Questões de Terapia Ocupacional da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as informações de I a V quanto à veracidade do conteúdo e marque a conclusão INCORRETA, lançada entre os ítens de A a E.

I - O Acidente Vascular Cerebral pode ser do tipo Isquêmico sendo subdividido em Lacunar, Trombótico, Embólico, e Hemorrágico com a subdivisão, Subaracnoide e Intracerebral.

II - Independente da área cerebral atingida, os danos serão sempre irreversíveis.

III - Os danos de um AVC podem ser no âmbito sensorial, perceptivo e motor com grande impacto no aspecto emocional e no desempenho ocupacional do indivíduo.

IV - Em caso de distúrbios da linguagem e da fala, pode ocorrer uma afasia geral, caso a lesão atinja a área de Broca e a de Wernicke.

V - O programa de reabilitação vai depender não só do dano mas da idade, cultura, prognóstico para a vida e recuperação bem como da situação financeira do paciente.

  • A.

    A informação I, está errada.

  • B.

    A informação V, está errada.

  • C.

    A informação II, está errada.

  • D.

    A informação IV não está errada.

  • E.

    A informação III, está correta.

O Terapeuta Ocupacional atua na área da Traumato Ortopedia em vários níveis. Marque a alternativa CORRETA.

  • A.

    As próteses sustentam ou corrigem alguma parte do corpo sendo, normalmente de uso contínuo.

  • B.

    É permitido ao Terapeuta Ocupacional prescrever e confeccionar, se for habilitado, órteses e próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico tendo esse direito sido reconhecido pelo SUS desde dezembro de 2010.

  • C.

    No pós operatório de uma amputação fica vetada a intervenção terapêutica ocupacional. Para tanto, deve-se aguardar a total cicatrização do coto, quando será dado o início da preparação e treinamento de uso de aparelhos para total recuperação desse paciente.

  • D.

    O ideal é a alteração do meio para melhor adaptação e treinamento protético capacitando o amputado a ter uma função mais normal dentro desse meio.

  • E.

    No campo da prescrição, treino e orientação da utilização de órtese e prótese, o Terapeuta Ocupacional só pode atuar em conjunto com o Fisioterapeuta visto as peculiaridades no campo da cinesiologia.

De acordo com Flehmig, no seu artigo Reflexos e reações – 2004, esses se dão, dentro de um desenvolvimento esperado, em fases do nascimento até aproximadamente o 7º mês. Alguns são primitivos e outros adquiridos. A observação dos reflexos primitivos (que devem desaparecer) e das reações posturais (que devem surgir) pode ajudar a identificar anormalidades no desenvolvimento.

Relacione os reflexos e reações listados na 2ª coluna, de acordo com o que é esperado entre 1º ao 8º mês de vida, em um padrão normal de desenvolvimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    3, 4, 6, 2, 5, 1, 7.

  • B.

    1, 7, 3, 4, 6, 5, 2.

  • C.

    4, 6, 5, 7, 2, 3, 1.

  • D.

    3, 5, 6, 7, 1, 4, 2.

  • E.

    7, 3, 1, 2, 5, 6, 4.

As habilidades motoras grosseiras são representadas por movimentos globais de grandes músculos, correspondendo às capacidades como, por exemplo, de sentar, andar e correr. O desenvolvimento motor é realizado no sentido craniocaudal, próximo-distal e global-específico. Os movimentos sem coordenação das primeiras semanas de vida são substituídos por movimentos coordenados. Enumere as faixas etárias médias de aquisição de algumas habilidades motoras, relacionadas na coluna da direita, de acordo com as atividades motoras apresentadas na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    3, 4, 6, 2, 5, 1.

  • B.

    1, 3, 4, 6, 5, 2.

  • C.

    4, 6, 5, 2, 3, 1.

  • D.

    5, 3, 2, 4, 1, 6.

  • E.

    3, 1, 2, 5, 6, 4.

Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.

O Brincar permite uma abordagem biopsicossocial coforme as reflexões abaixo demonstram. Quando brinca, a criança ...

I - ... experimenta a frustração e o fracasso e desenvolve a capacidade de reagir e manter sua ação;

II - … aprende a “desdramatizar” as situações difíceis contribuindo para seu bem estar no cotidiano;

III - … desenvolve a capacidade de autonomia no campo das decisões subjetivas e práticas.

IV - … é beneficiada com a sensação de bem estar proveniente do aprendizado adquirido com as situações desafiadoras;

V - ... obtém desenvolvimento das atitudes e habilidades.

  • A.

    O aspecto psicológico/emocional é destacado nos itens I, II e IV.

  • B.

    No aspecto social temos os itens III e V.

  • C.

    A área “bio” da abordagem diz respeito a todo o contexto visto que o organismo é que sofre o resultado do aspecto emocional e social no âmbito endócrino, físico e fisiológico.

  • D.

    O item I ressalta um aspecto negativo.

  • E.

    O brincar permite espaços diferenciados para a intervenção.

Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.

Quanto ao uso do brincar como recurso terapêutico, nas intervenções realizadas em crianças que apresenta deficiência física, observa-se que "o brincar é modalidade terapêutica privilegiada para intervir junto à criança que apresenta deficiência física" (FERLAND – 2006), visto...

I - ... ser o território de atividade próprio da criança;

II - … ajudar nas atividades significativas para ela, de forma que a resposta à necessidade de (re)agir diante do estímulo, seja mais apropriada;

III - … apresentar características similares com o trabalho e lazer adulto sendo meio de aprendizado para a futura vida adulta;

IV - … ser um processo natural que ajuda na adaptação a diversas situações;

V - ... permitir uma resistência à passividade e à dependência da criança, fazendo-a participar da terapia.

  • A.

    A 5ª afirmativa estimula a decisão para a escolha do brincar como recurso terapêutico.

  • B.

    As respostas I e II se completam.

  • C.

    Todas as complementações contêm erros.

  • D.

    Somente a assertiva III está errada.

  • E.

    A complementação dada na assertiva I nos faz lembrar da importância do espaço e/ou da atividade fazer parte da cultura ou do contexto próprio da faixa etária dos clientes.

Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.

Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento caracterizam-se particularmente pelo atraso no desenvolvimento na comunicação e na socialização.

I – O autismo, embora seja um tipo representativo desse transtorno, difere dessa caracterização.

II – O “faz de conta” encontra-se ausente nas brincadeiras quase sempre estereotipadas, dessas crianças.

III – Crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento tendem a ter grande habilidade no domínio motor e visoespacial.

IV – O brinquedo que reage à ação da criança ou os que exigem gestos repetitivos e simples, são os que mais atraem crianças com esses transtornos.

V – O estímulo através do brincar é via terapêutica para a exploração de ambientes e domínio das habilidades interpessoais.

  • A.

    Somente a afirmativa III é falsa.

  • B.

    A afirmativa I é falsa.

  • C.

    Em crianças autistas observam-se várias habilidades motoras.

  • D.

    As afirmativas II, IV e V, são corretas.

  • E.

    O "fazer de conta" assemelha-se ao fantasiar a realidade.

Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.

Estudos realizados por Messier (2000), com crianças com deficits intelectuais e com idade entre 5 e 7 anos, apontaram as seguintes características.

I – As crianças eram hábeis em atividades que implicam exploração do espaço e motricidade global.

II – A imitação, a manipulação e a socialização não estavam relacionadas à idade mental da criança.

III – A maior parte das crianças expressava, no brincar, similaridade com outras crianças sem déficit intelectual, em relação à curiosidade, espontaneidade e prazer.

IV – O senso de humor e o gosto de vencer, é menos presente nessas crianças.

V – As crianças estudadas por Messier divergem, nas suas ações, das crianças com as mesmas deficiências e faixas etárias, que participaram de estudos realizados dez anos antes por outros pesquisadores.

  • A.

    Todas as afirmativas estão corretas.

  • B.

    O estudo demonstra que há diferenças entre as crianças com padrão intelectual deficiente e as ditas normais no campo do brincar.

  • C.

    As afirmativas I, III e IV são verdadeiras e as demais falsas.

  • D.

    A afirmativa III é verdadeira.

  • E.

    A afirmativa V é falsa.

Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira relacionando as etapas do planejamento terapêutico com as ações do terapeuta desenvolvidas nessas etapas.

Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

  • A.

    2, 6, 5, 4, 3, 1.

  • B.

    5, 3, 6, 2, 1, 4.

  • C.

    1, 2, 3, 4, 5, 6.

  • D.

    3, 6, 5, 2, 1, 4.

  • E.

    6, 1, 3, 2, 5, 4.

No processo de planejamento da Terapia Ocupacional, segundo Trombly, está CORRETO.

  • A.

    O processo varia quando é aplicado a pessoas com deficiências em áreas diferentes.

  • B.

    Segue a seguinte ordem: Identificar o problema, determinar abordagens, princípios e métodos e estabelecer objetivos.

  • C.

    A atividade, planejada de acordo com a abordagem determinada, deve ser tal que, adaptada ou não, implique automaticamente na resposta correta.

  • D.

    São dados suficientes para a identificação do problema a ser tratado, o resultado das avaliações da equipe multidisciplinar, bem como os objetivos do paciente.

  • E.

    No processo de planejamento do tratamento terapêutico, a observação do humor do paciente quando ele desempenha uma atividade, permite ao terapeuta ocupacional determinar seu nível funcional nas habilidades psicossociais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...