Questões de Terapia Ocupacional

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Leia o texto e responda as questões de 08 a 10.

No campo da reabilitação ortopédica e traumatológica, o objetivo maior do terapeuta ocupacional é auxiliar o paciente a explorar seus potenciais funcionais máximos, restaurando sua função, habilitando-o ou reabilitando-o na apresentação de disfunções ou incapacidades físicas. Entre os vários recursos e procedimentos terapêutico-ocupacionais que visam à recuperação física funcional e ocupacional, o terapeuta ocupacional obtém a melhoria da qualidade e das condições emocionais, além de promover a inserção social de seu paciente.

Atualmente, a saúde mental é discutida de forma mais intensa, considerando a exacerbação de sintomas ligados às doenças relacionadas ao trabalho, ao estresse do cotidiano e ao afastamento afetivo da família. Dentro do quadro das doenças mentais, salientam alguns sintomas fundamentais de dissociação do pensamento, distúrbios afetivos, ambivalência e características autistas, com sintomas acessórios de alucinações e delírios. Estes sintomas iniciam na adolescência, desenvolvendo-se em curto período, de dias ou meses. Assinale a opção que corresponde aos sintomas acima descritos.

  • A.

    mania

  • B.

    depressão

  • C.

    transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

  • D.

    esquizofrenia

  • E.

    transtorno bipolar do humor

Leia as afirmações apresentadas a seguir e atribua V(verdadeiro) e F(falso) àquelas que representam variáveis que, de acordo com Saraceno, podem favorecer ou desfavorecer o êxito das intervenções em saúde mental.

I. Características materiais e organizativas do serviço. ( )

II. Estilo de trabalho da equipe. ( )

III. Solidariedade da rede social e das organizações presentes no contexto do serviço. ( )

IV. Atitude positiva ou negativa para com as iniciativas da equipe, por parte da organização sanitária.( )

  • A.

    I-F … II-V … III-F e IV-V.

  • B.

    I-V … II-F … III-F e IV-V.

  • C.

    I-V … II-V … III-V e IV-F.

  • D.

    I-F … II-V … III-F e IV-F.

  • E.

    I-V … II-V … III-V e IV-V.

Leia o texto e responda as questões de 08 a 10.

No campo da reabilitação ortopédica e traumatológica, o objetivo maior do terapeuta ocupacional é auxiliar o paciente a explorar seus potenciais funcionais máximos, restaurando sua função, habilitando-o ou reabilitando-o na apresentação de disfunções ou incapacidades físicas. Entre os vários recursos e procedimentos terapêutico-ocupacionais que visam à recuperação física funcional e ocupacional, o terapeuta ocupacional obtém a melhoria da qualidade e das condições emocionais, além de promover a inserção social de seu paciente.

Marque a opção correta.

  • A.

    A imobilização é uma categoria de tratamento para tendões reconstruídos que preconiza, em seus protocolos, a mobilização ativa e a passiva logo no início do pós-cirúrgico.

  • B.

    As orientações de manutenção de independência nas AVD (Atividades de Vida Diária) para pacientes amputados de músculos superiores só devem ser iniciadas após a alta hospitalar.

  • C.

    O complexo do ombro é a mais móvel de todas as articulações, sendo considerado a porção do corpo mais desafiadora para a reabilitação.

  • D.

    A imobilização do ombro não resulta em rigidez e dor, portanto, o movimento ativo do ombro nas fraturas estáveis só é iniciado após quatro semanas de tratamento.

  • E.

    No estágio agudo da reabilitação ortopédica, o treino de AVD (atividades de vida diária – banhar-se, escovar os dentes, alimentar-se, entre outras) precisa de autorização médica.

Dentre os enunciados apresentados assinale V (verdadeiro) e F (falso) para aqueles que contemplam as características de uma equipe de saúde mental integrada.

I. Hierarquia rígida entre os membros. ( )

II. Comunicação clara e não contraditória. ( )

III. Socialização dos conhecimentos. ( )

IV. Atitude defensiva e repetição estereotipada das intervenções. ( )

V. Discussão e planificação do trabalho. ( )

  • A.

    I-F … II-V … III-V … IV-F e V-V.

  • B.

    I-V … II-F … III-F … IV-V e V-V.

  • C.

    I-V … II-V … III-V … IV-F e V- F.

  • D.

    I-F … II-V … III-F … IV-F e V-V.

  • E.

    I-V … II-V … III-V … IV-V e V-V.

Leia o texto e responda as questões de 08 a 10.

No campo da reabilitação ortopédica e traumatológica, o objetivo maior do terapeuta ocupacional é auxiliar o paciente a explorar seus potenciais funcionais máximos, restaurando sua função, habilitando-o ou reabilitando-o na apresentação de disfunções ou incapacidades físicas. Entre os vários recursos e procedimentos terapêutico-ocupacionais que visam à recuperação física funcional e ocupacional, o terapeuta ocupacional obtém a melhoria da qualidade e das condições emocionais, além de promover a inserção social de seu paciente.

De acordo com o texto, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) I – O terapeuta ocupacional visa, entre outros objetivos, à prevenção de incapacidades, ao ganho de amplitude de movimento e força, e à reeducação sensitiva nas afecções musculoesqueléticas. II – O terapeuta ocupacional estabelece com o paciente, a família e a equipe multiprofissional um plano de tratamento que ajude a evitar o agravamento do quadro biopsicossocial. III – O controle do edema e o manuseio da cicatriz em pacientes submetidos a cirurgias de membros superiores fazem parte dos procedimentos do terapeuta ocupacional na reabilitação ortopédica e traumatológica. IV – Na recuperação cirúrgica, as órteses e as adaptações só podem ser utilizadas após o processo total de cicatrização da área afetada. V – A forma como o paciente lida com a incapacidade e as reações ao trauma são fatores emocionais de ordem interna que influenciam o processo de reabilitação. Estão corretos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Saraceno considera que a escuta do paciente é a principal característica da atitude

  • A.

    reabilitatória.

  • B.

    de integração da equipe.

  • C.

    de participação

  • D.

    psicoterapêutica.

  • E.

    psicofarmacológica.

Conhecida como a "paralisia dos amantes", na qual observamos comumente a compressão do nervo na goteira umeral, resultante de fraturas, luxação de ombro ou compressões por muletas; caracterizada por pronação do antebraço, incapacidade para extensão do punho, fraqueza de preensão conseqüente à queda do punho: esta descrição constitui paralisia de nervo periférico denominada paralisia

  • A.

    cubital.

  • B.

    do nervo femural.

  • C.

    do nervo mediano.

  • D.

    radial.

  • E.

    do ciático popliteu externo.

Segundo Kaplan (1984), em todas as terapias de atividade, especialmente na terapia ocupacional, se considera como aspecto principal do projeto terapêutico

  • A.

    a realização pessoal do cliente no desenvolvimento de atividades.

  • B.

    a produção de valor social decorrente da colocação de atividades no mercado de trocas.

  • C.

    o processo de realização das atividades.

  • D.

    o ganho econômico propiciado pela venda dos produtos.

  • E.

    os produtos resultantes da realização de atividades.

Na observação das doenças neurológicas, encontramos uma variedade de patologias, disfunções físicas e incapacidades funcionais relacionadas ao trabalho, aos autocuidados e ao lazer, que levam o terapeuta ocupacional a abordar de maneira holística estes aspectos em busca da qualidade de vida do indivíduo. Identifique a opção em que há uma patologia neurológica.

  • A.

    Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

  • B.

    Síndrome do Túnel do Carpo

  • C.

    Fratura de Quadril

  • D.

    Artrite Reumatóide

  • E.

    Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Micelli, apoiado nas concepções de Winnicott, salienta que a escolha das terapêuticas no campo da saúde mental de crianças e adolescentes requer, como passo inicial, que terapeuta e cliente estabeleçam uma relação que torne possível a

  • A.

    definição do diagnóstico e a avaliação clínica geral.

  • B.

    colaboração da família e da escola.

  • C.

    comunicação e as trocas relacionais.

  • D.

    construção do campo transicional e a definição clara de papéis.

  • E.

    utilização de objetos intermediários e o brincar.

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