Questões de Terapia Ocupacional do ano 2020

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Uma criança de 4 anos de idade, com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo diplégica espástica, utiliza andador como principal meio de locomoção e órteses em membros inferiores. Tem dificuldade em manter equilíbrio de tronco e insegurança gravitacional que a impede de explorar o setting terapêutico e ampliar repertório de brincadeiras. Levando em consideração o texto exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


O brincar devolve à criança a própria condição da infância, além de permitir e valorizar a troca de saberes com base na instauração de um espaço mais democrático.

Uma criança de 2 anos e 6 meses de idade nasceu prematura (29 semanas) e com 695 g e permaneceu durante 7 meses e 10 dias na unidade de tratamento intensivo neonatal (UTIN) em razão de episódios recorrentes de convulsão. Foi encaminhada para terapia ocupacional em virtude de deficit cognitivo e motor. 

Considerando o texto motivador e a respeito da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


Medicação, cirurgias, botox, fenol, órteses e tecnologia assistiva são também estratégias de tratamento para crianças com paralisia cerebral tetraparesia espástica.

Uma criança de 2 anos e 6 meses de idade nasceu prematura (29 semanas) e com 695 g e permaneceu durante 7 meses e 10 dias na unidade de tratamento intensivo neonatal (UTIN) em razão de episódios recorrentes de convulsão. Foi encaminhada para terapia ocupacional em virtude de deficit cognitivo e motor. 

Considerando o texto motivador e a respeito da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


O perfil familiar não tem ligação direta com os hábitos alimentares desenvolvidos pela criança, pois as preferências alimentares são escolhas individuais que se iniciam ainda na infância.

Uma criança de 2 anos e 6 meses de idade nasceu prematura (29 semanas) e com 695 g e permaneceu durante 7 meses e 10 dias na unidade de tratamento intensivo neonatal (UTIN) em razão de episódios recorrentes de convulsão. Foi encaminhada para terapia ocupacional em virtude de deficit cognitivo e motor. 

Considerando o texto motivador e a respeito da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


O terapeuta ocupacional deve intervir no ambiente domiciliar para que este seja enriquecido com objetos estimulantes, além de fornecer orientação aos pais e (ou) cuidadores, assim beneficiando o desenvolvimento da criança com atraso no desenvolvimento.

Uma criança de 2 anos e 6 meses de idade nasceu prematura (29 semanas) e com 695 g e permaneceu durante 7 meses e 10 dias na unidade de tratamento intensivo neonatal (UTIN) em razão de episódios recorrentes de convulsão. Foi encaminhada para terapia ocupacional em virtude de deficit cognitivo e motor. 

Considerando o texto motivador e a respeito da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


O Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil e os Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDIs) são instrumentos que podem auxiliar o terapeuta ocupacional na avaliação do desenvolvimento de bebês, orientando o planejamento de ações pontuais com crianças e os respectivos cuidadores.

Uma criança de 4 anos de idade, com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo diplégica espástica, utiliza andador como principal meio de locomoção e órteses em membros inferiores. Tem dificuldade em manter equilíbrio de tronco e insegurança gravitacional que a impede de explorar o setting terapêutico e ampliar repertório de brincadeiras. Levando em consideração o texto exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


Na intervenção com crianças com deficiência visual, o terapeuta ocupacional pode utilizar técnicas de remediação, entre elas: treinamento sensorial para estimular a sensibilidade tátil; estabelecimento de rotinas; e desenvolvimento de auxílios de memória e de comportamento.

Uma criança de 2 anos e 6 meses de idade nasceu prematura (29 semanas) e com 695 g e permaneceu durante 7 meses e 10 dias na unidade de tratamento intensivo neonatal (UTIN) em razão de episódios recorrentes de convulsão. Foi encaminhada para terapia ocupacional em virtude de deficit cognitivo e motor. 

Considerando o texto motivador e a respeito da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


A coordenação motora fina é o suficiente para o desenvolvimento do processo da escrita.

Uma paciente de 29 anos de idade, solteira, que tem um filho, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para atendimento. Durante o acolhimento, relatou que tem ouvido vozes de comando para se matar e que se acha perseguida no local de trabalho. Procurou o serviço por causa de insônia e tristeza, vontade de chorar e isolamento com predomínio do quadro depressivo. Segundo a paciente, a família dela apresenta dinâmica insatisfatória para melhora do respectivo processo terapêutico, e ela não consegue ter relação harmônica com o filho. Não possui repertório de atividades de lazer. 

Considerando o caso exemplificativo e no que concerne à atuação da terapia ocupacional no contexto da saúde da família, julgue o item a seguir.


O genograma e o ecomapa são instrumentos para avaliação da composição familiar e das interações que ocorrem entre os membros da família e fora dela. Ambos possuem aplicabilidade na avaliação da complexidade e dinamicidade da estrutura e das relações familiares.

Uma paciente de 29 anos de idade, solteira, que tem um filho, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para atendimento. Durante o acolhimento, relatou que tem ouvido vozes de comando para se matar e que se acha perseguida no local de trabalho. Procurou o serviço por causa de insônia e tristeza, vontade de chorar e isolamento com predomínio do quadro depressivo. Segundo a paciente, a família dela apresenta dinâmica insatisfatória para melhora do respectivo processo terapêutico, e ela não consegue ter relação harmônica com o filho. Não possui repertório de atividades de lazer. 

Considerando o caso exemplificativo e no que concerne à atuação da terapia ocupacional no contexto da saúde da família, julgue o item a seguir.


O terapeuta ocupacional é um profissional habilitado para atuar diretamente no contexto familiar, pois é ele que, com base na respectiva formação, está preparado tanto para compreender quanto para intervir nas dificuldades relacionadas à realização de atividades objetivas do cotidiano as atividades de vida diária e as atividades de vida prática.

Uma paciente de 29 anos de idade, solteira, que tem um filho, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para atendimento. Durante o acolhimento, relatou que tem ouvido vozes de comando para se matar e que se acha perseguida no local de trabalho. Procurou o serviço por causa de insônia e tristeza, vontade de chorar e isolamento com predomínio do quadro depressivo. Segundo a paciente, a família dela apresenta dinâmica insatisfatória para melhora do respectivo processo terapêutico, e ela não consegue ter relação harmônica com o filho. Não possui repertório de atividades de lazer. 

Considerando o caso exemplificativo e no que concerne à atuação da terapia ocupacional no contexto da saúde da família, julgue o item a seguir.


Para avaliar as dificuldades no lazer de um sujeito, o terapeuta ocupacional pode realizar entrevistas estruturadas ou não estruturadas, observação do desempenho durante a atuação da atividade e a análise de tal observações, além da aplicação de testes específicos.

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