Questões de Terapia Ocupacional do ano 2020

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Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


A brincadeira pode ser utilizada pelo terapeuta ocupacional para avaliar o desenvolvimento cognitivo e físico, a comunicação, as habilidades sociais, a habilidade de resolução de problemas, a criatividade e a flexibilidade.

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


O cerne da teoria de Piaget está na díade mãe-bebê. Não é possível haver um bebê sem que haja os cuidados maternos, em razão da “dependência absoluta”, marca dos primeiros meses de vida do bebê para com a mãe.

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


A Functional Independence Measure é uma bateria de testes elaborada para avaliar as capacidades cognitivas básicas de crianças e de adolescentes.

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


A criação dos CAPSi e o direcionamento intersetorial constituem ações-chave para alavancar a montagem da rede pública ampliada de atenção em saúde mental da criança e do adolescente no País.

Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico transtorno de deficit de atenção e hiperatividade compareceu com o pai no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), próximo à respectiva residência. O genitor relata que a criança apresenta comportamento agressivo e agitação psicomotora, além da dificuldade de lidar com a rotina. Faz uso de risperidona com canabidiol. 

Considerando o caso exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


O brincar facilita o acesso à atividade simbólica e à elaboração psíquica de vivências do cotidiano infantil.

Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico transtorno de deficit de atenção e hiperatividade compareceu com o pai no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), próximo à respectiva residência. O genitor relata que a criança apresenta comportamento agressivo e agitação psicomotora, além da dificuldade de lidar com a rotina. Faz uso de risperidona com canabidiol. 

Considerando o caso exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


O brincar com o outro ressalta a importância das brincadeiras para a promoção da inclusão e transformação sociais, assim como para a convivência intercultural, inclusive em pátios escolares.

Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico transtorno de deficit de atenção e hiperatividade compareceu com o pai no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), próximo à respectiva residência. O genitor relata que a criança apresenta comportamento agressivo e agitação psicomotora, além da dificuldade de lidar com a rotina. Faz uso de risperidona com canabidiol. 

Considerando o caso exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


Crianças apresentam comportamento na escola, por exemplo, com o fim de vivenciar aquilo que os respectivos lares não puderam oferecer: a possibilidade de uma expressão afetiva mais espontânea e o estabelecimento de limites.

Durante o processo de envelhecimento podem ocorrer perdas relacionadas a fatores biológicos, doenças e causas externas ambientais. Entre as perdas apresentadas pelo idoso está a instabilidade postural, que ocorre devido às alterações do sistema sensorial e motor, levando a uma maior tendência a quedas. É correto afirmar que

    A) a queda pode ser definida como eventos intencionais que resultam na mudança de posição inesperada do indivíduo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil.

    B) a queda não representa risco para a capacidade funcional do idoso e o terapeuta ocupacional atua garantindo que não haja alterações no cotidiano, preservando a independência para realizar Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD).


    C) a queda pode ser desencadeada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Fatores de risco intrínsecos estão relacionados ao processo natural de envelhecimento, doença ou medicação, como à perda da acuidade visual; o uso de medicamentos psicoativos e cardiológicos e o uso de quatro ou mais medicamentos.

    D) o medo de cair é identificado como a síndrome pré-queda, uma vez que o idoso percebe as modificações biológicas do seu envelhecimento, caracterizada por pavor descontrolado de andar, além da perda da autoestima e isolamento social, determinando declínio físico e morte precoce como consequência do medo de cair.

Para utilizar a abordagem grupal em um processo terapêutico ocupacional é necessário que o profissional possua conhecimento sobre grupos, suas definições, características e dinâmicas de funcionamento. É correto afirmar que

    A) os grupos em terapia ocupacional se caracterizam como um encontro de participantes em um mesmo local e horário, que, reunidos com ou sem um terapeuta ocupacional, têm como objetivo realizar uma atividade. Um dos princípios dessa prática é o de que o fazer tem um efeito terapêutico

    B) o espaço grupal possibilita o contato e o reconhecimento do próprio fazer, seus limites e facilidades, a observação do fazer do outro, a percepção de semelhanças e contrastes e a potencialização do fazer junto.

    C) dentro dos grupos terapêuticos existem diversos tipos de grupos que não são específicos da Terapia Ocupacional, o terapeuta ocupacional deve ter o olhar atento para não utilizar esses princípios dentro do processo terapêutico ocupacional, pois demanda habilidades específicas necessárias.

    D) o local de execução das atividades desses grupos terapêuticos é chamado de setting terapêutico e é característico da Terapia Ocupacional. Deve ser prioritariamente uma sala de Terapia Ocupacional (caracterizada por um espaço em que convivem diversos materiais e trabalhos, sendo utilizados ou não).

O Défice Cognitivo Ligeiro (DCL) é uma entidade clínica intermediária entre as alterações cognitivas do envelhecimento e as primeiras manifestações clínicas da demência. Sobre o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) é correto afirmar que

    A) foi desenvolvido como um instrumento complexo para o rastreio eficaz da deficiência cognitiva avançada e acessa diferentes domínios cognitivos: produção do pensamento, curso de pensamento, humor e sentimentos despertados frente ao examinador.

    B) é um instrumento de rastreio cognitivo mais sensível que o Mini-Mental State Examination (MMSE) aos estádios mais ligeiros de declínio, nomeadamente ao Défice Cognitivo Ligeiro (DCL), que frequentemente progride para demência.

    C) é constituído por um protocolo de três páginas, cujo tempo de aplicação é de aproximadamente 60 minutos, e por um manual em que são explicitadas as instruções para a administração das provas e é definido, de modo objetivo, o sistema de cotação do desempenho nos itens. Com uma pontuação máxima de 120 pontos.

    D) tem como principal limitação fornecer apenas uma estimativa qualitativa (no sentido de identificar um desempenho normal ou a presença de défice), não apresentando uma perspectiva quantitativa, o que não permite monitorar evolução da patologia.

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