Questões de Terapia Ocupacional

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A adaptação observada abaixo foi confeccionada por um terapeuta ocupacional após a avaliação das áreas e das habilidades do Desempenho ocupacional de um paciente com lesão neurológica periférica com dificuldades na preensão.

Podemos dizer que as áreas e as habilidades do desempenho ocupacional avaliadas foram respectivamente:

  • A. AVD e motoras.
  • B. AVD e AIVD.
  • C. motoras e AVD.
  • D. motoras e AIVD.
  • E. AVD e participação social.

As atividades utilizadas como recurso terapêutico para estimular a aquisição, a associação e o armazenamento por meio de exercícios de concentração, percepção e reminiscência são de natureza

  • A. lúdica.
  • B. cognitiva.
  • C. psicofísica.
  • D. educativa.
  • E. laborativa.

Segundo Eliane Dias de Castro (2007), os atos inaugurais que guiam o encontro terapeuta-paciente para que uma relação terapêutica possa se estabelecer são:

  • A. avaliação e intervenção.
  • B. entrevista e intervenção.
  • C. observação e atenção.
  • D. atenção e intervenção.
  • E. atenção e acolhimento.

Entre os recursos terapêuticos que podem ser utilizados na população idosa, estão as atividades de descontração, que contribuem com a socialização e o estímulo da criatividade. Essas atividades são conhecidas como

  • A. socioterápicas.
  • B. psicofísicas.
  • C. laborativas.
  • D. lúdicas.
  • E. educativas.

Avalie se as afirmativas acerca dos deveres do terapeuta ocupacional a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) de acordo com o Capítulo V – Das Responsabilidades no Exercício da Terapia Ocupacional da Resolução COFFITO 425, de 8 de julho de 2013.

 Atuar em consonância com a política nacional de saúde, de assistência social, de educação e de cultura promovendo os preceitos da saúde coletiva, da participação social, da vida sócio-comunitária, no desempenho das suas funções, cargos e cidadania, independentemente de exercer a profissão no setor público ou privado. Empenhar-se na melhoria das condições da assistência terapêutica ocupacional e nos padrões de qualidade dos serviços de Terapia Ocupacional, no que concerne às políticas públicas, à educação sanitária e às respectivas legislações.

 Ser solidário aos movimentos em defesa da dignidade profissional e das políticas públicas, seja por remuneração condigna, seja por condições de trabalho compatíveis com o exercício ético-profissional e seu aprimoramento, inserção em programas, ações e projetos assim como questões de garantia ao direito à cidadania.

As afirmativas são respectivamente:

  • A. V, F e F.
  • B. F, V e F.
  • C. V, V e F.
  • D. F, V e V.
  • E. V, V e V.

O comportamento de crianças com dificuldade emocional, motora e de aprendizado tem sido relacionado a transtornos de processamento sensorial (TPS). A dificuldade de direção dos objetos quando a criança está com os olhos vendados está relacionada ao transtorno de discriminação sensorial

  • A. auditivo.
  • B. vestibular.
  • C. proprioceptivo.
  • D. gustativo.
  • E. visual.

A história da Terapia Ocupacional é constituída por importantes nomes que influenciaram a profissão. Entre eles destaca-se aquele que em 1946, no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, criou o Setor de Terapêutica Ocupacional. Esse nome se refere a:

  • A. Eleanor Clarke Slagle.
  • B. Rui Chamone Jorge.
  • C. Jean Ayres.
  • D. Nise da Silveira.
  • E. Jô Benetton.

O transtorno de processamento sensorial (TPS) é uma condição que produz déficit de atenção e que pode gerar dificuldades motoras, emocionais e sociais. A dispraxia é um tipo de TPS caracterizado

  • A. pela rápida adaptação a estímulos, o que produz uma necessidade permanente de vivenciar novos estímulos.
  • B. pela habilidade de planejar, sequenciar e executar uma ação, geralmente com um desempenho motor reduzido.
  • C. por dificuldade de o indivíduo manter a estabilização do seu corpo enquanto em repouso ou em movimento.
  • D. por hipersensibilidade a vários estímulos sensoriais.
  • E. por demora na resposta a determinados estímulos.

Os elementos do Desempenho Ocupacional são:

  • A. AVD, AIVD e repouso.
  • B. AVD, trabalho e expressão sexual.
  • C. áreas, habilidades e contextos.
  • D. áreas e contextos temporais e espaciais.
  • E. áreas, componentes sensoriais e temporais.

O teste de integração sensorial e práxis (TISP), utilizado na avaliação das disfunções sensoriais, consiste em

  • A. um teste que avalia disfunções do processo sensorial quanto aos sistemas vestibular, proprioceptivo, visual e tátil.
  • B. uma escala de avaliação das disfunções sensoriais, da práxis e da participação social de crianças em idade escolar, por meio de informações repassadas pelos pais e pela escola.
  • C. um teste de avaliação da integração social e práxis, que objetiva avaliar distúrbios de integração sensorial em crianças com problemas de aprendizagem.
  • D. um teste de avaliação da qualidade de vida.
  • E. um questionário destinado a pais e cuidadores que objetiva avaliar problemas na modulação, no processamento sensorial e na resposta emocional.
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