Questões de Terapia Ocupacional da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A "Uniformização da Terminologia da Terapia Ocupacional", que é um documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), fundamenta o Modelo de Desempenho Ocupacional que está na base da intervenção do terapeuta, nas diversas áreas onde atua, representando um modelo profissional. De acordo com o Modelo de Desempenho Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.

  • A.

    O modelo de Desempenho Ocupacional baseia-se no uso das atividades em etapas e com graus de dificuldades decrescentes, exigindo respostas ao estímulo de forma similar, sendo divididas em quatro fases até o alcance do desempenho máximo incluindo aí o retorno à atividade laboral tradicional do paciente.

  • B.

    O Modelo faz referência às Áreas, Componentes ou Contextos de Desempenho, que se dividem em três.

  • C. A primeira fase da Intervenção, baseada no Modelo de Desempenho Ocupacional, prepara o indivíduo para a realização de atividades concretas através de estimulação cognitiva, sensorial e motora tendo como objetivo principal a avaliação das habilidades perdidas.
  • D.

    Na terminologia da terapia ocupacional, as atividades são divididas em áreas de performances biopsicossociais sendo denominadas Atividades da Vida Diária, Atividades Laborativas (trabalho ou vida prática) e Atividades de Lazer e Diversão (AOTA,1994).

  • E.

    Os componentes do desempenho, de acordo com o Modelo, são: sensoriomotor, de integração cognitiva e de habilidades psicossociais e psicológicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS (1980), quando uma debilidade ou uma incapacidade interfere na habilidade de uma pessoa em completar as atividades que fazem parte das suas responsabilidades e deveres sociais, ela é deficiente. Quanto à atuação clínica do Terapeuta Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.

  • A.

    O papel clínico do terapeuta ocupacional inclui avaliação e tratamento, a ser realizado com o apoio de outros profissionais.

  • B.

    No ambiente terapêutico, os terapeutas fornecem a oportunidade para que as pessoas aprendam como viver com uma incapacidade, aceite a perda de autonomia como natural, propiciando-lhes, assim, independência emocional.

  • C.

    A avaliação precede o planejamento do tratamento. A síntese dos dados de avaliação fornece informações sobre as atividades valorizadas, motivação, habilidades e déficits funcionais dos pacientes, que ajudam ou comprometem seus desempenhos funcionais.

  • D.

    A terapia ocupacional pode ajudar uma pessoa a desenvolver um autoconceito negativo ou positivo que facilitará o tratamento.

  • E.

    A terapia ocupacional pode ajudar a eliminar os motivadores que levam ao auto funcionamento e avaliar a intensidade do esquema de motivação do indivíduo para criar regras na realização das AVDs, conforme preconiza a AOTA, 1994.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

A ocupação/atividade é considerada terapêutica, quando condiz com situações abaixo.

I – Não tem tanto significado para o cliente, mas prepara para a participação em outras atividades importantes.

II – Sofreu processo de análise, seleção e gradação, além da adaptação, tendo seu reconhecimento nos diversos campos da saúde, antes de sua prescrição.

III – Está de acordo com as necessidades e possibilidades de qualquer cliente e tem os recursos disponíveis em qualquer situação.

IV – Serve de técnica de facilitação, inibição, posicionamento e/ou estímulo sensorial.

V – É reconhecida, após análise, pelo Terapeuta Ocupacional como método auxiliar e/ou atividade habilitadora para diferentes níveis de intervenção.

  • A.

    F, F, V, F, V.

  • B.

    V, F, V, V, F.

  • C.

    F, V, F, V, V.

  • D.

    V, V, V, F, F.

  • E.

    V, F, F, V, V.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

A atividade ou ocupação para ser considerada recurso terapêutico deve:

I - ser selecionada e capaz de ser ajustada a qualquer pessoa em tratamento, de forma a melhorar suas capacidades e habilidades prejudicadas permitindo o funcionamento ocupacional;

II - ter uma finalidade ou objetivo que a torna desafiadora, com perspectiva de sucesso, bem como significado e relevância para a pessoa em tratamento;

III - apresentar as características necessárias para evocar a resposta desejada;

IV - provocar resposta total imediata de acordo com o interesse, não permitindo gradação;

V - ter a participação do cliente na escolha da atividade.

  • A.

    V, V, F, V, F.

  • B.

    V, F, F, V, V.

  • C.

    F, V, V, F, F.

  • D.

    V, F, F, F, V.

  • E.

    V, F, V, F, V.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

Na avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais, deve ou pode constar, segundo Trombly:

I – instrumentos válidos, confiáveis e sensíveis para detectar alterações importantes;

II – avaliações padronizadas de tarefas ocupacionais para os cuidados pessoais;

III – teste que meça consistentemente o parâmetro em estudo, independente de quem é a contagem ou de quando ocorre;

IV – definidas operacionalmente as tarefas dos testes como passo inicial para estabelecer a confiabilidade;

V – na avaliação do desempenho para vestir-se, o teste deve deve ser sensível para notar o progresso quanto a diferentes peças de roupas aplicadas ou diferentes partes do corpo a serem vestidas.

  • A.

    V, V, V, V, V.

  • B.

    V, V, F, V, V.

  • C.

    V, F, F, V, V.

  • D.

    V, F, F, V, F.

  • E.

    V, F, F, F, V.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

Pensando no desempenho das tarefas ocupacionais, marque as afirmações com V (verdadeora) ou F (falsa).

I – A independência nas tarefas de desempenho ocupacional é o objetivo geral da reabilitação.

II – Sempre que uma pessoa sofre um trauma ou doença, a independência nas atividades físicas fica prejudicada.

III – É papel do terapeuta ocupacional, na reabilitação, prescrever e treinar a utilização das adaptações necessárias para a realização das AVDs.

IV – Visando ao desempenho ocupacional, o terapeuta ensina o paciente a compensar as limitações quando os fatores limitantes não forem passíveis de mudança.

V – A avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais se dá através do questionamento aos famíliares do paciente se o resultado corresponde às suas expectativas.

  • A.

    V, V, F, V, V.

  • B.

    V, F, V, V, F.

  • C.

    F, V, F, V, V.

  • D.

    F, V, V, F, F.

  • E.

    F, F, V, V, F.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

Na reabilitação em Terapia Ocupacional, segundo Trobly, podemos afirmar que:

I – o retorno à família, trabalho ou papel ocupacional próprio da faixa etária e comunidade é o seu objetivo e será sempre alcançado;

II – a abordagem reabilitatória é um esquema compensatório apropriado para os pacientes que, portando uma deficiência, seja essa deficiência em base permanente ou provisória, precisam aprender a conviver com essa limitação;

III – qualquer coisa que a pessoa faça relacionada com seus deveres, papéis ou satisfação na vida, é uma tarefa de desempenho ocupacional;

IV – só podemos considerar que há independência pessoal, se não houver dependência de equipamentos para a realização de tarefas;

V – quando houver necessidade de equipamento cabe sempre ao Terapeuta desenvolvê-lo, fazê-lo ou mandar fabricá-lo, para cada paciente.

  • A.

    V, V, F, F, F.

  • B.

    V, F, F, F, V.

  • C.

    F, V, V, F, F.

  • D.

    V, V, F, F, V.

  • E.

    F, V, F, V, F.

De acordo com o relato de caso a seguir, analise as afirmativas relacionadas nas questões 31, 32 e 33.

PACIENTE K.D.G., 17 ANOS, SOFREU QUEIMADURA DE ETIOLOGIA GASOSA EM CALDEIRAS COM 15% A 25% DO SEGMENTO CORPORAL QUEIMADO (MMSS E MMII) COM ACOMETIMENTO DA CAMADA DA DERME NA ÁREA ATINGIDA. ENCONTRA-SE DEPRIMIDO E NEGA-SE A REALIZAR ATENDIMENTO. FOI ENCAMINHADO AO SETOR DE TERAPIA OCUPACIONAL E BALNOTERAPIA COM A DESCRIÇÃO ACIMA NO PRONTUÁRIO, PARA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO.

Em um plano terapêutico ocupacional para o caso, analise as assertivas que fazem referência a intervenções e objetivos do tratamento.

I – Resgate das funções físico-funcionais, estéticas e emocionais.

II – Posicionamento adequado, estimulação da movimentação ativa precoce, treino do uso de órteses e adaptações, se necessário,

III – Prevenção de deformidades, manutenção da mobilidade articular e restituição da função.

IV – Educação prática para as atividades de administração doméstica, incluindo exercícios adequados, posicionamento e cuidados com a pele.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Todas as proposições são objetivos do plano terapêutico.

  • B.

    A opção I não poderia ser objetivo da Terapia Ocupacional visto fazer referência à função estética.

  • C.

    As opções I e III traçam objetivos do Plano Terapêutico e II e IV referem-se a Intervenções para alcançá-los

  • D.

    Todas as proposições são intervenções para a reabilitação dentro do plano terapêutico.

  • E.

    Apenas a opção II é descrição de intervenção, as demais são Objetivos do tratamento.

De acordo com o relato de caso a seguir, analise as afirmativas relacionadas nas questões 31, 32 e 33.

PACIENTE K.D.G., 17 ANOS, SOFREU QUEIMADURA DE ETIOLOGIA GASOSA EM CALDEIRAS COM 15% A 25% DO SEGMENTO CORPORAL QUEIMADO (MMSS E MMII) COM ACOMETIMENTO DA CAMADA DA DERME NA ÁREA ATINGIDA. ENCONTRA-SE DEPRIMIDO E NEGA-SE A REALIZAR ATENDIMENTO. FOI ENCAMINHADO AO SETOR DE TERAPIA OCUPACIONAL E BALNOTERAPIA COM A DESCRIÇÃO ACIMA NO PRONTUÁRIO, PARA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO.

Quanto às intervenções possíveis de serem realizadas na Balnoterapia.

 I – O Terapeuta Ocupacional apenas acompanha para atividades lúdicas, enquanto a equipe de enfermagem faz as intervenções físicas.

II – O Terapeuta Ocupacional pode verificar se há rigidez muscular e/ou contraturas.

III – O Terapeuta Ocupacional tem a oportunidade de efetuar medidas para próteses, caso necessário, ou realizar sua colocação.

IV – O Terapeuta Ocupacional realiza atividades que propiciem amplitude articular e prevenção de aderência.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    I e III estão corretas, porém II e IV estão incorretas.

  • C.

    Apenas II e IV estão corretas.

  • D.

    II, III e IV estão corretas.

  • E.

    Apenas a IV está incorreta.

De acordo com o relato de caso a seguir, analise as afirmativas relacionadas nas questões 31, 32 e 33.

PACIENTE K.D.G., 17 ANOS, SOFREU QUEIMADURA DE ETIOLOGIA GASOSA EM CALDEIRAS COM 15% A 25% DO SEGMENTO CORPORAL QUEIMADO (MMSS E MMII) COM ACOMETIMENTO DA CAMADA DA DERME NA ÁREA ATINGIDA. ENCONTRA-SE DEPRIMIDO E NEGA-SE A REALIZAR ATENDIMENTO. FOI ENCAMINHADO AO SETOR DE TERAPIA OCUPACIONAL E BALNOTERAPIA COM A DESCRIÇÃO ACIMA NO PRONTUÁRIO, PARA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO.

Quanto ao grau da queimadura verifica-se que o paciente apresenta:

I - queimadura de 1º grau, profunda, visto ter alcançado a epiderme;

II - queimadura de 2º grau, leve, em decorrência da área corporal atingida;

III - queimadura de 3º grau, superficial porém grave;

IV - queimadura de 2º grau, profunda e grave.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Apenas a III está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta

  • C.

    Apenas a I está correta.

  • D.

    Apenas a IV está correta.

  • E.

    Todas estão incorretas.

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