Questões de Terapia Ocupacional do ano 2020

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Um estudante de faculdade de 20 anos de idade sofreu um traumatismo cranioencefálico (TCE) em acidente com veículo motorizado. Antes do acidente, a família o descrevia como sério e trabalhador, com nota média oito durante os dois primeiros anos do curso. O jovem também trabalhava como frentista em um posto de gasolina, durante 16 horas por semana. Frequentava a casa de alguns amigos, e seus interesses de lazer incluem futebol, violão e séries televisionadas. A tomografia computadorizada seriada revelou lesões difusas de axônios, edema e hemorragia intraparenquimatosa temporoparietal posterior. Durante a primeira semana do TCE, foi introduzida uma sonda de alimentação e realizada traqueostomia. A terapia ocupacional e a fisioterapia foram iniciadas na segunda semana após a lesão, com prescrição médica de amplitude de movimento, posicionamento e estimulação sensorial. O paciente não falava e nem seguia conscientemente comandos. Parecia acompanhar, de forma não consciente, objetos com o olho esquerdo. Sua pontuação total inicial no Western Neuro Sensory Simulation Profile foi de 23, e acreditava-se que ele estivesse desempenhando no nível Rancho II a III, tornando-se crescentemente receptivo a estímulos específicos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Nesse caso, um dos objetivos da terapia ocupacional é manter o paciente acordado durante duas sessões de 30 minutos ao dia, demonstrando respostas sensoriais específicas à estimulação visual e à auditiva em 100% das vezes.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.


Para se obter uma medida mais precisa na mensuração da força de preensão de pinça, recomenda-se que seja realizada a média de três medições sucessivas com intervalos de 15 minutos entre uma e outra.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.


A avaliação clínica da força muscular examina a contração média de um músculo ou grupo muscular, quando existem fraquezas aparentes ou dificuldades da função.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.


O grau de edema no MMSS somente pode ser quantificado pela medida volumétrica ou circunferencial do segmento do corpo.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.


Para registar a amplitude de movimento, podem ser utilizados quatro sistemas de anotação: de 0º a 180 º, de 180º a 0º, de 180º a 360 º e de 360º a 0º.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.
Para medir o arco de movimento das articulações das mãos, são utilizados desde instrumentos simples como uma régua ou uma fita métrica, até os mais sofisticados e tecnológicos, como o TENS ou um densímetro eletrônico.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


Não há correlação entre disfunções neuromotoras em crianças e participação social nas tarefas de casa e em atividades recreativas.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


Uma criança ter dificuldade em graduar a força necessária para pegar um lápis com o propósito de escrever é um indício de uma discriminação proprioceptiva deficitária, e essa criança deve ser encaminhada para terapia de integração sensorial com terapeuta ocupacional habilitado.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


A Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e a Medida da Função Motora Grossa (GMFM) são instrumentos utilizados por terapeutas ocupacionais para mensurar as habilidades motoras funcionais de crianças portadoras de paralisia cerebral e contemplam os critérios de confiabilidade e validade no que se refere à responsividade a mudanças.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


O processamento sensorial diz respeito às sensações do corpo que são percebidas por meio do processo neurofisiológico quando se está em algum ambiente, selecionando-as para o engajamento em atividades e para organizar o próprio corpo e o comportamento.

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