Questões de Sociologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Sociologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No início deste novo milênio, ao inserir o Serviço Social no contexto das mudanças que alteram as relações de trabalho na sociedade, para situá-lo como uma especialização, na divisão sociotécnica do trabalho coletivo, a preocupação que se coloca, no âmbito da categoria profissional, em razão da nova configuração da questão social e dos novos padrões de regulação com que se defrontam as políticas sociais, é

  • A. afirmar a profissão e as particularidades de sua intervenção.
  • B. adaptar a ação profissional às exigências do mercado.
  • C. garantir a gestão qualificada dos serviços socioassistenciais.
  • D. assegurar o cumprimento de determinações institucionais contemporâneas.
  • E. resguardar a sua área específica de atuação, ainda que difusa.

Muitos sociólogos pesquisaram extensivamente a respeito das consequências potenciais da divisão do trabalho – tanto para os trabalhadores em termos individuais, quanto para toda a sociedade. Para Karl Marx, a industrialização e o assalariamento dos trabalhadores resultaram na

  • A. especialização do trabalho, conduzindo à profissionalização e ao desenvolvimento de novas identidades sociais.
  • B. autonomia dos trabalhadores pela condição de assalariamento, que os liberta das relações servis existentes no mundo rural.
  • C. socialização dos trabalhadores que, concentrados em um mesmo ambiente, desenvolvem relações de cooperação e solidariedade superiores às existentes nas outras esferas da vida social.
  • D. alienação entre os trabalhadores, pela perda do controle do seu trabalho, sendo obrigados a desempenharem tarefas monótonas, de rotina, que despojariam seu trabalho do valor criativo intrínseco.
  • E. ideologização do trabalho, que passa a ser visto como caminho para superação das limitações humanas e redenção dos indivíduos.

Leia o texto a seguir.

A televisão se tornou ubíqua e está tão arraigada na rotina da vida cotidiana que a maioria das pessoas simplesmente a considera uma parte integral da vida social. Assistimos TV, falamos sobre programas com amigos e familiares, e organizamos nosso tempo de lazer em torno do horário da televisão. A ‘caixa no canto’ fica ligada enquanto estamos fazendo outras coisas e parece proporcionar um pano de fundo essencial para a vida que transcorre.

(Anthony Giddens. Sociologia. 6a Ed. Porto Alegre: Penso, 2012) * Ubíqua – que está ou existe ao mesmo tempo em toda parte; onipresente

Qual o papel da mídia na sociedade contemporânea?

  • A. A mídia transmite informações sobre a sociedade, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.
  • B. A mídia transmite informações e forja valores comuns; ocupa papel estratégico na disseminação do consumismo em nossa sociedade.
  • C. A mídia transmite informações e conhecimentos imparciais e é responsável pela elevação cultural da nossa sociedade.
  • D. A mídia contribui para a difusão da cultura local e é responsável pela preservação da cultura nacional.
  • E. A mídia contribui para a difusão de conhecimentos socialmente produzidos e contribui para elevação da consciência política da população.

Analise a tabela a seguir.

A desigualdade de gênero relaciona-se com a estratificação social

  • A. pelo crescimento do número de mulheres ativas no mercado de trabalho, que levou ao rebaixamento geral dos salários dos trabalhadores.
  • B. pela ampliação da escolarização das mulheres que reduziu as disparidades salariais entre os empregos femininos e masculinos.
  • C. pela manutenção da desvantagem da inserção produtiva das mulheres quanto ao nível de remuneração mesmo quando possuem o mesmo nível de escolaridade dos homens.
  • D. pela ausência de legislação que garanta salário igual para trabalho igual.
  • E. pela ampliação dos salários masculinos em virtude da redução da presença feminina no mercado de trabalho.

O conceito de identidade social se tornou central na Sociologia nos últimos anos, por possibilitar a compreensão de quem somos e quem são as outras pessoas.

Sobre a formação da identidade social dos indivíduos, é correto afirmar que é formada

  • A. por processos contínuos de interação social.
  • B. na socialização primária dos indivíduos.
  • C. na inserção do indivíduo no mercado de trabalho.
  • D. pelo olhar que o indivíduo tem de si mesmo.
  • E. pela identificação com as ideologias políticas existentes na sociedade.

Leia o texto a seguir.

Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […]. (Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)

O que determina a diferença cultural entre os povos?

  • A. Herança genética.
  • B. História cultural.
  • C. Variação do ambiente físico.
  • D. Traços psicológicos inatos.
  • E. Relativismo cultural.

Leia e analise as perguntas.

• O escopo foi detalhado e consensado pela equipe do projeto?

• Estão definidas a metodologia de implementação e a sistemática de gerenciamento do projeto?

• Existem cronogramas, marcos e orçamentos estabelecidos?

• Os recursos foram adequadamente alocados?

• As responsabilidades estão claramente definidas?

Tendo como referência as fases de um projeto, as perguntas apresentadas referem-se à etapa de

  • A.

    definição da missão.

  • B.

    elaboração.

  • C.

    execução.

  • D.

    controle.

  • E.

    encerramento.

Na citação, a expressão “arranjo espacial aberto” diz respeito

  • A.

    às áreas internas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.

  • B.

    às áreas externas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.

  • C.

    à organização da sala de aula com espaços vazios, poucos móveis e materiais onde o educador é o centro das atenções das crianças.

  • D.

    a um ambiente fixo e incapaz de adaptações, mas que resulta num elemento facilitador para o trabalho do educador.

  • E.

    à organização dos espaços interno (pátio) e externo (sala de aula) da instituição em áreas abertas, semiabertas e circunscritas, destinadas às crianças de diferentes faixas etárias.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o ensino de Sociologia pressupõe a compreensão da educação como um caminho para conhecer, para saber, no sentido de superar os

  • A.

    obstáculos, as ideias atrasadas, o senso comum, enfim, para desenvolver perspectivas novas.

  • B.

    prejuízos, as reviravoltas na história social brasileira, enfim, para desenvolver uma leitura interpretativa da nação.

  • C.

    preconceitos, as ideias atrasadas, a luta de classes, enfim, para desenvolver uma análise estruturalista da cultura nacional.

  • D.

    prejuízos sociais e históricos, as ideologias do atraso econômico, enfim, para desenvolver as identidades cívica e nacional.

  • E.

    preconceitos, as ideologias, o senso comum, enfim, para desenvolver a capacidade crítica.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o professor deve realizar no seu trabalho, conforme proposto nas Orientações Curriculares, uma

  • A.

    relação técnica, teórica e metodológica sustentada nos fundamentos científicos da neutralidade da ciência.

  • B.

    relação teórica e metodológica baseada nos clássicos da ciência, pautando-se na realidade europeia e norte americana.

  • C.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos científicos da neutralidade e do distanciamento.

  • D.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando o ensino ou traduzindo para eles os fundamentos do conhecimento científico.

  • E.

    relação técnica e metodológica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos do conhecimento científico com as demais ciências.

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