Lista completa de Questões de Sociologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Anthony Giddens afirma que Max Weber, em seus escritos mais importantes, cobriu uma vasta gama de temas demonstrando um amplo conhecimento nos campos da
estética, da arquitetura, da história comparativa e da sociologia.
botânica, da astronomia, da história comparativa e da sociologia.
economia, da filosofia, da botânica, da história comparativa e da sociologia.
economia, do direito, da filosofia, da história comparativa e da sociologia.
arquitetura, da economia, da história comparativa e da sociologia.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Anthony Giddens, Karl Marx analisava o capitalismo como um sistema em que é inerente o fato de que as relações
de sociabilidade entre as classes sociais são construídas na solidariedade orgânica.
de mutualidade e reciprocidade presentes entre os indivíduos se dão numa estratégia político-econômica de busca de equilíbrio entre opostos.
de classe são caracterizadas pelos conflitos.
de indivíduos, grupos, estratos e classes sociais estão subordinados ao jogo dialógico.
sociais são permeadas por princípios ético-morais elevados.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Anthony Giddens, a revolução industrial trouxe um espectro de transformações sociais e econômicas que ampliaram também as inovações tecnológicas. Isso propiciou uma enorme
desaceleração na produção do campo, fazendo com que os trabalhadores rurais ficassem sem emprego, já que a cidade agora produzia o seu próprio excedente.
catástrofe nas relações entre profissionais de corporações de ofício e os donos dos meios de produção capitalista, fazendo com que os primeiros fossem para o campo.
migração de camponeses da terra para as fábricas e para o trabalho industrial, causando uma rápida expansão de áreas urbanas e introduzindo novas formas de relações sociais.
imigração de estrangeiros que foram para a Inglaterra buscar emprego e encher as ruas de Londres de todo o tipo de maltrapilhos, indigentes, aumentando os perigos na cidade.
saída de trabalhadores rurais do campo para a cidade, o que prejudicou demasiadamente a produção industrial para a exportação, pois os alimentos e o que era produzido ficavam em solo britânico.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Anthony Giddens afirma que o cenário que deu origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas duas grandes revoluções europeias do século XVIII e a do XIX. Nesse sentido, a revolução francesa de
1889 marcou o triunfo das ideias e dos valores religiosos, como fraternidade e igualdade, sobre a ordem social tradicional.
1884 marcou o triunfo das ideias e dos valores religiosos, como fraternidade e igualdade, sobre a ordem social burguesa.
1888 marcou o triunfo das ideias e dos valores seculares, como liberdade e igualdade, sobre a ordem social burguesa.
1729 marcou o triunfo das ideias e dos valores seculares, como fraternidade e igualdade, sobre a ordem social burguesa.
1789 marcou o triunfo das ideias e dos valores seculares, como liberdade e igualdade, sobre a ordem social tradicional.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Anthony Giddens, o trabalho prático da sociologia é o de
analisar a vida humana na Terra, de modo a articular uma concepção de mundo que envolva o homem e a natureza.
investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos.
interpretar a vida em sociedade de um ponto de vista neutro.
compreender o desencantamento do mundo social a partir das revoluções científicas e tecnológicas.
compreender as produções culturais em um mundo em mudança constante.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Anthony Giddens, a sociologia é
o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades e seu objeto é o nosso próprio comportamento como seres vivos.
a ciência que estuda o comportamento dos seres vivos e seu objeto é a vida nas colônias.
a ciência que interpreta a vida social, a partir de uma perspectiva de que a sociedade humana está em constante mudança, e seu objeto é a leitura da história presente, passada e futura dos grupos sociais.
a ciência que analisa os jogos de poder e seu objeto é o comportamento e a postura dos humanos diante desse poder que muda de mãos.
o estudo da vida humana e o seu objeto é a vida nas colônias.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Claude Dubar, a partir do interacionismo simbólico, proposto por Everett Hughes, estabelece, no tocante ao mundo do trabalho e das profissões, que
a base da luta operária é a desqualificação do trabalho manual.
o ponto de partida de toda análise sociológica do trabalho humano é a divisão do trabalho.
o ponto de partida das relações trabalhistas é a luta de classes sem trégua.
a base das relações sociais vinculadas ao mundo do trabalho é a proletarização.
o ponto de partida das relações sociais são as leis trabalhistas.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Claude Dubar considera que as instituições primárias que serão incorporadas por um indivíduo a partir de sua cultura, e que construirão a sua personalidade estão demarcadas desde a infância a partir de um conjunto de disciplinas
básicas, primárias e de caráter psicoafetivo.
básicas e de caráter motivacional.
básicas e com características próprias de cada sociedade.
sexuais a fim de lidar com o complexo de Édipo.
orais, anais e sexuais.
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Claude Dubar, ao dialogar com Kardiner, entende que uma das concepções de instituição aplicada ao processo de ensino aprendizagem do recém-nascido e da criança é aquela que tem
disciplinas, que fornecem um conjunto de atitudes e posturas diante da relação criança adulto.
posturas básicas, que fornecem um conjunto de variáveis para a criança crescer satisfatoriamente no mundo instituído pelos adultos.
disciplinas básicas, que fornecem o modelo de gestão do corpo da criança, ou seja, respostas extremamente variáveis conforme a cultura.
disciplinas pueris, que fornecem o modelo de gestão da saúde física e mental da criança, para que ela possa crescer satisfatoriamente no mundo instituído pelos adultos.
disciplinas básicas, que fornecem o modelo de gestão do corpo da criança e do adulto a partir das necessidades e desejos informados pela realidade cotidiana.
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Claude Dubar, ao dialogar teoricamente com Durkheim, compreende também que Piaget endossa a definição durkheimiana da educação como a socialização
metódica da jovem geração, com a condição de que essa socialização não é própria da geração precedente, mas dos próprios indivíduos.
primária das gerações futuras, com a condição de que essa socialização não esqueça as tradições mais antigas, pois é somente o passado que educa o futuro.
escolar e religiosa das gerações futuras, com a condição de que essa socialização não esqueça as tradições mais antigas.
primária, escolar e laboral da jovem geração, com a condição de que essa socialização atinja os indivíduos desde a infância até a fase adulta.
escolar, laboral e religiosa das gerações futuras, a partir de relações intergeracionais e demarcadas cognitivamente pelas tradições mais antigas.
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