Questões de Terapia Ocupacional

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Acerca dos aspectos técnicos da intervenção grupal em terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A. O grupo constitui-se como um espaço de formação de sujeitos a-históricos, mas capazes de transformar o contexto em que se inserem.
  • B. A dinâmica de funcionamento de um grupo é determinada exclusivamente pelo terapeuta.
  • C. O enquadre grupal é definido apenas no encerramento do processo de intervenção grupal.
  • D. O setting terapêutico corresponde apenas à organização do espaço físico, em que se incluem materiais e equipamentos.
  • E. Cabe ao terapeuta a responsabilidade pela constituição do grupo e pela criação de um espaço facilitador e de compreensão das situações que emerjam na intervenção grupal.

Quanto à Terapia Ocupacional e políticas públicas no Brasil, analise as afirmativas seguintes.

I O terapeuta ocupacional poderá compor os NASF a critério dos gestores municipais, de acordo com as prioridades identificadas a partir dos dados epidemiológicos, das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.

II Uma das atribuições do terapeuta ocupacional no âmbito da Saúde da Família é promover a saúde, a independência e a autonomia no cotidiano, quanto ao desempenho ocupacional.

III A legislação vigente do SUAS prevê a participação do terapeuta ocupacional na composição das equipes de referência, porém não estende essa possibilidade a sua participação na gestão dos serviços socioassistenciais.

IV São exemplos de programas ou áreas de cuidado implementadas pelo SUS nos quais o terapeuta ocupacional tem sua inserção formalmente reconhecida: método canguru, atenção à pessoa com deficiência visual na atenção básica e saúde do trabalhador.

Estão CORRETAS

  • A. II e III, somente.
  • B. I e III, somente.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. I, II e IV, somente.
  • E. III e IV, somente.

De acordo com o paradigma da inclusão social, a intervenção da terapia ocupacional em contexto educacional deve definir ações técnicas que

  • A. promovam a integração social mediante sua contextualização na complexidade da realidade educacional brasileira.
  • B. valorizem a dimensão clínica e interdisciplinar da terapia ocupacional.
  • C. apoiem os educadores e sejam direcionadas aos alunos com deficiência, para os quais devem ser utilizados métodos terapêuticos organizados sob denominações de diagnósticos clínicos ou psicopedagógicos.
  • D. reconheçam os processos de inclusão/exclusão da população com necessidades especiais e que sejam direcionadas, exclusivamente, para questões pedagógicas.
  • E. preconizem o ajuste social para a inclusão de todos; o foco deixa de ser o indivíduo e passa a ser o coletivo.

Marque a alternativa que apresenta corretamente os padrões de desempenho considerados pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA, 2014) na Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo, documento amplamente utilizado pelos terapeutas ocupacionais brasileiros que teve sua terceira edição traduzida para o português em 2015.

  • A. Valores pessoais, participação social e crenças.
  • B. Hábitos, rotinas, rituais e papéis.
  • C. Interação social, trabalho, lazer e rotina.
  • D. Rituais, valores, espiritualidade e papéis sociais.
  • E. Rotina, rituais, cotidiano e lazer.

São ações desenvolvidas pelo terapeuta ocupacional de um CAPS tipo II, EXCETO:

  • A. elaborar projetos terapêuticos junto aos usuários dos Serviços Residenciais Terapêuticos do território.
  • B. acompanhar seus usuários de referência no leito noturno do Centro de Atenção Psicossocial- tipo II.
  • C. coordenar oficinas e grupos terapêuticos discutindo em equipe os desdobramentos desse trabalho caso a caso.
  • D. fazer visita domiciliar junto com as equipes da Saúde da Família referente aos casos acompanhados no CAPS.
  • E. coordenar junto com outros profissionais do serviço a recepção dos novos usuários ao CAPS.

Com base no código de ética da terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A. O terapeuta ocupacional deve zelar pela atividade profissional com honestidade, decência, moral, bem como ter atitude devota aos interesses públicos, preservando a honra e a imagem da profissão.
  • B. A elaboração do diagnóstico terapêutico ocupacional é de responsabilidade da equipe multiprofissional.
  • C. É dever do terapeuta ocupacional respeitar o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa e seu bem-estar, porém é facultado a esse profissional revelar o diagnóstico ou o prognóstico do paciente.
  • D. É permitido ao terapeuta ocupacional utilizar de sua posição hierárquica para impedir que colegas de trabalho atuem dentro dos pressupostos éticos.
  • E. São considerados meios legítimos de aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos do terapeuta ocupacional apenas programas específicos que tratem de ética e bioética.

Considerando o exercício da especialidade Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais, analise as afirmativas abaixo.

I Atividades culturais, econômicas, estéticas, expressivas, esportivas, corporais, lúdicas e de convivência que sejam significativas às pessoas são instrumentos do terapeuta ocupacional para favorecer pertencimento cultural e social à população em situação de rua.

II O terapeuta ocupacional é o profissional habilitado para intervir em situações de calamidades, catástrofes, conflitos e guerra por meio de tecnologia de mediação sócio-ocupacional.

III A atuação na educação ocorre com ações de educação em saúde, facilitação do processo de inclusão escolar, avaliação, prescrição, confecção, treino e adaptação de recursos de tecnologia assistiva.

IV O profissional não pode planejar atividades orientadas que visem à participação no desempenho sócioocupacional de indivíduos com deficiência.

Estão CORRETAS

  • A. I e IV, somente.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, II e III, somente.
  • D. I e III, somente.
  • E. I, III e IV, somente.

Norteados pelos referenciais da Reforma psiquiátrica brasileira e pelo paradigma da reabilitação psicossocial, terapeutas ocupacionais que trabalham em CAPSad buscam desenvolver ações territoriais visando:

  • A. acompanhar os usuários em seus locais de moradia buscando diminuir o número de usuários no CAPSad visto o alto custo gerado pelos atendimentos dentro deste dispositivo.
  • B. estabelecer diálogo com as lideranças locais para identificar casos de usos abusivos de álcool e outras drogas para encaminhar para clínicas de reabilitação de dependentes químicos.
  • C. acompanhar os usuários no serviço, solicitando a presença de familiares e vizinhos para preparação das internações de longa duração dos usuários em uso de crack e outras drogas.
  • D. estabelecer um elo entre a comunidade e os serviços de internação do território para facilitar as internações compulsórias nos casos de crack e outras drogas ilícitas.
  • E. estabelecer diálogos com a comunidade onde o usuário se insere buscando identificar recursos e rede de suportes do território como parte de seus projetos terapêuticos singulares.

Com relação à ética e à bioética em terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A. O código de ética profissional constitui-se de regras que definem a atuação do profissional e determinam os procedimentos éticos e não éticos.
  • B. Deontologia é um conceito relativo à bioética cuja descrição passou a constar do código de ética do COFFITO/CREFITO na década de 70 do século XX.
  • C. O código de ética da terapia ocupacional é instrumento normativo de interesse exclusivo dessa categoria profissional.
  • D. A bioética normatiza os padrões de conduta dos profissionais em suas relações com membros da própria categoria.
  • E. O código de ética que rege a atuação do terapeuta ocupacional foi criado com a finalidade exclusiva de pautar a conduta desse profissional.

A Escala de Níveis Cognitivos do Rancho Los Amigos é um instrumento amplamente utilizado no decorrer da reabilitação de clientes pós-traumatismo cranioencefálico. Considerando que a escala descreve os dez estágios cognitivo-comportamentais típicos da recuperação pós-lesão e auxilia no tratamento dos possíveis impactos no desempenho ocupacional, analise as afirmativas abaixo.

I Clientes que apresentam características compatíveis com o nível V da escala compreendem comandos simples, no entanto apresentam dificuldades para compreender e executar ordens que envolvam maior complexidade. Tal fato não impossibilita o início do treino das atividades de vida diária.

II Confusão mental, prosopagnosia, resposta generalizada a estímulos diversos e perseveração são características de clientes no nível VIII da escala.

III Um dos objetivos terapêuticos ocupacionais com clientes que se encontram entre os níveis IV e VI da escala é iniciar o treino das atividades de vida diária objetivando a independência.

IV No nível VII, o cliente está apto para realizar a maioria das suas atividades de vida diária com independência, autonomia e segurança. Não apresenta déficits com relação ao julgamento, crítica e resolução de problemas.

Estão CORRETAS

  • A. I e III, somente.
  • B. I, II e III, somente.
  • C. II e IV, somente.
  • D. II, III e IV, somente.
  • E. I, II, III e IV.
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