Questões de Sociologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Anthony Giddens afirma que Max Weber, em seus escritos mais importantes, cobriu uma vasta gama de temas demonstrando um amplo conhecimento nos campos da

  • A.

    estética, da arquitetura, da história comparativa e da sociologia.

  • B.

    botânica, da astronomia, da história comparativa e da sociologia.

  • C.

    economia, da filosofia, da botânica, da história comparativa e da sociologia.

  • D.

    economia, do direito, da filosofia, da história comparativa e da sociologia.

  • E.

    arquitetura, da economia, da história comparativa e da sociologia.

De acordo com Anthony Giddens, Karl Marx analisava o capitalismo como um sistema em que é inerente o fato de que as relações

  • A.

    de sociabilidade entre as classes sociais são construídas na solidariedade orgânica.

  • B.

    de mutualidade e reciprocidade presentes entre os indivíduos se dão numa estratégia político-econômica de busca de equilíbrio entre opostos.

  • C.

    de classe são caracterizadas pelos conflitos.

  • D.

    de indivíduos, grupos, estratos e classes sociais estão subordinados ao jogo dialógico.

  • E.

    sociais são permeadas por princípios ético-morais elevados.

Para Anthony Giddens, a revolução industrial trouxe um espectro de transformações sociais e econômicas que ampliaram também as inovações tecnológicas. Isso propiciou uma enorme

  • A.

    desaceleração na produção do campo, fazendo com que os trabalhadores rurais ficassem sem emprego, já que a cidade agora produzia o seu próprio excedente.

  • B.

    catástrofe nas relações entre profissionais de corporações de ofício e os donos dos meios de produção capitalista, fazendo com que os primeiros fossem para o campo.

  • C.

    migração de camponeses da terra para as fábricas e para o trabalho industrial, causando uma rápida expansão de áreas urbanas e introduzindo novas formas de relações sociais.

  • D.

    imigração de estrangeiros que foram para a Inglaterra buscar emprego e encher as ruas de Londres de todo o tipo de maltrapilhos, indigentes, aumentando os perigos na cidade.

  • E.

    saída de trabalhadores rurais do campo para a cidade, o que prejudicou demasiadamente a produção industrial para a exportação, pois os alimentos e o que era produzido ficavam em solo britânico.

Anthony Giddens afirma que o cenário que deu origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas duas grandes revoluções europeias do século XVIII e a do XIX. Nesse sentido, a revolução francesa de

  • A.

    1889 marcou o triunfo das ideias e dos valores religiosos, como fraternidade e igualdade, sobre a ordem social tradicional.

  • B.

    1884 marcou o triunfo das ideias e dos valores religiosos, como fraternidade e igualdade, sobre a ordem social burguesa.

  • C.

    1888 marcou o triunfo das ideias e dos valores seculares, como liberdade e igualdade, sobre a ordem social burguesa.

  • D.

    1729 marcou o triunfo das ideias e dos valores seculares, como fraternidade e igualdade, sobre a ordem social burguesa.

  • E.

    1789 marcou o triunfo das ideias e dos valores seculares, como liberdade e igualdade, sobre a ordem social tradicional.

Para Anthony Giddens, o trabalho prático da sociologia é o de

  • A.

    analisar a vida humana na Terra, de modo a articular uma concepção de mundo que envolva o homem e a natureza.

  • B.

    investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos.

  • C.

    interpretar a vida em sociedade de um ponto de vista neutro.

  • D.

    compreender o desencantamento do mundo social a partir das revoluções científicas e tecnológicas.

  • E.

    compreender as produções culturais em um mundo em mudança constante.

Segundo Anthony Giddens, a sociologia é

  • A.

    o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades e seu objeto é o nosso próprio comportamento como seres vivos.

  • B.

    a ciência que estuda o comportamento dos seres vivos e seu objeto é a vida nas colônias.

  • C.

    a ciência que interpreta a vida social, a partir de uma perspectiva de que a sociedade humana está em constante mudança, e seu objeto é a leitura da história presente, passada e futura dos grupos sociais.

  • D.

    a ciência que analisa os jogos de poder e seu objeto é o comportamento e a postura dos humanos diante desse poder que muda de mãos.

  • E.

    o estudo da vida humana e o seu objeto é a vida nas colônias.

Claude Dubar, a partir do interacionismo simbólico, proposto por Everett Hughes, estabelece, no tocante ao mundo do trabalho e das profissões, que

  • A.

    a base da luta operária é a desqualificação do trabalho manual.

  • B.

    o ponto de partida de toda análise sociológica do trabalho humano é a divisão do trabalho.

  • C.

    o ponto de partida das relações trabalhistas é a luta de classes sem trégua.

  • D.

    a base das relações sociais vinculadas ao mundo do trabalho é a proletarização.

  • E.

    o ponto de partida das relações sociais são as leis trabalhistas.

Claude Dubar considera que as instituições primárias que serão incorporadas por um indivíduo a partir de sua cultura, e que construirão a sua personalidade estão demarcadas desde a infância a partir de um conjunto de disciplinas

  • A.

    básicas, primárias e de caráter psicoafetivo.

  • B.

    básicas e de caráter motivacional.

  • C.

    básicas e com características próprias de cada sociedade.

  • D.

    sexuais a fim de lidar com o complexo de Édipo.

  • E.

    orais, anais e sexuais.

Claude Dubar, ao dialogar com Kardiner, entende que uma das concepções de instituição aplicada ao processo de ensino aprendizagem do recém-nascido e da criança é aquela que tem

  • A.

    disciplinas, que fornecem um conjunto de atitudes e posturas diante da relação criança – adulto.

  • B.

    posturas básicas, que fornecem um conjunto de variáveis para a criança crescer satisfatoriamente no mundo instituído pelos adultos.

  • C.

    disciplinas básicas, que fornecem o modelo de gestão do corpo da criança, ou seja, respostas extremamente variáveis conforme a cultura.

  • D.

    disciplinas pueris, que fornecem o modelo de gestão da saúde física e mental da criança, para que ela possa crescer satisfatoriamente no mundo instituído pelos adultos.

  • E.

    disciplinas básicas, que fornecem o modelo de gestão do corpo da criança e do adulto a partir das necessidades e desejos informados pela realidade cotidiana.

Claude Dubar, ao dialogar teoricamente com Durkheim, compreende também que Piaget endossa a definição durkheimiana da educação como a socialização

  • A.

    metódica da jovem geração, com a condição de que essa socialização não é própria da geração precedente, mas dos próprios indivíduos.

  • B.

    primária das gerações futuras, com a condição de que essa socialização não esqueça as tradições mais antigas, pois é somente o passado que educa o futuro.

  • C.

    escolar e religiosa das gerações futuras, com a condição de que essa socialização não esqueça as tradições mais antigas.

  • D.

    primária, escolar e laboral da jovem geração, com a condição de que essa socialização atinja os indivíduos desde a infância até a fase adulta.

  • E.

    escolar, laboral e religiosa das gerações futuras, a partir de relações intergeracionais e demarcadas cognitivamente pelas tradições mais antigas.

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