Questões de Terapia Ocupacional do ano 2020

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O acidente vascular encefálico – AVE –, conhecido popularmente como derrame, é uma síndrome clínica neurológica complexa causada por lesão cerebral. Ocorre uma lesão vascular que causa dano ao tecido cerebral, interrompendo o fluxo sanguíneo, o que limita o suprimento para as células circunjacentes, induzindo à morte ou ao infarto do tecido cerebral. É correto afirmar que

    A) as intervenções do terapeuta ocupacional abrangem procedimentos que irão visar à recuperação de funções sensório-motoras, posicionamento, facilidades para a comunicação e prevenção de dor, além de orientação e/ou prescrição e aplicação de adaptações que favoreçam o desempenho em diversas atividades.

    B) o Índice de Barthel é um instrumento de avaliação de AIVD que visa a identificar o grau independência funcional na realização do cuidar de outros, educar crianças, gerenciar a comunicação, do gerenciamento financeiro, do gerenciamento e da manutenção da saúde e do estabelecimento e gerenciamento do lar.

    C) o Wolf Motor Function Test – WMFT – é um instrumento que foi desenvolvido para avaliar as alterações funcionais no membro inferior afetado em pacientes com AVE subagudo ou crônico grave.

    D) a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional – COPM – é um instrumento individualizado produzido para ser utilizado por profissionais da área da reabilitação a fim de detectar mudança no desempenho em atividades de vida diária, produtividade e lazer. A principal limitação do instrumento é não levar em consideração a percepção do paciente em relação a suas áreas de desempenho ocupacional.

Sobre o acidente vascular encefálico (AVE), que, nos dias atuais, é uma das causas mais comuns de disfunção neurológica que ocorrem na população adulta, é correto afirmar o seguinte:

    A) a atuação do terapeuta ocupacional junto ao paciente não é indicada no período de internação hospitalar, sendo priorizada no domicílio, ou em caráter ambulatorial, assim que houver manutenção do quadro clínico do paciente. O terapeuta ocupacional deve capacitar-se para auxiliar este paciente segundo suas necessidades nos diferentes aspectos da sua reabilitação.

    B) elencar os instrumentos de avaliação que contemplem os déficits motores advindos do AVE no adulto é uma ação complexa, uma vez que dois ou três sobreviventes de um AVE podem apresentar alterações e déficits funcionais extremamente diferentes. As avaliações que podem ser aplicadas à população adulta sobrevivente de AVE mais conhecidas e utilizadas no Brasil são a Home Observation for Measurement of the Environment Scale – HOME – e o Índice de Barthel.

    C) a Medida de Independência Funcional (MIF), um instrumento de avaliação amplamente utilizado para mensurar a capacidade funcional em adultos acometidos por AVE, foi desenvolvida na Europa e permite avaliar de maneira qualitativa a capacidade funcional em tarefas motoras.

    D) a Avaliação de FuglMeyer (EFM), um instrumento quantitativo introduzido e desenvolvido em 1975, é indicado para avaliar a atividade sensório-motora de membros superiores e inferiores, buscando identificar a atividade seletiva e padrões sinérgicos de pacientes que sofreram AVE.

As lesões traumáticas da mão podem ocasionar sequelas motoras e/ou sensitivas, afetando as atividades funcionais e laborativas. As mãos são importantes fontes de contato com o meio externo e essenciais na expressão da individualidade. Os altos índices de violência urbana e acidentes de trânsito, bem como atividades domésticas, de lazer ou esporte são fatores que levam a lesões da mão (FONSECA et al., 2005). É correto afirmar o seguinte:

    A) nas lesões de mão surgem o edema, que pode ser tratado através do posicionamento correto do membro; técnicas como massagem retrógrada para drenagem linfática; banho de contraste; crioterapia, incluindo a bolsa e a massagem com gelo; enfaixamento compressivo; e evitando-se a movimentação precoce.

    B) dor é um problema comum na reabilitação. São usados, para o alívio da dor, o banho de contraste e a crioterapia, incluindo a massagem com gelo, a massagem manual relaxante, além da massagem elétrica com massageadores elétricos. Deve-se evitar a termoterapia com compressas quentes e o banho de imersão.

    C) após lesões nervosas, é comum ocorrerem disestesia e hipersensibilidade, que são respostas exacerbadas à estimulação dolorosa ou sensorial, sendo de extrema importância o início da dessensibilização precoce, especialmente em casos de ferida aberta ou infecção na área afetada.

    D) É recomendada a reabilitação precoce para prevenção de contraturas e deformidades e da atrofia muscular, por meio dos exercícios isométricos e isotônicos, para ganho de movimento articular e fortalecimento muscular, que poderão ser realizados de forma ativa, passiva, ativo-assistida e resistida, a fim de que se promova ganho da amplitude de movimento e aumento da força muscular.

As técnicas de proteção articular são exemplos de modificações nos hábitos, pela forma de realizar das AVD, que promovem mudanças não somente sobre a capacidade funcional, mas também sobre o bem-estar psicológico, o controle pessoal e a autoaceitação, conceitos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do paciente. É correto afirmar que, está entre os princípios da proteção articular

    A) o respeito pela dor – quando a dor atingir seu nível máximo, não sendo possível suportá-la, a atividade deve ser modificada.

    B) a distribuição da carga em mais de uma articulação, priorizando a distribuição nas pequenas articulações, de modo a usar o maior número possível de articulações e não sobrecarregar as maiores.

    C) ) a redução da força e o esforço necessário para fazer alguma atividade mudando a forma de fazê-la, usando dispositivos adaptados ou reduzindo o peso dos utensílios.

    D) a regulação do seu dia, equilibrando momentos de atividade e repouso, alternando tarefas leves e pesadas e fazendo atividades em um ritmo mais lento.

Na intervenção junto ao paciente com disfunções reumatológicas, a avaliação visa à obtenção de dados referentes ao estado físico, emocional e social do paciente, assim como ao impacto da doença sobre suas AVD, e fornece dados objetivos sobre o desempenho ocupacional do paciente que permitam o acompanhamento de sua evolução ao longo do tratamento. Sobre os Instrumentos padronizados para a avaliação funcional do paciente com disfunção reumatológica, é correto afirmar o seguinte:

    A) o Purdue Pegboard Test – PPT – mensura o nível de funcionalidade baseado na dificuldade relatada pelo paciente para o desempenho de atividades em oito domínios, entre eles: alcance, autocuidado, mobilidade e preensões de objetos.]

    B) o Sequential Occupational Dexterity Assessment – Soda – mensura o nível de impacto funcional decorrente do comprometimento do membro superior para a realização de atividade de vida diária referente a autocuidado, mobilidade, manutenção do lar e recreação. Tem módulos opcionais específicos para avaliar o comprometimento de atividades laborais e a prática de esporte e atividades musicais.

    C) a Health Assessment Questionaire – HAQ – avalia o desempenho do paciente em doze tarefas, executadas uni e bilateralmente, como escrever, manusear objetos e peças do vestuário e higiene das mãos.

    D) o Sequential Occupational Dexterity Assessment – SODA – é uma avaliação composta por doze tarefas do cotidiano: copiar uma frase, pegar um envelope, pegar uma moeda, segurar o fone no ouvido, desenroscar a tampa de um tubo, espremer pasta na escova de dente, manusear talheres, abotoar uma camisa, abrir a tampa de uma garrafa térmica, despejar água num copo, lavar as mãos e enxugar as mãos.

A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica, autoimune, caracterizada pelo acometimento de articulações periféricas, sobretudo dos pés e das mãos. É correto afirmar o seguinte:

    A) intervenções voltadas para a educação e o autogerenciamento da artrite reumatoide (AR) pelo paciente aumentam a adesão e a eficácia da abordagem precoce. A utilização de tratamento medicamentoso só é recomendada no estágio em que o tratamento de reabilitação não consegue retardar o aparecimento de novos sintomas, reduzir incapacidades, minimizar sequelas e reduzir o impacto dos sintomas sobre a funcionalidade do paciente.

    B) como membro da equipe de saúde, o terapeuta ocupacional objetiva a melhoria e manutenção da capacidade funcional do paciente, prevenir o agravamento de deformidades, auxiliar o processo de compreensão e enfrentamento da doença, fornecer meios para as atividades necessárias para o engajamento do indivíduo em ocupações significativas, favorecer sua autonomia e independência em atividades de autocuidado, laborais, educacionais, sociais e de lazer.

    C) sobre a desorientação espacial, comum em pessoas em estágio inicial da AR, o uso da tecnologia (cinto vibratório e Global Position System - GPS) permite aos pacientes realizarem com independência os trajetos estipulados, ao reduzir a demanda cognitiva durante a mobilidade no ambiente hospitalar ou em um simulador de direção veicular, respectivamente.

    D) para reduzir os episódios de quedas, comuns em pacientes com AR, terapeutas ocupacionais em ação interdisciplinar utilizam algumas estratégias de intervenção: o treino físico para equilíbrio e força, a orientação para cuidadores sobre os fatores que podem levar a quedas, e, por fim, a organização do ambiente domiciliar.


A Encefalopatia Crônica Não Evolutiva da Infância – ECNEI – ocorre devido a uma lesão no cérebro que pode ser ocasionada durante ou após o nascimento, conhecida também como lesão não progressiva, e acaba resultando em diversas desordens motoras e cognitivas que atrasam o desenvolvimento infantil. É correto afirmar que

    A) a Integração Sensorial, amplamente utilizada na intervenção terapêutica ocupacional junto à criança com sequelas de ECNEI, é um método psico-educacional que advoga, de acordo com seu criador, Schoppler, que essas crianças respondem melhor a realidades estruturadas de acordo com suas limitações e potencialidades.

    B) a intervenção do terapeuta ocupacional voltada para a criança com Encefalopatia Crônica Não Evolutiva da Infância – ECNEI – tem por objetivo o controle da dor e da fadiga e a melhora funcional por meio da combinação de diversas modalidades de tratamento.

    C) o método TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children) é frequentemente usado na intervenção do terapeuta ocupacional junto à criança com Encefalopatia Crônica Não Evolutiva da Infância – ECNEI –, entendendo-se esta como um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento e que a criança com ECNEI evoluirá mais com um tratamento combinando terapia comportamental e educação especial.

    D) o trabalho do terapeuta ocupacional se volta para as capacidades motoras e perceptivas da criança, o processamento sensorial e atividades que proporcionem sua independência, avaliando o desenvolvimento motor do paciente e suas capacidades manuais a fim de possibilitar sua interação nas atividades escolares e nas atividades da vida diária.

Idosos com Doença de Alzheimer (DA) apresentam restrições para o engajamento em ocupações que podem estar associadas às alterações em habilidades de desempenho. É correto afirmar o seguinte:

    A) no campo de atuação da terapia ocupacional junto a idosos com Alzheimer, as intervenções nas habilidades de desempenho compreendem os programas de gerenciamento comportamental e intervenções com o foco na prevenção ou compensação.

    B) no campo de atuação da terapia ocupacional junto a idosos com Alzheimer destacam-se: a terapia de contenção induzida, a estimulação elétrica funcional, o biofeedback com eletromiografia, o treino bilateral, e a terapia assistida por robô.

    C) apesar da sua ampla utilização para membro superior, em casos de Alzheimer, não há evidências suficientes para se afirmar ou contestar a eficácia de órteses.

    D) no campo de atuação da terapia ocupacional junto a idosos com Alzheimer para a recuperação da função dos membros inferiores, destaca-se o treino de marcha, o treino de equilíbrio associado à fisioterapia convencional, a estimulação elétrica transcutânea, o uso de estimulação elétrica e o biofeedback.

Uma cadeira de rodas apropriada deve permitir que o usuário faça com mais facilidade o que precisa fazer. Os usuários precisam ser capazes de transferir-se da cadeira de rodas, impulsionar a cadeira de rodas, dobrar a cadeira para transporte e armazenagem e realizar suas atividades cotidianas. É correto afirmar o seguinte:

    A) os usuários transferem-se da cadeira de rodas de diferentes maneiras, dependendo de sua capacidade física. Diferentes características de cadeiras de rodas podem facilitar essas transferências. Três características que facilitam transferências são tamanho dos pneus, tamanho do acento e tamanho do encosto.

    B) com apoios de braços fixos ou os que sigam o contorno das rodas dianteiras, é mais fácil transferir-se da cadeira de rodas pela lateral. Pessoas que ficam em pé para transferir-se da cadeira de rodas podem precisar dos apoios para os braços para ajudá-las a se levantar.

    C) para realizar uma boa impulsão, a roda traseira deve ser posicionada de modo que, quando o usuário segurar o alto do aro de impulsão, seu cotovelo esteja dobrado em 45 graus e o apoio para os braços esteja acima da linha do peito.

    D) algumas cadeiras de rodas permitem ajustar a posição da roda traseira. A posição da roda traseira afeta a facilidade para empinar a cadeira de rodas. Empinar a cadeira é útil para andar em solo irregular, subir e descer guias ou descer rampas.

A cadeira de rodas é um equipamento de auxílio ao deslocamento e está entre as tecnologias assistivas utilizadas por clientes que apresentam a impossibilidade temporária ou definitiva de deslocar-se utilizando os membros inferiores. O treinamento em técnicas de mobilidade com a cadeira de rodas, feito pelo terapeuta ocupacional, pode ajudar os usuários a lidar com os obstáculos do dia a dia, de forma independente ou com assistência. É correto afirmar o seguinte:

    A) ao descer degraus com ajuda, o usuário deve estar de frente, inclinando a cadeira de rodas sobre as rodas traseiras. O assistente faz as rodas traseiras descerem devagar, um degrau por vez. O usuário pode ajudar controlando a cadeira de rodas com os aros de impulsão. Um segundo assistente pode ajudar firmando a cadeira pela frente, segurando na estrutura da cadeira (não no apoio dos pés).

    B) impulsionar a cadeira de rodas corretamente requer menos esforço. O impulso deve ser da posição "2 horas" para a posição "10 horas", usando movimentos curtos e fortes para impulsionar

    C) para descer rampas, o usuário deve inclinar-se para a frente. Isso ajuda a evitar que a cadeira de rodas caia livremente, de forma descontrolada. Durante o treino, deve haver um assistente atrás, por segurança. Para parar ou descansar, deve-se parar a cadeira de rodas de lado.

    D) para subir degraus com ajuda, o usuário deve subir de frente, de modo a visualizar seu trajeto. Deve-se inclinar a cadeira de rodas sobre as rodas traseiras, posicionadas junto ao primeiro degrau. O assistente puxa para a frente e para cima, rolando a cadeira de rodas para cima. O usuário pode ajudar empurrando o aro de impulsão para trás. Um segundo assistente pode ajudar segurando a cadeira de rodas por trás.

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