Questões sobre Teorias sociológicas

Lista completa de Questões sobre Teorias sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo como referência o texto acima, julgue os seguintes itens.

Do ponto de vista do positivismo, o conhecimento é considerado válido quando a reprodução do experimento nas mesmas condições, permite que se chegue às mesmas medidas, o que permite generalizar esse conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima, julgue os seguintes itens.

Para o positivismo, a observação de um fenômeno leva o pesquisador a supor tal causa ou conseqüência: é a hipótese. A demonstração da precisão desse conhecimento exige o teste dos fatos, isto é, a experimentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os pensadores clássicos da sociologia, Max Weber se destaca por sua obra complexa e profunda, na qual constitui um momento da compreensão dos fenômenos históricos e sociais e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o método das ciências histórico-sociais. Portanto, a respeito de seus pressupostos teóricos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Observa-se que na concepção de Durkheim, a comunidade é anterior à sociedade, ou melhor, a comunidade se transforma em sociedade. Já para Weber, comunidade e sociedade coexistem. A comunidade existe no interior da sociedade, como por exemplo, a família (comunidade) que existe dentro da sociedade.
  • B. Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta, um significado ou sentido próprio e esse sentido relaciona-se com o comportamento de outras pessoas.
  • C. Para Weber, a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação, evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui a sua conduta.
  • D. O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim, a sua estrutura inteligível e não a análise das instituições sociais, como dizia Durkheim.
  • E. Diferentemente de Durkheim, a objetividade do conhecimento é impossível, pois não se pode separar claramente o conhecimento empírico da ação prática. Assim sendo, não cabe ao cientista buscar a objetividade.

De acordo com Roberto DaMatta, o entendimento da sociedade brasileira passa pela forma que interpretamos dois importantes espaços sociais; o mundo da casa e o da rua. A respeito da sociabilidade que se produz dentro destes diferenciados mundos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. A casa é o espaço da intimidade onde há ideia de um destino em conjunto e de objetos, relações, valores (as chamadas “tradições de família”) que todos do grupo sabem que importa resguardar e preservar.
  • B. A casa não se trata apenas de um lugar físico, mas de um lugar moral: esfera onde nos realizamos através do trabalho.
  • C. A rua é o lugar do movimento, onde temos apenas grupos desarticulados de indivíduos, a massa humana que povoa as nossas cidades e que remete sempre à exploração e a uma concepção de cidadania e de trabalho que é nitidamente negativa.
  • D. Na rua, então, o tempo corre, voa e passa. Muito mais que no lar, onde ele está suspenso entre as relações prazerosas e amorosas de todos com todos.
  • E. O fato é que não temos a glorificação do trabalhador, nem as ideias de que a rua e o trabalho, são locais onde se pode honestamente enriquecer e ganhar dignidade.

A obra Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda é considerada uma obra fundadora, uma vez que funda uma tradição no que tange a interpretação do Brasil. Marque a alternativa que melhor exprime o postulado desta obra:

  • A. As raízes ibéricas representam uma ética pautada no trabalho e na busca do lucro racionalizado.
  • B. A plasticidade é uma característica peculiar do colonizador português na qual expressa seu forte apego a sistemática e a disciplina do trabalho.
  • C. Dos portugueses, o que mais soubemos subtrair foi o personalismo exacerbado que culmina em elementos anárquicos.
  • D. Em terras brasileiras, funda-se a partir da colonização, uma forte coesão social pautada em laços de solidariedade.
  • E. O estilo de colonização que prevalece é o estilo do ladrilhador, aquele que planeja a construção das ruas e cidades.

Uma das importantes contribuições do sociólogo francês Pierre Bourdieu, é sobre a organização e o funcionamento dos campos, ou seja, espaços caracterizados pela luta de poder e legitimação dos indivíduos e seus correspondentes estilos de vida. A respeito desta teoria, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Assim, em cada época de cada sociedade, há uma hierarquia dos objetos de estudos legítimos que consegue impor-se de maneira mais total, por não haver a necessidade de ser explicitada.
  • B. Os esquemas linguísticos e intelectuais determinam muito mais o que os indivíduos apreendem como digno de ser pensado e o que pensam a respeito, pois atuam fora do alcance das tomadas de consciência crítica.
  • C. Cada campo possui regras do jogo e desafios específicos, irredutíveis às regras do jogo ou aos desafios dos outros campos.
  • D. Um campo é um “sistema” ou um “espaço” estruturado de posições no qual se estabelecem as lutas entre os diferentes agentes que ocupam as diversas posições.
  • E. A relação entre o campo (produção) e os mecanismos sociais (reprodução) tende a se apresentar de forma explícita, deixando claro quem é o dominante.

Muitos são os estudos que tratam dos fenômenos da modernidade e da pós-modernidade. Dentre estes estudos, identificamos a corrente que acredita no fim da modernidade e no início de uma nova era dita pós-moderna e outra que acredita apenas que estamos vivendo a radicalização da modernidade. A respeito da corrente sobre a radicalização da modernidade, assinale a alternativa que melhor expressa este fenômeno:

  • A. Entende a transição corrente em termos epistemológicos ou decompondo totalmente a epistemologia.
  • B. Nesta condição, uma quantidade cada vez maior de pessoas vivem em circunstâncias, nas quais instituições desencaixadas ligando práticas locais a relações sociais globalizadas, organizam os aspectos principais da vida cotidiana.
  • C. Enfoca as tendências centrífugas das transformações sociais correntes e de seu caráter de deslocamento.
  • D. Teoriza a falta de poder que os indivíduos sentem em face das tendências globalizantes.
  • E. Vê o engajamento político coordenado, impossibilitado pela primazia da contextualidade e dispersão, assim como também vê o esvaziamento da vida cotidiana como resultado da introdução dos sistemas abstratos.

A divisão social do trabalho é observada tanto nos escritos de Marx quanto de Durkheim. Para tanto, as duas concepções se apresentam um tanto quanto distintas. A respeito da concepção marxista, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. A divisão social do trabalho é responsável por manter a reciprocidade e o intercâmbio entre os indivíduos e os grupos.
  • B. É, portanto, a partir da divisão social do trabalho que se dá todas as contradições existentes.
  • C. Esta é responsável pela repartição desigual, tanto qualitativa, quanto quantitativa do trabalho e de seus produtos.
  • D. A divisão social do trabalho e a propriedade privada são expressões idênticas, uma enuncia-se em relação à atividade o mesmo que na outra se enuncia relativamente ao produto da atividade.
  • E. A partir da divisão social do trabalho, os interesses comunitários se convergem a uma forma autônoma como Estado.

Marx e Engels, na obra Ideologia Alemã, expõem os fundamentos do método de análise da sociedade, o materialismo histórico dialético. Portanto, a respeito deste método e de suas contribuições para o entendimento da sociedade, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. O modo como os homens produzem os seus meios de vida depende, em primeiro lugar, da natureza dos próprios meios de vida encontrados e a reproduzir.
  • B. Aquilo que os indivíduos são, coincide, portanto, com a sua produção, com o que produzem e também como produzem.
  • C. Toda a historiografia tem que partir da concepção do homem isolado, independente do meio físico para assim compreender a sua reprodução.
  • D. Aquilo que os indivíduos são, depende, portanto, das condições materiais da sua produção.
  • E. A produção só surge com o aumento da população. Ela própria pressupõe, por seu turno, um intercâmbio dos indivíduos entre si.

A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.

Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

A perspectiva marxista sobre a relação entre trabalho e educação desenvolveu-se no Brasil desde o século passado, inicialmente com as escolas de artes e ofícios, para os desvalidos da sorte.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...