Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Com relação ao transporte urbano, julgue os itens que se seguem.

No cálculo tarifário, a tarifa é obtida pela soma dos custos variáveis com o quociente dos custos fixos pelo IPK.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todo condutor deverá, ao efetuar uma ultrapassagem:

  • A. deverá verificar se nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo;
  • B. deverá verificar se quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro;
  • C.

    utilizar os trechos da via indicados com faixa contínua;

  • D.

    poderá indicar com antecedência a manobra pretendida por meio de gesto convencional de braço;

  • E.

    deverá afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa a uma distância lateral mínima de um metro.

Considera-se infração de trânsito e acarreta multa, o fato de o condutor desobedecer à maioria dos sinais inscritos nas placas de

  • A. orientação.
  • B. educação.
  • C. advertência.
  • D. regulamentação.

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica é considerada:

  • A. Infração grave.
  • B. Infração gravíssima.
  • C. Infração grave com penalidade de multa.
  • D. Infração grave sem penalidade de multa.

Com relação ao transporte urbano, julgue os itens que se seguem.

No financiamento de um projeto de transporte urbano da CBTU por meio de uma parceria público-privada nos moldes previstos pela Lei n.º 11.079/2004, um seguro-garantia concedido pela Caixa Econômica Federal pode garantir as obrigações pecuniárias da União.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenho representado está regulamentando o sentido a seguir que, de acordo com a placa, é

  • A. o sentido de circulação na rotatória.
  • B. a passagem obrigatória.
  • C. o sentido de circulação da via.
  • D. siga à esquerda.

Qual a distância permitida para marcha ré?

  • A. O máximo de 3 metros.
  • B. O máximo de 8 metros.
  • C.

    Não há previsão legal para o espaço regular da distância permitida.

  • D.

    Somente o espaço mínimo para pequenas manobras.

Os modelos usados para o planejamento das redes de transporte urbano tiveram um grande desenvolvimento nas últimas décadas. A necessidade de sofisticar os modelos, usados tanto para a quantificação da demanda de viagens quanto para a simulação da escolha de rotas nas redes de transporte urbano, resultou na introdução de muitas variáveis aos processos, já baseados originalmente em quatro passos: geração/atração de viagens, distribuição das viagens, escolha modal e alocação de viagens. Com esse crescimento de variáveis e do número de modelos matemáticos implementados, foram criados softwares flexíveis o suficiente para suportar e comparar diferentes cenários concebidos. Considerando as possibilidades oferecidas por essas ferramentas de planejamento multimodal de transportes, a CPTM implantou o software EMME/2 para apoiar as decisões do planejamento do futuro de sua rede e realizar estimativas dos padrões operacionais do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo. Esse sistema oferece a toda a CPTM a possibilidade de simular o comportamento do usuário, em face do incremento da oferta de transporte coletivo (ou infra-estrutura para transporte individual) na área de abrangência (RMSP) e horizontes definidos para o estudo. Por meio de um processo de calibração do modelo, a partir de dados reais dos padrões operacionais vigentes nos sistemas disponíveis, são ajustados os parâmetros do instrumento, de forma que, quando da representação de potenciais alternativas relativas à oferta de transporte, a demanda prevista para o horizonte de estudo seja alocada de forma compatível com os modelos de escolha típicos dos usuários atendidos.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

O processo de elaboração de um plano de mobilidade se divide nas fases de concepção, análise, simulações e seleção das propostas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As placas aqui representadas são as duas únicas placas com formato diferente, ou seja, não são circulares e nem quadradas, mas são consideradas placas de

  • A. advertência.
  • B. regulamentação.
  • C. indicação.
  • D. educativas.

Quando uma pista de trânsito comportar várias faixas de trânsito no mesmo sentido, ficarão as da esquerda destinadas:

  • A.

    Aos veículos de transporte coletivo, aos de maior velocidade e aos veículos pesados.

  • B.

    Aos veículos de menor velocidade e aos veículos de carga.

  • C.

    À ultrapassagem regulamentar e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.

  • D.

    Aos veículos de menor velocidade e aos ônibus.

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