Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que a habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados em órgão ou entidade executivos do Estado, e que existe um período de validade do documento, assinale a alternativa adequada a essa exigência.
A validade da CNH não está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental. Se renova a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado.
A validade da CNH está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental. É renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado.
A validade da CNH está condicionada ao prazo de vigência do exame médico. Se renova a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado.
A validade da CNH não está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental. Se renova a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de setenta anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado
Sabendo-se que o trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedece a determinadas normas, tem-se que os veículos destinados a socorros de incêndio, as ambulâncias e os de polícia:
têm prioridade, gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando identificados por dispositivos de alarme sonoro e luz vermelha intermitente, quando em serviço de urgência.
têm prioridade no trânsito, devendo obedecer às regras de circulação e à Legislação de Trânsito como qualquer outro tipo de veículo.
só têm prioridade e trânsito livre quando estiverem protegidos por batedores e identificados por dispositivos.
gozam de livre trânsito e estacionamento em qualquer situação porque atendem emergências.
O condutor que deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo, está cometendo:
uma falta leve, que deve ser relevada se não provocar acidente.
uma infração de trânsito que será punida com retenção do veículo.
uma infração que será punida com multa e apreensão da Carteira Nacional de Habilitação.
uma infração de trânsito grave que será punida com multa.
Aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos no Código de Trânsito Brasileiro - CTB - , aplicam-se as normas gerais do Código Penal e do Código de Processo Penal, se o Capítulo XIX do CTB não dispuser de modo diverso, bem como a Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no que couber. Dentre as alternativas abaixo, qual delas caracteriza crime de trânsito:
Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus.
Promover, na via, competição esportiva, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.
Conduzir veículo automotor, na via pública, sob a influência de álcool ou substância de efeitos análogos, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem.
Dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.
Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito do Código de Trânsito Brasileiro, da legislação complementar ou das resoluções do CONTRAN. Baseado nesta premissa, pode-se afirmar que a responsabilidade pelas infrações decorrentes de atos praticados na direção dos veículos cabe:
ao proprietário do veículo.
ao condutor.
à pessoa que assumir a responsabilidade pela infração.
ao proprietário do veículo e ao condutor.
É um crime de trânsito
dirigir veículo automotor, em via pública, quando o direito de dirigir estiver cassado, gerando perigo de dano.
dirigir em velocidade acima de 20% do limite regulamentado.
circular pela contramão de direção.
transportar em veículo destinado ao transporte de passageiros, com carga excedente.
conduzir motocicleta, transportando passageiro sem o capacete de segurança.
Um proprietário de veículo, que teve o seu recurso relativo a uma infração de trânsito indeferido pela Jari municipal, pode interpor novo recurso para apreciação por meio do
Cetran - Conselho Estadual de Trânsito.
Contran - Conselho Nacional de Trânsito.
Detran - Departamento Estadual de Trânsito.
Denatran - Departamento Nacional de Trânsito.
Prefeito Municipal.
A penalidade aplicada a uma infração leve ou média pode ser substituída, desde que não seja em reincidência na mesma infração nos últimos doze meses,
pela freqüência a um curso de reciclagem, sobre legislação de trânsito.
pela doação de uma cesta básica à comunidade carente.
por uma multa com abatimento de dois terços do valor.
por uma multa com abatimento da metade do valor.
por uma advertência por escrito.
O prazo para expedição, pelo órgão de trânsito, da notificação da autuação por infração de trânsito é de
15 dias.
20 dias.
30 dias.
40 dias.
60 dias.
A penalidade de suspensão do direito de dirigir pode ser aplicada ao condutor que
atingir, no mínimo, 22 pontos.
estiver circulando numa via coletora em velocidade acima de 20% da estabelecida.
atingir, no mínimo, 15 pontos.
estiver circulando numa via arterial em velocidade acima de 20% da estabelecida.
atingir, no mínimo, 25 pontos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...