Questões de Terapia Ocupacional da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Letícia, uma garota de oito anos de idade, nasceu sem complicações motoras. Ela estuda em uma escola de ensino regular, mas desde os sete anos de idade tem apresentado déficit no desenvolvimento da linguagem. O processo de escolarização foi recomendado em uma avaliação da terapia ocupacional.

Nessa situação, recomenda-se como recurso de tecnologia assistiva para Letícia

  • A. o uso de calçados ortopédicos.
  • B. o uso de órteses nos membros superiores.
  • C. a estimulação eletrofuncional.
  • D. o uso de almofadas antiescaras.
  • E. a prática de comunicação alternativa e suplementar.

Com relação a tecnologias assistivas, assinale a opção correta.

  • A. Intervenções de tecnologia assistiva voltadas à adequação postural de crianças com deficiência física devem ser evitadas no espaço escolar.
  • B. A tecnologia assistiva emprega recursos, serviços, estratégias e práticas com a finalidade de eliminar a deficiência.
  • C. O uso de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo no processo de escolarização da pessoa com deficiência é ineficaz, portanto inadequado.
  • D. Tecnologias assistivas são procedimentos normatizados como prática privativa do terapeuta ocupacional.
  • E. No processo educacional, os dispositivos de tecnologia assistiva incluem materiais de leitura e escrita adequados às necessidades dos alunos.

As atividades da terapia ocupacional no campo social

  • A. são contextualizadas na realidade social e particular do indivíduo (família, ambiente de trabalho, amigos), sendo fundamentadas na dimensão clínica/individual.
  • B. visam à ampliação da rede relacional, à construção e produção de novas linguagens, à convivência e emancipação sociocultural e à criação de projetos de vida que tenham como meta a inclusão social.
  • C. são mediadoras da criação de oportunidades na medida em que expressam as imagens inconscientes e suas concomitantes motivações.
  • D. compõem associações no contexto da relação triádica entre atividade, terapeuta e paciente.
  • E. fundamentam-se no modelo tradicional de reabilitação física, com foco principal na funcionalidade.

No Brasil, o surgimento da terapia ocupacional no campo social é marcado

  • A. por discussões a respeito do modelo de terapia ocupacional positivista, em evidência na década de 80 do século XX.
  • B. pela criação, no ano de 2001, de disciplinas específicas de terapia ocupacional social nos cursos de graduação, as quais desenvolveram um campo de conhecimento acerca da marginalização e exclusão social.
  • C. pelo encontro dos terapeutas ocupacionais com um novo espaço de trabalho nas fundações estaduais do bem-estar do menor (Febem), nos presídios, nos asilos e nos programas comunitários para crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda, na década de 70 do século XX.
  • D. pela implantação de políticas de saúde mental e por manifestações contrárias ao movimento pela reforma psiquiátrica, na década de 90 do século XX.
  • E. pela criação dos serviços de atenção diária e pela expansão dos serviços residenciais terapêuticos na década de 90 do século XX.

Assinale a opção que indica o tipo de intervenção utilizada na terapia ocupacional para o tratamento de crianças com paralisia cerebral, com ênfase no controle axial, nas reações automáticas e na dissociação dos membros.

  • A. hidroterapia
  • B. abordagem reabilitativa
  • C. abordagem de Rood
  • D. abordagem de Bobath
  • E. integração sensorial

O terapeuta ocupacional facilita e promove o desempenho ocupacional de crianças com transtornos do espectro autista (TEA). Nesse contexto, a integração sensorial, uma terapia importante para essas crianças, tem como objetivo

  • A. reduzir a estimulação sensorial para ganho de força muscular.
  • B. favorecer a recepção, o processamento e a resposta adaptativa ao meio, através da integração de informações sensoriais.
  • C. desenvolver a capacidade de percepção, aprendizagem e organização de sensações advindas do próprio corpo, independentemente do meio ambiente.
  • D. integrar apenas os sistemas visual, auditivo, gustativo e olfativo.
  • E. favorecer as disfunções primárias motoras.

Assinale a opção que corresponde ao quadro de comprometimento cognitivo leve (CCL) com maior chance de evoluir para demência.

  • A. não amnéstico de domínio único
  • B. não amnéstico de domínio múltiplo
  • C. Alzheimer
  • D. amnéstico de domínio único
  • E. amnéstico de domínio múltiplo

As atividades utilizadas como recurso terapêutico para estimular a aquisição, a associação e o armazenamento por meio de exercícios de concentração, percepção e reminiscência são de natureza

  • A. lúdica.
  • B. cognitiva.
  • C. psicofísica.
  • D. educativa.
  • E. laborativa.

Entre os recursos terapêuticos que podem ser utilizados na população idosa, estão as atividades de descontração, que contribuem com a socialização e o estímulo da criatividade. Essas atividades são conhecidas como

  • A. socioterápicas.
  • B. psicofísicas.
  • C. laborativas.
  • D. lúdicas.
  • E. educativas.

O comportamento de crianças com dificuldade emocional, motora e de aprendizado tem sido relacionado a transtornos de processamento sensorial (TPS). A dificuldade de direção dos objetos quando a criança está com os olhos vendados está relacionada ao transtorno de discriminação sensorial

  • A. auditivo.
  • B. vestibular.
  • C. proprioceptivo.
  • D. gustativo.
  • E. visual.
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