Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Caso o operador necessite perfurar uma valeta de forma transversal em um terreno acidentado o ideal é:

  • A.

    Amarrar a máquina com cabos de aço, e depois iniciar os trabalhos.

  • B.

    Avisar ao encarregado que não há como perfurar uma valeta no local.

  • C.

    Calçar a lateral da máquina com tocos, e depois iniciar os trabalhos.

  • D.

    Preparar uma superfície nivelada, e depois iniciar os trabalhos.

Nas rodovias não sinalizadas a velocidade será:

  • A.

    10 km/hora para automóveis e motocicletas; 90 km/hora para ônibus, microônibus e camionetas; 80 km/hora para os demais veículos.

  • B.

    110 km/hora para automóveis, camionetas e motocicletas; 90 km/hora para ônibus e microônibus; 80 km/hora para os demais veículos.

  • C.

    110 km/hora para automóveis, camionetas e motocicletas; 90 km/hora para ônibus e microônibus; 70 km/hora para os demais veículos.

  • D.

    110 km/hora para automóveis, camionetas; 90 km/hora para ônibus, microônibus e motocicletas; 80 km/hora para os demais veículos.

Sensores de CO:

  • A.

    Quando acoplados ao escapamento do veículo em funcionamento, esses aparelhos medem as concentrações dos principais gases resultantes da combustão.

  • B.

    Dispositivo que mede, por comparação, a quantidade de fumaça que o veículo está emitindo.

  • C.

    Aparelho que mede, em decibéis, o nível de ruído emitido pelo veículo, tanto pelo escapamento quanto pelos equipamentos de som.

  • D.

    Nenhuma das alternativas anteriores.

Em relação às regras gerais de circulação de transito responda:

  • A.

    O condutor deverá manter distancia de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos.

  • B.

    A distancia de segurança deve obedecer a sinalizações da via quanto ao clima e quantidade de fluxo de veículos variando entre trinta e oitenta metros.

  • C.

    Em caso de rotatória, se não houver sinalização terá a preferência quem for entrar nela.

  • D.

    Em cruzamentos não sinalizados a preferência sempre será do veiculo que esta a esquerda do condutor.

No recebimento de material fornecido a granel é comum o uso de balanças rodoviárias. Nos casos em que estas estão disponíveis, o controle preciso da quantidade de material entregue, em massa, é feito realizando a

  • A.

    diferença entre a tara do caminhão e a massa líquida obtida na pesagem eletrônica feita no endereço do recebedor.

  • B.

    subtração da tara média de um determinado modelo de caminhão do valor da carga bruta obtida na balança do recebedor.

  • C.

    subtração do valor médio histórico da carga bruta dos caminhões carregados com este material que se está recebendo do valor obtido na balança do recebedor.

  • D.

    comparação dos valores obtidos do caminhão carregado, na balança do fornecedor, com o valor obtido na pesagem eletrônica feita na rodovia na qual ocorreu o transporte.

  • E.

    pesagem do caminhão carregado, descontando-se a tara do caminhão, após o que, os dados constantes do ticket de saída do fornecedor são comparados com o ticket emitido na balança do recebedor.

Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

1. no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;

2. a circulação far-se-á pelo lado direito da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas;

3. no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

4. nos demais casos, o que vier pela direita do conduto

  • A.

    Todos os itens estão corretos

  • B.

    Os itens 1, 3 e 4 estão incorretos

  • C.

    Nenhum dos itens está correto

  • D.

    Apenas o item 2 está incorreto

  • E.

    Somente o item 3 está correto

Volume médio diário (VMD) é o volume registrado em um dia (24 horas) e poderá ser utilizado para

  • A.

    estimar receitas para implantação de pedágio.

  • B.

    determinar índices de acidentes.

  • C.

    avaliar o número de acidentes.

  • D.

    classificar os veículos.

As contagens que registam o número de veículos que circulam por um trecho de via, independentemente de seu sentido, agrupando-os geralmente pelas suas diversas classes, e são empregadas para o cálculo de volumes diários, preparação de mapas de fluxo e determinação de tendências do tráfego, são denominadas

  • A.

    classificatórias.

  • B.

    direcionais.

  • C.

    globais.

  • D.

    parciais.

Num traçado em perfil de uma rodovia, o cálculo do comprimento mínimo das curvas verticais baseia-se na determinação de alturas referenciais de visibilidade. Assim, é correto afirmar que, para as curvas

  • A.

    côncavas, determina-se a altura da vista do motorista em relação à pista e a altura do obstáculo sobre a pista.

  • B.

    côncavas, determina-se apenas a altura do obstáculo sobre a pista.

  • C.

    convexas, determina-se apenas a altura dos faróis em relação à pista.

  • D.

    convexas, determina-se a altura da vista do motorista em relação à pista e a altura do obstáculo sobre a pista.

São órgãos normativos do trânsito, EXCETO:

  • A.

    CETRAN: Conselho Estadual de Trânsito.

  • B.

    CONTETRAN: Conselho Territorial de Trânsito.

  • C.

    CONTRADIFE: Conselho de Trânsito do Distrito Federal.

  • D.

    CONTRAN: Conselho Nacional de Trânsito.

  • E.

    DETRAN: Departamento de Trânsito.

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