Comparando com as economias e direitos modernos podemos concluir que, no primeiro caso,
são as coletividades que se obrigam, trocam e contratam enquanto, que no segundo, são os indivíduos.
são trocados bens economicamente úteis enquanto no segundo, a ênfase recai no valor simbólico das trocas.
as trocas envolvem importantes rituais entre indivíduos enquanto, no segundo, as trocas são ritualizadas entre pessoas morais.
não há regras claras para a circulação de riquezas enquanto, no segundo, as regras são bem definidas.
as trocas são atribuições dos chefes tribais, enquanto, no segundo, foram abolidas as trocas.
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Clifford Geertz analisando o impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem, assinala que tornar-se humano é tornarse individual, e nós nos tornamos individuais sob a direção dos padrões culturais, sistemas de significados criados historicamente em termos dos quais damos forma, ordem, objetivo e direção às nossas vidas. Os padrões culturais envolvidos não são gerais, mas específicos (...). Com esta afirmação, Geertz está se contrapondo
à perspectiva relativista de certos antropólogos, entre os quais Margareth Mead.
à perspectiva estrutural-funcionalista.
ao estruturalismo lévi-straussiano.
à perspectiva iluminista de natureza humana.
à perspectiva comportamental da Psicologia Social.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
A teoria funcional da estratificação, na sua versão parsoniana, aponta que cada sociedade, em geral, é caracterizada por um sistema de valores hierarquizados entre si de forma mais ou menos precisa, que estabelece quais são os grupos que têm prestígio.
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Anthony Giddens sistematiza algumas características do significado da noção de democracia comparando várias abordagens. Do seu ponto de vista, a democracia consiste em assegurar relações livres e iguais entre os indivíduos para promover alguns resultados, entre os quais a criação de circunstâncias em que as pessoas possam desenvolver suas potencialidades e a expansão da oportunidade econômica para o desenvolvimento dos recursos disponíveis. A democracia não implica apenas o direito a um autodesenvolvimento livre e igual, mas também algumas medidas restritivas como a contenção
do uso da força policial com relação aos pobres.
da liberdade de imprensa com relação aos chefes de Estado.
da liberdade do forte ou a limitação constitucional do poder.
da liberdade dos fracos em período eleitoral.
dos lucros das empresas estatais garantindo as livres disputas no mercado.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Da perspectiva de Adam Smith, os fenômenos de estratificação são resultados de mecanismos de mercado.
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