Questões de Terapia Ocupacional da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

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O trabalho da terapia ocupacional na saúde mental envolve a realização de grupos terapêuticos com objetivos diversos. Relacione as duas colunas e marque corretamente o item que representa a numeração da segunda coluna de cima para baixo.

  • A. 1, 2, 3, 4
  • B. 1, 4, 3, 2
  • C. 2, 1, 4, 3
  • D. 3, 2, 1, 4
  • E. 4, 3, 2, 1

Sobre a memória é ERRADO afirmar:

  • A. Trata-se de uma função cognitiva.
  • B. É fundamental para o desenvolvimento da linguagem e reconhecimento de pessoas e objetos.
  • C. É um processo de retenção de informações que, arquivadas, são recuperadas quando requisitadas.
  • D. A memória humana é idêntica a de outros animais mamíferos, quanto a mecanismos essenciais e conteúdo.
  • E. O grau de interesse do indivíduo sobre um dado, permite sua seleção para o arquivamento na memória.

O tratamento da dependência química nos serviços de saúde mental exige intervenção da terapia ocupacional. Assinale a opção INCORRETA.

  • A. A dependência química caracteriza-se pelo consumo repetitivo de uma determinada substância, quando ocorre o impulso de consumo na busca dos efeitos psíquicos ou da evitação dos efeitos da privação.
  • B. A relação com a droga é, contraditoriamente, mola propulsora e paralisante. Gera movimento sem progresso, estagnante.
  • C. A criatividade é uma característica desenvolvida através da aprendizagem formal, contribuindo para a previsibilidade dos eventos.
  • D. O resgate da subjetividade do sujeito, a reconstrução de significações para as experiências, é objeto da terapia ocupacional.
  • E. O uso de experiências – atividades – criativas na clínica terapêutico ocupacional, facilitam a construção de uma relação com o mundo sem a intermediação da substância psicoativa.

Segundo WINNICOTT, “O desenvolvimento emocional da criança inicia-se na fase uterina e depende situações relacionais e estabelecidas pelo meio" (UCHÔA-FIGUEIREDO; NEGRINI, 2009, p. 140). Aceitando este postulado, a terapia ocupacional no atendimento de crianças na área da saúde mental, deve:

  • A. Nos grupos terapêuticos, manter diferentes membros da mesma família no mesmo grupo.
  • B. Incluir a família (pais ou responsáveis) no tratamento, visto esta ser diretamente afetada na sua dinâmica diária.
  • C. Ajudar reorganizar seu cotidiano a partir da vivência de ações em que o recurso do brinquedo será excluído.
  • D. Evitar a possibilidade do reconhecimento e a elaboração de suas angústias, medos, prazeres e necessidades, para que não sofra mais.
  • E. Focar na superação do que não estar adaptado em detrimento da integralidade das demais funções.

Sobre o papel do terapeuta ocupacional no cuidado paliativo a idosos, conclui-se que:

  • A. Os idosos com doenças terminais são atendidos nos estágios inicial, intermediário e final da doença.
  • B. O processo de avaliação que precede as intervenções tradicionais, perdem sua validade e significado e consequente razão de ser, para o caso de estágio final da doença.
  • C. Visto o estado emocional do familiar/acompanhante, suas informações acerca do paciente não são fundamentais ao processo terapêutico e devem ser dispensadas.
  • D. A dor no idoso não influencia no limite do seu desempenho funcional psíquico e social, mas sim na sua capacidade cognitiva.
  • E. A abordagem da terapia ocupacional no idoso com dor, será sempre individual.

São INCORRETAS as afirmativas relacionadas à terapia ocupacional no contexto hospitalar.

I. No contexto da hospitalização infantil, a terapia ocupacional previne problemas no desenvolvimento sensório motor, psicossocial e cognitivo.

II. Na assistência em terapia ocupacional, o jogo ou a brincadeira é um recurso terapêutico importante para desenvolver ou reabilitar componentes do desempenho físico, cognitivo, emocional, relacionais e sociais.

III. No cuidado a pacientes oncológicos, o terapeuta ocupacional prioriza os pacientes que estão finalizando a quimioterapia, preparando-os para o retorno à sua casa.

IV. A cultura e o estilo de vida do paciente não influenciam as escolhas dos recursos a serem utilizados ou os objetivos na elaboração do plano terapêutico, visto não pertencerem à sua realidade atual.

V. Na clínica de ortopedia e traumatologia em hospital, a promoção da analgesia e controle do edema não podem ser incluídos no plano terapêutico do terapeuta ocupacional.

  • A. I, III e V
  • B. II e IV
  • C. I, II, III e IV
  • D. III, IV e V
  • E. I e II

A mobilidade funcional está descrita nas áreas de ocupação como tipo de atividade da vida diária (AVD) e a mobilidade na comunidade como tipo de atividade instrumental da vida diária (AIVD).

  • A. A afirmação acima está parcialmente correta.
  • B. Equipamentos de tecnologia assistiva são utilizados para indivíduos com deficiência para mobilidade funcional e para grupos de comunidades carentes – mobilidade na comunidade.
  • C. São exemplos de tecnologias assistivas: dispositivos de AVD, comunicação suplementar, acessórios para computador, modificações no ambiente, órteses e próteses.
  • D. Na prescrição de uma cadeira de rodas, a avaliação das habilidades físicas são mais importantes que das demais habilidades, visto não influenciarem nas medidas antropométricas.
  • E. A tecnologia assistiva ainda não abrange todas as áreas da atividade humana, o que impede a independência econômica do amputado.

Preencha corretamente as lacunas das frases I e II, escolhendo o item adequado abaixo.

I. No desenvolvimento do produto, “... a abordagem de um profissional ... se dá na ___________ e interpretação ... desse processo, ... durante a análise da __________ , avaliando a relação do ____________ funcional do ___________ versus _________ .”

II. “A aplicação de tecnologia assistiva ... é indicada para __________ a ___________ manual para o __________ , __________ ou manipulação de objetos ... em atividades ... ________ ...” (CAVALCANTI; GALVÃO, 2011, p. 418 e 421)

  • A.

    Escolha, atividade, déficit, equipamento, processo

    Profissionalizar, ajuda, fazer, uso, laborais

  • B.

    Análise, estruturas, desempenho, profissional, produto

    Facilitar, função, agarre, preensão, rotineiras

  • C.

    Atividade, tecnologia, desempenho, usuário, produto

    Facilitar, função, agarre, preensão, rotineiras

  • D.

    Análise, atividade, desempenho, usuário, produto

    Facilitar, função, agarre, preensão, rotineiras

  • E.

    Facilitação, função, processo, equipamento, usuário

    Profissionalizar, ajuda, fazer, uso, laborais

Assinale a segunda coluna com o número correspondente na primeira coluna às características da atividade do Brincar e escolha a ordem correta abaixo.

  • A. 5, 4, 3, 2, 1
  • B. 3, 4, 5, 1, 2
  • C. 3, 4, 1, 5, 2
  • D. 1, 2, 3, 4, 5
  • E. 2, 1, 4, 5, 3

As afirmativas 1 e 4 da coluna I, referem-se respectivamente:

  • A. À intervenção de adultos e crianças com amputação nos MMSS.
  • B. Ao modelo de intervenção com o uso da tecnologia assistiva.
  • C. À reabilitação de pacientes com sequela decorrente de AVE e o uso do brincar como recurso terapêutico.
  • D. Ao referencial teórico e à análise de atividade
  • E. Ao brincar e à adaptação de talheres.
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