Questões de Terapia Ocupacional da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Para Benetton, o diagnóstico em terapia ocupacional dinâmica é estabelecido pela análise das condições socioemocionais imediatas, com as quais o indivíduo se apresenta para a observação do terapeuta. Sendo assim, o diagnóstico é qualificado como

  • A.

    classificatório

  • B.

    específico.

  • C.

    psicopatológico.

  • D.

    situacional

  • E.

    dinâmico.

Benetton considera que as atividades desenvolvidas no contexto do processo de terapia ocupacional devem, necessariamente,

  • A.

    responder às necessidades dos pacientes e propiciar ganhos econômicos quando possível

  • B.

    contemplar, ao mesmo tempo, as expectativas do paciente e da família sobre o "fazer algo útil" e socialmente aceito.

  • C.

    preparar o paciente para o processo de inserção social nos diversos cenários do cotidiano.

  • D.

    possibilitar a expressão dos conflitos e fazer emergir as imagens do inconsciente.

  • E.

    ter um significado para o paciente e emergir de um dado contexto onde exista um tipo de relação contratualmente determinada.

No contexto das novas estratégias de organização de serviços de saúde mental, Saraceno propõe que o processo diagnóstico deve contemplar

  • A.

    somente a avaliação psiquiátrica do paciente.

  • B.

    a avaliação médica geral do paciente, realizada pelo médico de família.

  • C.

    a descrição dos sintomas e os dados sobre o contexto familiar e social do paciente.

  • D.

    a história da patologia psiquiátrica e a avaliação atual do quadro.

  • E.

    os antecedentes hereditários e a herança genética do paciente.

Leia as afirmações apresentadas a seguir e atribua V(verdadeiro) e F(falso) àquelas que representam variáveis que, de acordo com Saraceno, podem favorecer ou desfavorecer o êxito das intervenções em saúde mental.

I. Características materiais e organizativas do serviço. ( )

II. Estilo de trabalho da equipe. ( )

III. Solidariedade da rede social e das organizações presentes no contexto do serviço. ( )

IV. Atitude positiva ou negativa para com as iniciativas da equipe, por parte da organização sanitária.( )

  • A.

    I-F … II-V … III-F e IV-V.

  • B.

    I-V … II-F … III-F e IV-V.

  • C.

    I-V … II-V … III-V e IV-F.

  • D.

    I-F … II-V … III-F e IV-F.

  • E.

    I-V … II-V … III-V e IV-V.

Dentre os enunciados apresentados assinale V (verdadeiro) e F (falso) para aqueles que contemplam as características de uma equipe de saúde mental integrada.

I. Hierarquia rígida entre os membros. ( )

II. Comunicação clara e não contraditória. ( )

III. Socialização dos conhecimentos. ( )

IV. Atitude defensiva e repetição estereotipada das intervenções. ( )

V. Discussão e planificação do trabalho. ( )

  • A.

    I-F … II-V … III-V … IV-F e V-V.

  • B.

    I-V … II-F … III-F … IV-V e V-V.

  • C.

    I-V … II-V … III-V … IV-F e V- F.

  • D.

    I-F … II-V … III-F … IV-F e V-V.

  • E.

    I-V … II-V … III-V … IV-V e V-V.

Saraceno considera que a escuta do paciente é a principal característica da atitude

  • A.

    reabilitatória.

  • B.

    de integração da equipe.

  • C.

    de participação

  • D.

    psicoterapêutica.

  • E.

    psicofarmacológica.

Segundo Kaplan (1984), em todas as terapias de atividade, especialmente na terapia ocupacional, se considera como aspecto principal do projeto terapêutico

  • A.

    a realização pessoal do cliente no desenvolvimento de atividades.

  • B.

    a produção de valor social decorrente da colocação de atividades no mercado de trocas.

  • C.

    o processo de realização das atividades.

  • D.

    o ganho econômico propiciado pela venda dos produtos.

  • E.

    os produtos resultantes da realização de atividades.

Micelli, apoiado nas concepções de Winnicott, salienta que a escolha das terapêuticas no campo da saúde mental de crianças e adolescentes requer, como passo inicial, que terapeuta e cliente estabeleçam uma relação que torne possível a

  • A.

    definição do diagnóstico e a avaliação clínica geral.

  • B.

    colaboração da família e da escola.

  • C.

    comunicação e as trocas relacionais.

  • D.

    construção do campo transicional e a definição clara de papéis.

  • E.

    utilização de objetos intermediários e o brincar.

Muitos conceitos propostos por Winniccott são instrumentais no desenvolvimento de projetos terapêuticos conduzidos por terapeutas ocupacionais. Nesses contextos, a função materna denominada de holding corresponde

  • A.

    aos cuidados de higiene, vestuário e alimentação providos pela mãe.

  • B.

    a manipulação do corpo, às carícias e trocas cutâneas múltiplas.

  • C.

    à capacidade da mãe de se colocar à disposição do bebê.

  • D.

    ao amparo e a manutenção física e psíquica da criança.

  • E.

    à capacidade da mãe de colocar à disposição do bebê os objetos de que ele necessita.

"... meus pais estão velhos, mas estão bem física e mentalmente, mas não querem fazer nada, não vão ao cinema, ao teatro, não saem mais de casa e passam o dia à toa, conversando ..."

"... minha avó, depois que teve um AVC, perdeu todo seu interesse pela vida ..."

No contexto da atenção domiciliar, preocupações como essas são freqüentemente dirigidas aos terapeutas pelos familiares e cuidadores, que buscam orientação sobre como contribuir para a melhoria do uso do tempo livre dos idosos ao seu encargo. De acordo com Ferrari (2000), no trabalho de orientação, o terapeuta deve estimular familiares e cuidadores no desenvolvimento de atividades

  • A.

    de vida diária, tecnicamente organizadas segundo a avaliação do terapeuta, e que possibilitem o aumento da responsabilização da família.

  • B.

    de vida prática, necessárias à manutenção da autonomia do idoso e voltadas para a melhoria de sua qualidade de vida.

  • C.

    especializadas, que são ensinadas aos familiares e cuidadores de forma a possibilitar que esses realizem ações que antes eram desenvolvidas na atenção ambulatorial.

  • D.

    cotidianas simples e acessíveis, que respeitem a vontade e o interesse, sejam dotadas de significado e satisfaçam necessidades afetivas e de realização dos idosos.

  • E.

    orientadas pelo médico e voltadas para a prevenção das perdas funcionais e psico-relacionais vividas pelo idoso.

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