Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia as afirmações apresentadas a seguir e atribua V (verdadeiro) e F (falso) àquelas que apresentem aspectos pertinentes à problemática da avaliação e adaptação do ambiente doméstico no contexto da atenção domiciliar ao idoso.
I. ( ) As modificações ambientais devem acontecer como parte de um processo terapêutico para minimizar os riscos de recusa do uso das adaptações e a insatisfação do cliente.
II. ( ) O uso inapropriado do ambiente é menos importante do que os riscos ambientais per se. Isto se deve a um julgamento adequado das características do ambiente.
III. ( ) Os idosos apresentam facilidade de adaptação e funcionamento às situações ambientais adversas, o que contribui para a prevenção de quedas e acidentes domésticos.
IV. ( ) Os idosos tendem a ter uma performance de equilíbrio ruim quando há privação de informações sensoriais ou quando as informações geram confusão.
I-F II-V III-F e IV-V.
I-V II-F III-F e IV-V.
I-V II-V III-V e IV-F.
I-F II-F III-V e IV-F.
I-V II-V III-V e IV-V.
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Os profissionais de saúde que atuam no domicílio devem investigar as condições do ambiente domiciliar e utilizar estratégias educativas para prevenção de acidentes, uma vez que os idosos são mais suscetíveis a tais eventos. De acordo com Rodrigues e Mendes (2000), a prevenção de acidentes deve levar em consideração dois aspectos fundamentais, que são
a capacidade de deambulação do idoso nos espaços intra e extra domésticos e sua condição cognitiva.
o nível socioeconômico do idoso e a dinâmica de responsabilização familiar sobre os cuidados domiciliares.
a avaliação neurológica e o processo de perdas sensoriais do paciente.
o processo de senescência e senilidade e a avaliação do ambiente doméstico.
a avaliação dos cenários de vida e a opinião do cliente sobre as dificuldades encontradas em seu ambiente doméstico.
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De acordo com Ferrari (2000), são aspectos relacionados às alterações de memória no idoso
a diminuição da atenção e o desgaste natural dos órgãos dos sentidos.
o uso de medicamentos e as lesões cerebrais.
as perdas funcionais e a redução dos estímulos ambientais.
as famílias que apresentam alto nível de emoções expressas e a baixa auto-estima.
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A estratégia de treinamento de memória visa produzir estímulos para melhorar a memória de idosos. São passos de um processo de treino de memória:
a avaliação neurológica e a aplicação de programa pedagógico para aumentar o conhecimento e controle sobre a memória.
a avaliação sensorial e o desenvolvimento de exercícios de psicomotricidade.
a avaliação da memória, o treino baseado no registro, o armazenamento e a evocação de informações.
a avaliação médica e a ativação da memória por meio da realização de tarefas que exigem grande atenção.
avaliação cinesiológica e a educação dos familiares para auxiliar o idoso no uso de marcadores de memória.
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A memória semântica é aquela que
se refere ao conjunto dos procedimentos necessários para a realização das habilidades motoras.
corresponde aos conhecimentos ligados a um determinado contexto espaço-temporal.
propicia a retenção temporária das informações.
possibilita a preservação da informação durante qualquer intervalo de tempo.
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