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Octavio Ianni, (1988, p.10) afirma "Na história política da sociedade brasileira, no século passado, o estado já foi oligárquico, populista e militar. São três épocas marcantes dessa história. Finda a ditadura militar, começa a Nova República. Mas essa república não está isenta das marcas tanto de um passado próximo quanto do distante: o poder estatal cresceu ao longo do tempo; a maioria do povo não se reconhece na atuação política dos governos; o divórcio entre as tendências da sociedade e as do poder público parece reiterar-se ou crescer, em lugar de reduzir-se; os grupos e classes dominantes continuam alheios aos princípios da democracia; nesse sentido é que a época populista também se revela um desafio para a atualidade. Os nomes de alguns políticos, as siglas de certos partidos, determinados discursos e linguagens parecem relembrar tempos de populismo; dos variados populismos que conhecemos". Podemos afirmar que o populismo caracteriza-se por ser
um movimento social político organizado por um único partido.
a forma política assumida pela sociedade elitizada do país.
um mecanismo de politização das massas, malgrado as distorções político-ideológicas que lhe são inerentes.
uma forma de formação política de participação política sem reativação das bases populares.
a expressão máxima da democracia.
Os intelectuais da chamada geração dos anos 30 consideravam que a sociologia e a antropologia, como ciências, apresentavam elementos fundamentais à compreensão da singularidade da nossa formação social, desde as elites culturais brasileiras e até as oligarquias presentes nessa sociedade. É correto afirmar que a compreensão do conceito de nacionalismo dessa geração é:
Fusão de raças, regiões, culturas e grupos sociais, possibilitada pelas características do colonialismo no Brasil.
Participação do Branco no processo de formação da identidade brasileira.
Existência de sociedade nacional culturalmente homogênea
Constituição de novo projeto de mundo aliado à cultura européia
Extensão do direito de voto às novas categorias sociais.
Na medida em que a modernidade se apóia na difícil gestão das relações entre razão e sujeito, racionalização e subjetivação, na medida em que o próprio sujeito é um esforço para associar a razão instrumental à identidade pessoal e coletiva, a democracia define-se como
regime democrático é a forma de vida política que dá maior liberdade a maior número de pessoas, que protege e reconhece a maior diversidade e as diferenças sociais.
um conjunto de garantias institucionais aos projetos individuais, promovendo a liberdade aos homens.
princípio básico à construção do individualismo, que se apóia somente nas leis naturais.
redução do ser humano a ser apenas cidadão, projeto da pós-modernidade.
o regime em que os direitos da maioria são reconhecidos em detrimento dos direitos da minoria. (a democracia se apóia somente nas leis e na cultural política)
As idéias ou representações, no entanto, tenderão a esconder dos homens o modo real como suas relações sociais foram produzidas e a origem das formas sociais de exploração econômica e de denominação (CHAUI. M, 1980) . Essa concepção denomina-se:
Ideologia
Democracia.
Participação política.
Conhecimento sociológico.
Partidarismo
Na contemporaneidade, a sociedade capitalista, em especial o mundo do trabalho vem passando por novas transformações. Assim, a partir da década de 70, desenvolveu-se uma nova fase no processo produtivo capitalista, que é conhecida como pós–fordismo ou a fase da acumulação flexível, que se caracteriza por
flexibilização dos processos de trabalho, incluindo a automação.
manutenção e mobilidade dos mercados de trabalho.
padronização dos produtos e também dos padrões de consumo
organização do processo da produção.
mobilidade do mercado de trabalho e padronização dos produtos.
O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo
é um fenômeno onde se misturam tanto os elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos
é uma visão na qual – o sentimento e o pensamento – não caminham juntos, estando desvinculados da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.
é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.
é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes.
é encontrado somente entre as minorias sociais ou étnicas.
As relações de contato entre "índios" e "brancos" no Brasil sempre foram de oposição, gerando uma série de conflitos e de preconceitos. Em relação a esses contatos é correto afirmar que
os conflitos levam a dizimação de vários grupos indígenas
os conflitos permitiram a integração parcial entre índios e brancos.
os conflitos apenas ocasionaram a perda da língua e dos costumes tribais.
os conflitos possibilitaram a valorização do homem branco ante ao índio.
os conflitos ocasionaram a perda da língua e dos costumes do "brancos".
Os negros importados para o Brasil por meio do tráfico negreiro foram escravizados e depois libertados, sendo que essa liberdade não deu a eles as condições plenas de cidadania. Assim, é correto dizer:
Os negros foram absorvidos plenamente no mercado de trabalho;
Os negros libertos sofreram toda ordem de preconceitos levando-os ao chamado trauma da escravidão.
Os negros após a absolvição da escravatura foram trabalhar nas atividades industriais.
Os negros libertos passaram a trabalhar nas fazendas de café.
Os negros libertos tiveram acesso imediato à educação, saúde e trabalho.
A auto-identificação étnica é um dos critérios existentes para identificar grupos étnicos em interação. Dentro dessa perspectiva é correto afirmar:
Os traços culturais são fundamentais para a auto-identificação étnica.
Os aspectos biológicos são determinantes para a auto-identificação étnica.
Os graus de desenvolvimento econômico de um grupo de étnico são marcantes para a sua auto-identificação étnica
A auto-atribuição étnica e a atribuição pelos outros se conjugam no processo pelo qual se realiza a auto-identificação étnica.
A cultura própria de um grupo é o fator a ser usado para identificar um grupo étnico.
No Brasil há um racismo disfarçado, em que as manifestações de preconceito racial se expressam diferentemente, de acordo com
a cor da pessoa no gradiente de cores manifestadas pelas pessoas, junto ao censo demográfico do IBGE.
a moral, a religião e o nível educacional.
a posição social ocupada na sociedade, de acordo com o cargo ocupado pelo sujeito.
a situação social, de disputa ou não existente entre as partes envolvidas.
o esporte praticado, a preferência musical e literária.
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