Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Nas vias não iluminadas, o condutor deve usar luz alta, exceto, ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.

  • B.

    O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz alta durante a noite e durante o dia, nos túneis providos de iluminação pública.

  • C.

    A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, tem como único objetivo a intenção de cortar o veículo da frente.

  • D.

    Durante neblina ou chuva forte, o condutor manterá, obrigatoriamente, a luz alta do veículo.

  • E.

    O condutor utilizará luz alta em situações de imobilização e emergência.

Considerando as características dos modos de transporte, podemos afirmar que:

I - O modo aéreo é o mais adequando para garantir melhor nível de serviço.

II - O modo ferroviário apresenta maiores economias de escala que o modo rodoviário.

III - Os modos marítimo e hidroviário apresentam alto consumo energético.

IV - O modo rodoviário é mais flexível que o modo aéreo.

V - O modo ferroviário é o mais adequado na operação de coleta de mercadorias.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II, III e IV;

  • B.

    I, II e IV;

  • C.

    II e IV;

  • D.

    I, III e IV;

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Em que situação, o condutor NÃO poderá ultrapassar veículos?

  • A. Em vias de sentido único.
  • B. Nos trechos em curvas.
  • C.

    Nas pontes, nos viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização, permitindo a passagem.

  • D. Em aclives.
  • E.

    Em local de embarque ou de desembarque de passageiros.

Em relação aos procedimentos que devem ser adotados aos veículos mais lentos quando em fila, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Normal, igual aos demais veículos.

  • B.

    Mantendo-se a distância suficiente entre si, para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

  • C.

    Mantendo-se a distância de 50 metros entre os veículos.

  • D.

    Mantendo-se a velocidade de 10 quilômetros.

  • E.

    Devem deslocar-se para a faixa direita, sem acelerar a marcha.

Acerca do transporte de passageiros em veículos de carga, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O transporte de passageiros em veículos de carga, remunerado ou não, poderá ser autorizado eventualmente e a título precário.

  • B.

    A autorização para transporte de passageiros em veículos de carga não pode ser concedida para viagem cuja data ultrapasse a validade do CRLV.

  • C.

    As migrações internas decorrentes de assentamento agrícola de responsabilidade do governo e as viagens por motivos religiosos, quando não houver condições de atendimento por transporte de ônibus, são hipóteses tratadas como exceção para fins de transporte de passageiros em veículos de carga.

  • D.

    São duas as condições mínimas para a concessão de autorização para o transporte de pessoas em veículos de carga: carroceria, com guardas altas em todo o seu perímetro, fabricadas em material de boa qualidade e resistência estrutural, e cobertura com estrutura em material de resistência adequada.

  • E.

    Para o transporte de passageiros em veículos de carga não poderão ser utilizados os denominados basculantes e os boiadeiros.

Em que situação, o condutor do veículo utilizará o pisca-alerta?

  • A. Em imobilização ou em situações de emergência.
  • B. Somente durante a noite.
  • C. Para fazer as advertências necessárias.
  • D. Fora das áreas urbanas.
  • E.

    Apenas em locais desprovidos de iluminação pública.

Considerando as principais regras para regulação de preços, assinale a alternativa que apresenta corretamente as regras tarifárias empregadas tradicionalmente.

  • A.

    tarifação a custo dos fatores e a custo médio / regulação por atividade econômica;

  • B.

    tarifação a preços de mercado e a custo total / regulação por decreto;

  • C.

    tarifação a custo dos fatores e a custo marginal / regulação por desempenho;

  • D.

    tarifação a custo de serviço e a custo marginal / regulação por incentivos;

  • E.

    tarifação a preços de mercado e a custo médio / regulação por incentivos.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Não será obrigatória a expedição de novo certificado de Registro de Veículos, quando houver mudança de categoria.

  • B.

    Poderá ser expedido novo certificado de Registro de Veículo, independente de débitos fiscais ou multas de trânsito.

  • C.

    É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual.

  • D.

    O licenciamento é obrigatório para os veículos de uso bélico.

  • E.

    No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito de Estado, dentro de um prazo de 45 dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas.

Analisando o comportamento da demanda em um segmento de transporte, observa-se que não haverá modificações no equilíbrio do consumidor, ou seja, o equilíbrio permanecerá estável enquanto as variáveis objetivas e subjetivas pertinentes ao processo permaneçam inalteradas. Assinale a alternativa que apresenta todas as possíveis causas ou combinações delas para o deslocamento do ponto de equilíbrio:

  • A.

    efeito-renda, efeito-preço e efeito-substituição;

  • B.

    custo total, custo marginal e compensações de custo;

  • C.

    custo médio, custo marginal e custo total;

  • D.

    desempenho, nível de serviço e custo total;

  • E.

    ocupação, ponto de nivelamento e compensações de custo.

Assinale a alternativa que identifica a situação do motorista que teve suspenso o seu direito de dirigir, por ter cometido delito de trânsito.

  • A.

    O infrator pagará multa de, até, 10 salários mínimos.

  • B.

    O infrator pagará multa, taxas e responderá a processo penal.

  • C.

    O infrator será submetido a curso de reciclagem nos termos da legislação.

  • D.

    O infrator não será submetido a qualquer penalidade.

  • E.

    O infrator será submetido, apenas, à penalidade de advertência.

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