Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A cadeira de banho com espaldar, a luva de banho e o sabonete preso à corrente são dispositivos que, utilizados nos banhos das pessoas com deficiência, podem diminuir problemas decorrentes, respectivamente, de
falta de coordenação dos movimentos, espasticidade de membros superiores e deformidade em eqüino.
ausência de sensibilidade térmica, déficit na amplitude da flexão de tronco e tetraparesia.
falta de equilíbrio na posição sentada, ausência de movimento em membros inferiores e falta de força muscular para agarre e aperto
ausência de sensibilidade superficial, apraxia, deformidades em flexão da mão.
hemiparesia, déficit de acuidade visual e movimentos involuntários.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Diante de um paciente acometido por artrite reumatóide que apresenta moderado desvio radial de punho, o terapeuta ocupacional deve esperar que
o paciente perca gradativamente o interesse na realização das atividades da vida diária.
o uso normal da mão acometida leve ao desvio ulnar de metacarpofalangeanas
o paciente não apresente deformidade em botoeira.
a aplicação de testes de função da mão não resulte em uma avaliação eficaz da condição funcional desse paciente.
haja recidiva do quadro inflamatório agudo dentro de, no máximo, uma semana.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
É uma orientação imprescindível para uma mulher acometida por artrite reumatóide na mão direita
não carregar bolsa de alças curtas com essa mão.
usar roupas com fechos de velcro.
não torcer as roupas, depois de lavá-las.
utilizar a mão esquerda para beber em copos ou xícaras.
não escrever por mais de 15 minutos, se for destro.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a alternativa que apresenta uma ação que se opõe aos métodos de simplificação do trabalho doméstico, orientados aos pacientes com artrite reumatóide.
Sentar-se para trabalhar.
Deslizar os objetos, ao invés de levantá-los.
Planejar o desenvolvimento da ação, de modo a equilibrar atividade muscular e descanso.
Eliminar passos ou ações não consideradas essenciais para o estilo de vida.
Utilizar o máximo de equipamentos e/ou tecnologia disponíveis para realizar uma tarefa.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Na realização das atividades da vida diária, os tremores distais dos pacientes com Doença de Parkinson podem ser diminuídos através
da diminuição do peso dos utensílios implicados na atividade.
do aumento do peso dos utensílios implicados na atividade.
do engrossamento de cabos dos utensílios implicados na atividade.
do alongamento dos cabos dos utensílios implicados na atividade.
do aumento da atenção dispensada ao uso dos utensílios implicados na atividade.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a alternativa que apresenta um movimento que não pertence ao conjunto de movimentos funcionais que são testados em pacientes com Distrofia Muscular na etapa diagnóstica.
Levantar-se da cama.
Levantar-se da cadeira.
Fletir o pescoço.
Fletir as falanges proximais das mãos.
Realizar flexão dorsal dos pés.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
É condição que define a indicação de uso de cadeira de rodas para crianças com Distrofia Muscular Progressiva tipo Duchenne
I. a necessidade de percorrer distâncias superiores as suas possibilidades físicas;
II. a marcha independente inviabilizada por fraqueza muscular;
III. a obesidade.
Está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O grupo operativo, cujo conceito e prática foram formulados por Pichon Rivière, representa um importante instrumento de trabalho para os profissionais de saúde mental. Para este autor, o grupo operativo tem sempre como finalidade a
proposição explícita ou implícita da realização de uma tarefa.
organização de pessoas ligadas entre si por constantes de espaço e tempo.
construção de uma representação interna comum a todos os participantes.
constituição de um espaço transicional que permite a livre comunicação.
resolução dos conflitos que emergem da comunicação grupal.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
De acordo com Maximino, é condição para a formação de um grupo a existência de um processo no qual cada participante, ao mesmo tempo,
assume um papel definido no grupo e reconhece os papéis dos demais.
aceita a liderança de um dos membros e acata sua proposta de coordenação.
interage com todos os demais e verbaliza suas necessidades.
representa o grupo e se representa como fazendo parte deste.
aceita o contrato de trabalho proposto e explicita seus conflitos.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Maximino considera que, no processo grupal, quando um grupo está constituído e integrado, as intervenções que são feitas para um determinado paciente ecoam e atingem o grupo como um todo. Tal hipótese leva a autora a formular o conceito de grupo como
objeto intermediário.
espaço interativo.
espaço potencial.
zona de integração.
caixa de ressonância.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...