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A práxis pode assumir muitas formas, dependendo da matériaprima sobre a qual a atividade será executada. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.
A práxis criadora é toda aquela que permite ao homem a produção de objetos que satisfaçam suas necessidades, sendo também denominada prático-utilitária.
Julgue os itens a seguir com relação ao desenvolvimento dos fundamentos da terapia ocupacional.
Na perspectiva psicodinâmica, a terapia ocupacional passou a ser definida como um processo de comunicação que se estabelece exclusivamente na relação entre o terapeuta e o paciente.
Julgue os itens a seguir com relação ao desenvolvimento dos fundamentos da terapia ocupacional.
Com base na teoria psicanalítica freudiana, e mais especificamente em torno das relações objetais, a atividade passou a ser vista e compreendida por meio de seus conteúdos simbólicos.
Julgue os itens a seguir com relação ao desenvolvimento dos fundamentos da terapia ocupacional.
Diante da perspectiva reducionista, a atividade utilizada pelos terapeutas ocupacionais é sistematizada e denominada atividade-exercício.
Julgue os itens a seguir com relação ao desenvolvimento dos fundamentos da terapia ocupacional.
A corrente científica denominada holística, que era baseada e centrada nos princípios da bioquímica, biofísica e, ainda, na perspectiva psicanalítica da psiquiatria, teve grande influência sobre a atuação dos terapeutas ocupacionais.
Com relação ao uso de atividades como recurso terapêutico, julgue os itens seguintes.
A princípio, o uso de atividades como recurso terapêutico era aplicado exclusivamente por médicos.
Texto para as questões de 11 a 13
Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta acerca de conceitos relativos à HND.
O ambiente biopsicossocial afeta principalmente as doenças mentais e as sociopatias.
No texto, o termo "suscetível" significa vetor que transmite uma doença.
Os termos patologia e suscetível são arbitrários e dependem do ambiente.
O período patogênico pode, em alguns casos, ser dividido em duas etapas, uma primeira, anterior ao horizonte clínico, e outra em que se manifestam os sintomas da doença.
Os epidemiologistas consideram a HND arbitrária e incapaz de descrever a realidade das doenças.
Nos estudos dos quadros neurológicos, é INCORRETO afirmar que
as lesões decorrentes do Sistema Nervoso Central (AVC) são focais, localizadas em áreas específicas, onde os comprometimentos são relacionados a determinadas áreas do cérebro
a atuação terapêutica ocupacional, após avaliação, é direcionada às áreas do desempenho ocupacional, incluindo autocuidado, mobilidade, atividades práticas do ambiente, atividades funcionais, dentre outras.
nesse quadro, muitas vezes, as habilidades cognitivas de nível superior, como raciocínio, concentração, segurança, julgamento, etc., estão comprometidas.
nesse quadro, muitas vezes, as habilidades cognitivas de nível superior, como raciocínio, concentração, segurança, julgamento, etc., estão comprometidas.
dentre os problemas motores em pacientes neurológicos, identifica-se a assimetria, movimento anormal, movimento em massa, ausência de reações automáticas, falta de coordenação, deficiências sensitivas, etc.
A criança com paralisia cerebral necessita de intervenção que crie oportunidades de descobrir e aprender interagindo com o ambiente. Nesse caso, NÃO podemos afirmar que
na avaliação da criança com paralisia cerebral, devem ser avaliados pontos como alterações do tônus muscular, capacidade seletiva para os movimentos, manutenção e mudanças de posturas, habilidades cognitivas, funções sensoriais, etc.
no tratamento, a criança recém-nascida com paralisia cerebral necessita de vivência do "rolamento-endireitamento", como uma posição que facilita a musculatura, favorecendo a coordenação para o desenvolvimento psico-motor.
os movimentos são fontes de prazer, portanto, deve-se proporcionar constantes mudanças de posturas, de ambiente e de variação de posição para crianças com paralisia cerebral espástica e extrapiramidal
existe relação direta entre a coordenação visual e a postura. A visão tem influência no controle visual e na ativação da retificação e endireitamento da cabeça. O estímulo em se manipular de frente favorece o alinhamento
a bimanualidade e o cruzamento da linha média devem estar presentes no desenvolvimento das atividades, enfocando o aprimoramento dos componentes falhos e indicando e/ou confeccionando adaptações
O termo paralisia cerebral refere-se a um conjunto de afecções, que atinge o sistema nervoso imaturo, da fase embrionária até dois anos. Em relação a esse quadro, é INCORRETO afirmar que
o quadro instalado é não progressivo, embora freqüentemente mutável, de distúrbios motores (tônus e postura) secundários à lesão do cérebro em desenvolvimento.
as causas da paralisia cerebral são de origem pré-natal (infecções congênitas), peri-natal (encefalopatia hipóxica-isquêmica) ou pós-natal (meningoencefalites). No Brasil, as causas per-natais são as mais freqüentes.
é classificada de acordo com o tipo e a distribuição do comprometimento: espástico (sistema piramidal), extrapiramidal (dos núcleos de base), atáxico (cerebelo) misto (mais de um tipo).
o déficit cognitivo acomete de 50 a 60% na paralisia cerebral, gerando limitações graves na capacidade de agir, de realizar atividades práticas do cotidiano. Essas alterações não interferem na evolução motora da criança.
o conhecimento da idade de aquisição das etapas motoras auxilia a determinar o potencial de deambulação da criança espástica, em que se observam as reações de proteção perante desequilíbrio na posição ortostática.
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