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Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta a principal causa de redução da demanda pela modalidade ferroviária de carga no período anterior às privatizações:
altos custos de implantação;
altos custos operacionais;
baixa confiabilidade;
baixa mobilidade;
baixa acessibilidade.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
O que significa "Deslocamento Lateral"?
A transposição de faixas, movimento de conversão à direita, à esquerda e retornos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta as fontes de recursos para a construção e a manutenção de rodovias federais:
tributos e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico CIDE;
pedágio e Fundo Rodoviário Nacional;
pedágio e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico CIDE;
tributos e Fundo Rodoviário Nacional;
tributos e pedágio.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
Assinale a alternativa CORRETA.
Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da esquerda destinadas ao deslocamento de veículos mais lentos, e os da direita destinados à ultrapassagem e ao deslocamento de veículos de maior velocidade.
Os veículos precedidos de batedores trafegam normalmente, sem prioridade de passagem.
Quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário.
Os veículos que se deslocam sobre trilhos não terão preferência de passagem sobre os demais.
Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam, apenas, de livre parada no local do serviço, sem direito ao estacionamento.
Se estacionar veículo em aclive ou declive, não estando devidamente freado e sem calço de segurança, quando se tratar de veículo com peso bruto total superior a três mil e quinhentos quilogramas, um condutor cometerá uma infração ________ e terá como medida administrativa a ______________.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
São componentes da infra-estrutura rodoviária:
lastro, ILS e sub-lastro;
dormentes, lastro e sub-base;
base, reforço do sub-leito e lastro;
sub-leito, sub-base e revestimento;
revestimento, base e lastro.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem
no caso de rotatória, aquele que estiver circulando fora dela.
no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela.
no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando fora dela.
A figura mostra dois veículos trafegando por uma via devidamente sinalizada. Caso o condutor de um dos veículos passe pelo local a 100 km/h, sendo que a velocidade máxima permitida é de 70 km/h, cometerá uma infração
Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta a solução corretamente justificada para o problema abordado.
A existência de mercados em número suficiente diz respeito diretamente ao problema das externalidades. De forma geral, há uma externalidade sempre que uma atividade de natureza econômica de um agente gerar um custo ou um benefício, sem que o agente em questão tenha que arcar com este custo ou possa ser remunerado pelo benefício. Assim, externalidades surgem em função da ausência de um mercado que determine a alocação deste custo ou benefício. Quando isto ocorre, custos e benefícios que poderiam ser minimizados ou maximizados socialmente deixam de sê-lo, e o mercado falha na sua tarefa de gerar um ótimo paretiano.Não se recomenda a atividade regulatória do Estado, pois, ao estabelecer preços, quantidades, padrões de qualidade ou, metas de investimento, causaria uma interferência inútil ou nociva na busca do auto-interesse;
Recomenda-se a interferência econômica do Estado através de impostos, subsídios, regulação de quantidades, etc., de forma a promover um nível superior de bem estar social;
Não se recomenda a atividade regulatória do Estado a busca do interesse individual através da atividade econômica, produzindo e trocando bens, conduziria necessariamente ao bem comum;
Recomenda-se a interferência econômica do Estado para evitar a formação de monopólio;
Não recomenda-se a interferência econômica do Estado pois na situação apresentada não existe o risco de formação de monopólio.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2008
Nas vias providas de acostamento, onde não existem locais apropriados para conversão à esquerda e operação de retorno, o condutor deve:
aguardar no acostamento à esquerda, sinalizando por meio de luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.
prosseguir viagem e realizar a manobra pretendida somente em local apropriado.
aguardar no acostamento à direita para realizar a manobra pretendida com segurança.
deslocar-se, gradativamente, do eixo da pista para a esquerda, sinalizando por meio de luz indicadora de direção de seu veículo, ou através de gesto convencional de braço, até completar, com segurança a manobra pretendida.
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