Questões de Terapia Ocupacional do ano 2020

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Entende-se que a terapia ocupacional é uma profissão que pode desenvolver ações tanto com os indivíduos que contraíram a doença e seus familiares quanto com os trabalhadores da Saúde, além de ações para prevenir o contágio ( Brasil, 2018 ). De acordo com o COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (2020) e com portarias do Ministério de Saúde, os terapeutas ocupacionais têm respaldado para atuar nos âmbitos da Atenção Básica à Saúde, a partir dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), e da rede hospitalar, considerados dispositivos importantes no combate à pandemia. O referido Conselho regulamenta, ainda, por meio da Resolução nº 459, de 20 de novembro de 2015, que os terapeutas ocupacionais têm competência para atuar na área de Saúde do Trabalhador, por meio de programas de estratégias inclusivas, de prevenção, proteção e recuperação da saúde. I. Na Atenção Básica, as principais ações direcionadas à população, que podem ser realizadas pela profissão, são as orientações de prevenção do contágio, para saber como as pessoas atendidas desenvolvem cotidianamente seus hábitos de higiene pessoal e do ambiente em que vivem e como podem adquirir novos hábitos para evitar o contágio e a transmissão do vírus que sejam condizentes com suas possibilidades, seu contexto social, econômico e cultural e as condições em que vivem. II. A terapia ocupacional também pode desenvolver ações direcionadas aos processos de adequação/reformulação/reorganização das atividades realizadas no cotidiano de indivíduos e famílias atendidos - tanto com as famílias que têm condições de se manter em isolamento social quanto as que estão em situações em que alguns de seus membros precisem sair do ambiente domiciliar para trabalhar. III. No âmbito hospitalar, a terapia ocupacional pode contribuir para adaptar os usuários à rotina do hospital e aos cuidados diários exigidos; para prestar esclarecimentos sobre a doença e seu tratamento, a fim de que o usuário compreenda sua nova situação; para posicionar o paciente no leito adequadamente e prevenir úlceras por pressão; para criar dispositivos e recursos de tecnologia assistiva.

    A) I e II estão corretas

    B) I e III estão corretas

    C) II e III estão corretas

    D) I, II e III estão corretas

    E) Apenas I está correta

A Covid-19 é uma doença infectocontagiosa respiratória aguda emergente, que se espalha principalmente pelo trato respiratório, por gotículas, secreções respiratórias e contato direto (Li et al, 2020). Tem como sintomas mais comuns a febre, o cansaço e a tosse seca (Huang et al, 2020). O quadro mais grave da Covid-19 é a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), definidapela OMS como casos que apresentam dispnéia, desconforto respiratório ou dor ao respirar, saturação abaixo de 95% em ar ambiente ou presença de cianose nos lábios ou face. Por isso é adotado pelo terapeuta ocupacional algumas manobras posturais no leito de UTI junto ao paciente com Covid-19. Na figura o paciente encontra-se:

    A) Decúbito Dorsal.

    B) Posição Litotômica.

    C) Posição de Pronação.

    D) Posição Fowler.

    E) Posição Sims.

A Terapia Ocupacional, profissão regulamentada pelo Decreto Lei N. 938 - de 13 de outubro de 1969 DOU Nº.197 de 14/10/69 - retificado em 16/10/1969, está inscrita na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) com o código 2239-05, que identifica ocupações no mercado de trabalho para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Possui a Resolução do COFFITO Nº 408 de 18 de agosto de 2011, que disciplina a Especialidade Profissional Terapia Ocupacional em Saúde Mental. De acordo com esta resolução, o terapeuta ocupacional deverá ter o domínio das seguintes Grandes Áreas de Competência:

    A) Realizar consulta, triagem, entrevista, anamnese, solicitar e realizar interconsulta e encaminhamento em saúde mental;

    B) Realizar avaliação ocupacional, dos componentes percepto-cognitivos, psicossociais, psicomotores, psicoafetivos e sensoperceptivos no desempenho ocupacional;

    C) Avaliar os fatores pessoais e os ambientais que, em conjunto, determinam a situação real da vida (contextos);

    D) Avaliar as restrições sociais, atitudinais e as do ambiente; não sendo prioritário emitir laudos, atestados e pareceres;

    E) Atribuir diagnóstico do desempenho ocupacional e da função cotidiana em saúde mental; realizar diagnóstico diferencial e contextual; Planejar tratamento e intervenção, acolher a pessoa, promover, previnir e restaurar a saúde mental em qualquer fase do cotidiano da vida.

Se defendemos a ideia de que o objeto de intervenção da Terapia Ocupacional é a ocupação humana e a vida ocupacional dos sujeitos, devemos considerar que escutar a vida é muito mais do que pensar a própria saúde (DELEUZE, 1989). Ou seja, a intervenção ocupacional conceitualmente vai além da intervenção pela busca do processo de cura de uma doença ou da anulação de uma alteração práxica. Diante do processo de alta serão apresentadas algumas considerações necessárias, EXCETO

    A) O importante é que o critério de alta se torne um objetivo a ser alcançado por si só, sem considerar a singularidade e o tempo peculiar de cada sujeito, o que é mais importante do que o campo específico de atuação ou a teoria que respalda a ação profissional

    B) Em outros casos, o paciente vê no ambiente terapêutico uma possibilidade rara de ser escutado, de obter afeto, de conseguir construir projetos e laços sociais. Nessas ocasiões, a alta pode soar como algo ameaçador e como a efetiva perda de todos esses ganhos.

    C) É indicada a participação ativa dos familiares e do usuário juntamente à equipe na construção de sua alta, processo que não deve ficar restrito às paredes institucionais ou às reuniões de equipe.

    D) A construção da possibilidade de alta deve sempre estar presente nos objetivos terapêuticos, uma vez que a terapêutica ocupacional deve criar possibilidade de fortalecimento do sujeito e de sua autonomia, e não de uma dependência permanente de outro para a aquisição de novas possibilidades de vida.

    E) Em situações de alta, sabemos como a própria condução das atividades pode se dar no sentido de ajudar o usuário a dar passagem às suas potências de vida, à construção de novos agenciamentos, podendo ser utilizada para fornecer o contorno necessário para a independência em relação ao terapeuta.

O terapeuta ocupacional na Atenção Primária a Saúde é responsável:

    A) Pelo planejamento, gerenciamento, coordenação e avaliação das ações terapêuticas ocupacionais desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde, no domicílio e comunidade.

    B) Necessita se responsabilizar, desenvolver, coordenar e acompanhar ações de educação permanente.

    C) Matriciamento das equipes de Saúde da Família e de saúde bucal em temas relacionados à população por ele acompanhada, como aqueles referentes às deficiências, saúde mental, alterações no desenvolvimento.

    D) Trabalhar temas como violência, atividades do cotidiano, atividade lúdica e laboral, tecnologias assistivas.

    E) Todas estão corretas

A interconsulta psiquiátrica consiste em estabelecer uma interface clínica com especialidades médicas, auxiliando na assistência ao paciente no hospital geral. É composta por um conjunto de ações desenvolvido por uma equipe de saúde mental, junto a uma equipe de saúde, tendo como proposta qualidade e atenção integrada ao paciente internado no hospital geral, modificando a estrutura assistencial centrada na doença para aquela centrada no contexto. Os serviços de interconsulta psiquiátrica têm sido enriquecidos com o trabalho multiprofissional em saúde mental, refletindo a mudança do paradigma biomédico para concepções biopsicossociais. Sobre a importância da interconsulta no trabalho do Terapeuta Ocupacional é importante destacar, EXCETO:

    A) A relação estabelecida no processo terapêutico em Terapia Ocupacional em saúde mental no hospital geral pode identificar áreas de funcionamento ocupacional viáveis de melhorias, auxiliando na adaptação do paciente às situações de adversidade decorrentes do adoecimento e internação.

    B) Entende-se a integralidade do cuidado como a construção real e multidimensional de redes de suporte, sustentação e manutenção social e relacional do sujeito como vetor da promoção e cuidado a saúde, estabelecendo práticas mais amplas que as exigidas no foco saúde-doença.

    C) Discutir estratégias com a equipe solicitante e orientar o paciente em relação ao tratamento. Atualmente, considerando os motivos de encaminhamento, pode-se elencar como funções do Terapeuta Ocupacional no Serviço de Interconsulta: detectar as necessidades do indivíduo e elencar quais poderão ser priorizadas no momento da internação; e exclusivamente se apropriar do cuidado integral do paciente.

    D) Esclarecer dúvidas sobre o diagnóstico e os procedimentos que serão realizados tanto para o paciente quanto para o familiar para auxiliar na adaptação à rotina hospitalar

    E) O Terapeuta Ocupacional busca oferecer ao paciente um lugar de expressão da individualidade das suas ações, proporcionando-lhe um espaço de negociações com a equipe sobre a rotina hospitalar e de criação/desenvolvimento de projetos individuais, sem que isso se caracterize como a construção de um cotidiano dentro do hospital.

Os aspectos do indivíduo que podem ser acessados em uma avaliação do terapeuta ocupacional numa entrevista clínica são, EXCETO:

    A) habilidades, pontos fortes e interesses do paciente;

    B) áreas de disfunção especificamente motoras;

    C) saldo de atividades de vida diária;

    D) mudanças ocorridas nas ocupações;

    E) potencial para mudanças e motivação/volição.

Estudo de caso
Histórico: MG nasceu em 1993, de 34 semanas de gestação, trigemelar, parto cesariano, foi o último filho a nascer. Pesava 1.760 g, obtendo Apgar 5 no primeiro minuto de vida, 6 no quinto minuto e 7 no décimo minuto. Permaneceu na incubadora 12 dias, recebendo alta hospitalar posteriormente. Quadro Clínico: Hipertonia global, hiper-reflexia, componente atáxico, movimentos globais difusos, involuntários e incoordenados especialmente de cabeça e membros superiores. Apresentava nível II no GMFCS. Diagnóstico neurológico: paralisia cerebral do tipo mista (espasticidade com componente atetoide e ataxia), causa provável de anóxia neonatal. Tratamentos específicos: A fisioterapia e a terapia ocupacional foram iniciadas aos 7 meses de idade e a fonoaudiologia aos 18 meses. Avaliação funcional de terapia ocupacional: MG foi encaminhado pelo neuropediatra para avaliação de terapia ocupacional aos 7 meses de ida de, por apresentar importante atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Sua movimentação global era difusa, desorganizada e apresentava intensa insegurança antigravitacional ao ser movimentado. Intervenção em terapia ocupacional: O tratamento de terapia ocupacional iniciou-se aos 7 meses de idade e foi estruturado nos princípios do Método Neuroevolutivo. O objetivo do trabalho concentrou-se na estimulação motora global, levando o bebê a adquirir as etapas motoras compatíveis com sua idade cronológica. Corresponde ao Método:

    A) Método Watsu

    B) Método TheraSuit

    C) Método Bobath

    D) Método Lumens

    E) Método Beike

A facilitação do movimento é parte de um processo de aprendizagem ativo, no qual o paciente é capacitado para superar a inércia, para iniciar, continuar ou completar a atividade funcional. A habilidade de o terapeuta colocar as mãos corretamente no corpo do paciente, usando informação sensorial e proprioceptiva, permite o movimento se tornar mais fácil. Essa habilidade do terapeuta é fundamental para o sucesso do tratamento, que será fundamentado em algumas premissas importantes que irão permitir: A seguir marque Verdadeiro ou Falsa e na sequencia marque a alternativa correta respectivamente: (____)Sentir as respostas dos pacientes às mudanças na postura ou no movimento. (____)Obter melhor controle da postura e da sinergia de movimentos, o que amplia as opções dos pacientes na seleção das ações com sucesso. (____)Limitar os movimentos inadequados que distanciam o paciente do objetivo da tarefa. (____)Inibir ou restringir os padrões motores que, se praticados, levam a deformidades secundárias, a incapacidades futuras ou a diminuição da participação na sociedade. (____)Avaliar as dificuldades que estarão ocorrendo no processamento sensoria

    A) V, V, V, F e F

    B) F, V, F, V e F

    C) V, V, V, V e F

    D) F, V, V, V e V

    E) Todas estão corretas

Ao longo de sua história, a terapia ocupacional brasileira vem incorporando e modificando perspectivas teórico-metodológicas e referenciais teórico-práticos em consonância com os contextos históricos, sociais e políticos. A produção acadêmica e profissional tem sido um importante vetor de divulgação de novos referenciais para a profissão. A seguir marque Verdadeiro ou Falsa e na sequência marque a alternativa correta

(____) O primeiro movimento – no âmbito da constituição dos saberes e práticas da terapia ocupacional no Brasil – teve início a partir da própria criação e implantação dos primeiros cursos de terapia ocupacional na Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, em 1956, e no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em 1957.

(____) A partir de meados dos anos 1960, o segundo movimento, por meio de outras influências passaram a configurar a prática da terapia ocupacional. Inicialmente, sob a influência da psiquiatria social de Luís Cerqueira e do advento das comunidades terapêuticas, a profissão começou a fazer uso da abordagem socioterápica, incorporando, entre suas abordagens o grupo operativo, os grupos com famílias e as oficinas ou ateliês de atividades.

(____) Os cursos de terapia ocupacional, neste primeiro momento, eram ambientes de formação técnica e não de produção científica, tendo a capacitação docente se iniciado apenas em meados dos anos 1980.

(____) O terceiro movimento identificado pela pesquisa está relacionado a construção e consolidação dos campos de investigação, de saberes e de práticas daterapia ocupacional no Brasil, rumo à proposição de práticas emancipatórias, que aparece no âmbito da produção a partir de 1997, no contexto dos hospitais gerais.

    A) V, V, V e F

    B) V, F, V e F

    C) F, V, V e V

    D) F, F, F e V

    E) V, V, F e F

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