Questões de Sociologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo.

Nesse sentido, a economia globalizada

  • A. contribuiu para amenizar os choques culturais, diminuindo as distorções socioeconômicas entre as regiões.
  • B. acirrou os conflitos religiosos, intensificando a associação entre interesses geopolíticos e sistemas de crença.
  • C. propiciou parcerias entre agentes econômicos diversificados, dando mais transparência aos negócios internacionais.
  • D. diminuiu a massificação cultural, dando visibilidade aos movimentos de resistência à rede mundial de computadores.
  • E. reequilibrou os processos econômicos, integrando de modo equânime os diferentes blocos comerciais.

A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela Sociologia.

A imagem critica

  • A. a sociedade do espetáculo.
  • B. a geração de status e valor.
  • C. a sociedade de consumo.
  • D. a produção de cópias e simulacros.
  • E. o processo de massificação.

Os estudos de David Harvey sobre a condição pós-moderna oferecem uma análise do fenômeno da compressão espaço-temporal, ilustrada pelo autor com a imagem a seguir.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. O entendimento das práticas sociais como efeito do poder descendente do Estado.
  • B. A prevalência do efêmero, do descontínuo e do caótico na vida cotidiana.
  • C. A crítica à ideia de fundamento como verdade eterna e imutável.
  • D. A apreensão do tecido social como fluxo indeterminado de jogos de linguagem.
  • E. A valorização da participação, da performance e do happening nas múltiplas formas de expressão artística.

A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais e administrativas que têm como principal fator os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações. As transformações em direção à sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a transformação tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a sociedade. Em relação às características do paradigma da tecnologia da informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes, uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de processo.

II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite modificar os processos em função de sua alta capacidade de reconfiguração.

III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Analise os trechos a seguir.

I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado.

II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber.

Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como

  • A. naturalização e coerção social.
  • B. violência simbólica e disciplina.
  • C. ideologia e subordinação.
  • D. mais-repressão e punição.
  • E. habitus e normalização.

Em O Processo Civilizador, Norbert Elias analisa a história dos costumes, buscando compreender o curso das transformações gerais da sociedade ocidental que, na longa duração, contribuíram para um processo civilizatório. A esse respeito, com base no fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O autor examina a dinâmica civilizadora, entendida como as reações dos indivíduos às condições materiais de vida.

( ) O autor estuda os processos de naturalização de hábitos e costumes, como os processos de controle das emoções individuais.

( ) O autor identifica representações sociais e hábitos analisando o processo cognitivo pelo qual lhe são atribuídos significados.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e F.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e F.
  • D. V, V e F.
  • E. F, F e V.

“Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”.

A definição acima se refere ao conceito sociológico de

  • A. consciência social.
  • B. imaginário.
  • C. habitus.
  • D. estereótipo.
  • E. dispositivo disciplinar.

O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra. As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma.

Assinale-a.

  • A. recusa ético-comportamental do conjunto dos valores e das normas dominantes e crítica às formas tradicionais de prática da política.
  • B. atitudes sócio culturais que condenam a industrialização, a acumulação material e o incentivo ao consumo, considerados causa da miséria humana.
  • C. manifestações culturais coletivas e individuais de oposição ao estilo de vida definido como aceitável pela sociedade tecnocrata.
  • D. comportamentos anti-conformistas e de declarada aversão contra as manifestações da cultura oficial veiculados pelas arte plástica, música, poesia, cinema e literatura.
  • E. movimento de contestação à ordem burguesa capitalista, com base no sistema de valores científicos da racionalidade iluminista.

A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, F e F.
  • B. V, V e F.
  • C. V, F e V.
  • D. F, V e V.
  • E. V, V e V.
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