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A sinalização de advertência tem por finalidade alertar os usuários da via sobre as condições potencialmente perigosas. A alternativa que corresponde à seqüência correta das seguintes placas de advertência é:
1) curva à esquerda; 2) sentido de circulação; 3) confluência à esquerda.
1) curva acentuada à esquerda; 2) curva à esquerda; 3) entroncamento oblíquo à esquerda.
1) curva à esquerda; 2) circulação obrigatória à direita; 3) via lateral à esquerda.
1) via lateral à esquerda; 2) vire à direita; 3) confluência à esquerda.
Trânsito e Serviço de Transporte - Mecânica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
A figura a seguir mostra um sistema de freio motor utilizado em veículos de grande porte que utilizam o óleo diesel como combustível. Caso a borboleta trave, impedindo a passagem dos gases, poderá ocasionar
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Diferentemente do que acontece na maioria das grandes metrópoles mundiais, a base do transporte público na cidade de São Paulo é o ônibus. A frota do sistema de transporte urbano sobre pneus conta atualmente com cerca de 11 mil ônibus e é responsável pelo deslocamento de 3,9 milhões de passageiros/dia. A cidade de São Paulo é servida por cerca de 1.200 linhas regulares, que se distribuem ao longo de quase quatro mil quilômetros de ruas e avenidas — de um total de 13,5 mil quilômetros de rede viária urbana — e que utilizam uma frota na qual estão incluídos desde microônibus para vinte passageiros até os grandes biarticulados que transportam mais de duzentas pessoas ao mesmo tempo. Em comparação com os cerca de quatro milhões de embarques por dia, do sistema de ônibus, o metrô, com suas três linhas e cerca de 50 quilômetros de rede, não atinge nem a metade desse número. As crescentes dificuldades de circulação dos ônibus vêm sendo, porém, responsáveis pela gradativa e constante queda de qualidade do serviço prestado pelo sistema. Isso se reflete em dilatação do tempo de viagem, ociosidade ou superlotação da frota — conforme o local e horário — tempos de espera excessivos, desconforto e insegurança. Como não poderia deixar de ser, isso tudo resulta na perda de passageiros e de receita.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir, referentes à programação de serviços de transporte coletivo.
Obtém-se a velocidade operacional de uma linha dividindose o comprimento da linha pelo tempo de percurso.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sinalização de trânsito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Com relação a esse subsistema de sinalização viária, assinale a opção correta.
A sinalização horizontal é apenas de advertência; por isso, seu descumprimento não significa infração nem acarreta multa.
Na sinalização de separação de fluxos opostos em um trecho em que seja proibido ultrapassar, o leito da via é dividido com faixa branca contínua.
Em trecho com duas ou mais faixas de circulação no mesmo sentido e separadas por faixas contínuas, sob condições normais de circulação, são proibidas a ultrapassagem e a transposição de faixas.
No encontro de vias mostrado na figura a seguir, a sinalização triangular na parte inferior significa
esquerda.
Assinale a alternativa que corresponde à placa que determina "passagem obrigatória":
Trânsito e Serviço de Transporte - Mecânica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
A figura a seguir mostra uma bomba injetora instalada em motores diesel utilizadas em caminhões e ônibus. Um dos defeitos mais comum nesse sistema de alimentação é conhecido como entrada de ar no sistema, que poderá
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Diferentemente do que acontece na maioria das grandes metrópoles mundiais, a base do transporte público na cidade de São Paulo é o ônibus. A frota do sistema de transporte urbano sobre pneus conta atualmente com cerca de 11 mil ônibus e é responsável pelo deslocamento de 3,9 milhões de passageiros/dia. A cidade de São Paulo é servida por cerca de 1.200 linhas regulares, que se distribuem ao longo de quase quatro mil quilômetros de ruas e avenidas — de um total de 13,5 mil quilômetros de rede viária urbana — e que utilizam uma frota na qual estão incluídos desde microônibus para vinte passageiros até os grandes biarticulados que transportam mais de duzentas pessoas ao mesmo tempo. Em comparação com os cerca de quatro milhões de embarques por dia, do sistema de ônibus, o metrô, com suas três linhas e cerca de 50 quilômetros de rede, não atinge nem a metade desse número. As crescentes dificuldades de circulação dos ônibus vêm sendo, porém, responsáveis pela gradativa e constante queda de qualidade do serviço prestado pelo sistema. Isso se reflete em dilatação do tempo de viagem, ociosidade ou superlotação da frota — conforme o local e horário — tempos de espera excessivos, desconforto e insegurança. Como não poderia deixar de ser, isso tudo resulta na perda de passageiros e de receita.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir, referentes à programação de serviços de transporte coletivo.
O tempo de ciclo de uma linha de transporte coletivo é igual à soma do tempo da viagem de ida, do tempo de viagem de volta, do tempo parado no primeiro terminal e do tempo do segundo terminal.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sinalização de trânsito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A sinalização tem a seguinte ordem de prevalência: I as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III os gestos dos condutores sobre a sinalização vertical; IV as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito. A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
Trânsito e Serviço de Transporte - Mecânica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Os pneus podem causar desconforto ao dirigir, perda de tração e estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu, quando
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos serviços urbanos, julgue os itens seguintes.
As linhas primárias de distribuição de energia são as que operam com as tensões mais elevadas, tendo como função principal não só o transporte de energia entre os centros de produção e os centros de consumo, mas também a interligação de centros de produção.
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