Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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A sinalização vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via. Assinale a opção que apresenta a classificação da sinalização vertical segundo a sua função.

  • A.

    Indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir mensagens educativas, dentre outras, de maneira a ajudar o condutor em seu deslocamento.

  • B.

    Regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da cidade.

  • C.

    Advertir os condutores sobre condições com potencial risco existente nos polos geradores de tráfego ou nas suas proximidades, tais como escolas e passagens de pedestres.

  • D.

    Fornecer informações que permitam aos usuários das instalações de transporte adotar comportamentos adequados.

Segundo Pozo (2007, p. 178), "a análise de custo-benefício é fator determinante na escolha do melhor modal para movimentação e distribuição dos nossos produtos". O transporte aeroviário apresenta baixo custo de instalação e elevado custo operacional; registra grande flexibilidade e permite o acesso a pontos isolados do país, com alta velocidade operacional. Porém apresenta algumas desvantagens, dentre as quais, podemos citar

  • A.

    acidentes ambientais.

  • B.

    menor capacidade de carga.

  • C.

    maior impacto ambiental.

  • D.

    segurança no transporte.

A taxa de motorização é um indicador geral de desenvolvimento não específico da atividade de transportes. É correto definir essa taxa como o número total de

  • A.

    veículos/100 habitantes.

  • B.

    veículos/10 habitantes.

  • C.

    veículos/1.000 habitantes.

  • D.

    veículos/10.000 habitantes.

Os benefícios advindos da construção ou melhoramento de uma rodovia podem ser quantificados a partir da redução do número de acidentes, dentre outros. Contudo, para conhecer os custos de acidentes, temos a necessidade de definir, monetariamente, o valor de uma vida. Numa avaliação socioeconômica de uma rodovia, a determinação de um valor mínimo para a vida humana deve considerar relevante:

  • A.

    Os percentuais de pesar, dor e sofrimento com base na gravidade dos acidentes.

  • B.

    As despesas com funerais e traslado de corpo.

  • C.

    O valor da apólice de seguro de vida da vítima.

  • D.

    A perda de rendimentos gerados pelo indivíduo, caso não tivesse falecido.

O Plano Nacional de Viação atribuiu ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem a definição de critérios para a designação técnica das rodovias. Assim, o DNER instituiu uma nomenclatura considerando o traçado geral das rodovias em relação ao mapa do Brasil. Assinale a opção em que essa nomenclatura está corretamente definida e exemplificada.

  • A.

    As rodovias federais que têm origem em Brasília pertencem a categoria das rodovias radiais. Exemplo: BR-140.

  • B.

    As rodovias federais que têm direção geral Norte-Sul pertencem a categoria das rodovias longitudinais. Exemplo: BR-226.

  • C.

    As rodovias estaduais que têm direção geral Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste pertencem a categoria das rodovias diagonais. Exemplo: RN-304.

  • D.

    As rodovias federais que não se enquadram nas categorias radiais, longitudinais, transversais ou diagonais, integram a categoria das rodovias de ligação. Exemplo: BR-406.

O Plano Nacional de Viação, a partir da versão de 1973, tornou-se um referencial para o setor de transportes no Brasil. É correto afirmar que o PNV definiu:

I O Sistema Nacional de Viação, compreendendo apenas estrutura operacional, sendo constituído pelos sistemas Rodoviário, Ferroviário, Portuário, Hidroviário e Aeroviário.

II O sistema Rodoviário Nacional, constituído pelos sistemas rodoviários federal, estadual e municipal, colocando, sob jurisdição do DNER, todas as rodovias desse sistema.

III A revisão dos Planos Rodoviários dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a fim de compatibilizá-los com o PNV, caso contrário, teriam retidas as parcelas de recursos tributários que lhes cabiam.

Marque a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmação II está correta.

  • B.

    Apenas as afirmações I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas a afirmação III está correta.

  • D. As afirmações I, II e III estão corretas.

O transporte é eficaz quando atende as necessidades dos clientes. Vários fatores interferem na sua eficiência. Podemos definir um desses elementos como a ciência de fazer chegar o material certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo, nas condições adequadas e ao custo mínimo. Estamos falando a respeito de

  • A.

    logística.

  • B.

    viabilidade.

  • C.

    modalidade.

  • D.

    manobrabilidade.

A palavra “transporte” tem origem no latim e significa “mudança de lugar”. Assim, transportar é conduzir, levar pessoas ou cargas de um lugar para outro. Tecnicamente, trata-se de um conjunto formado pelos seguintes elementos:

  • A.

    Trânsito, passagens de nível, estudo de segurança e capacidade das vias.

  • B.

    Estudo de sinalização, vias rurais, vias urbanas e projeto geométrico.

  • C.

    Meio de transporte, via de transporte, instalações e sistema de controle.

  • D.

    Meio de transporte, estudo de segurança, estudo de sinalização e trânsito.

A escolha de um modal que atenda de maneira mais adequada à frequência que representa a possibilidade medida em número de vezes que um modal pode ser utilizado num dado horizonte de tempo, é classificada como:

  • A.

    Aeroviário.

  • B.

    Dutoviário.

  • C.

    Rodoviário.

  • D.

    Hidroviário.

Conhecer e atender as necessidades de transportes de uma determinada região é objetivo do planejamento de transportes que pode abranger, em ordem de execução, as etapas de

  • A.

    coleta de dados, escolha dos modelos de avaliação e avaliação das alternativas geradas.

  • B.

    formulação do problema, avaliação das soluções escolhidas e validação dos modelos de avaliação.

  • C.

    calibração de modelo de soluções, geração de soluções e validação dos modelos de avaliação.

  • D.

    geração de soluções, validação dos modelos de avaliação e implementação da solução escolhida.

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