Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas zonas de emprego e da área central, a medida da in-tensidade do uso do solo é feita:
Em termos de número de habitações;
Em termos de quantidade de veículos;
Em termos de quantidade de veículos e pedestres;
Em termos da taxa de uso ou do índice espacial.
É (são) equipamento(s) obrigatório(s) dos veículos automotores:
Espelhos retrovisores internos e externos.
Extintor de incêndio.
Silenciador de ruídos de motor a combustão.
Velocímetro.
Todas as respostas anteriores estão corretas.
"Fluxo interzonal" refere-se à parte do processo de planeja-mento de transportes que relaciona um certo número de via-gens com origem numa determinada zona X um determinado número de viagens com destino em outras zonas. Na termino-logia brasileira, também é conhecido como:
Fluxo de rede;
Fluxo de transporte;
Distribuição de viagens;
Distribuição de transporte planejado.
NÃO é equipamento obrigatório de um veículo:
Espelho retrovisor interno.
Freio de estacionamento.
Pala interna de proteção contra o sol para passageiro.
Pára-choque dianteiro.
Iluminação da placa traseira.
A parte do processo que atribui um dado número de viagens a um determinado sistema ou rede de transportes, é denomi-nada, segundo Michael Bruton:
Atribuição de processo;
Atribuição de tráfego;
Atribuição de manejamento;
Atribuição de demanda.
Dentre os conceitos abaixo, qual é o mais utilizado para estimar a proporção de viagem que será efetuada por automó-veis?
Custos generalizados;
Custos derivados;
Custos de viabilização;
Custos futuros.
O órgão máximo normativo do Sistema Nacional de Trânsito é:
o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran.
O Conselho Nacional de Trânsito – Conatran.
O Ministério da Justiça.
O Departamento Nacional de Trânsito – Detran.
A Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran.
No processo de coleta de dados básicos para um planeja-mento de transportes, antes que os dados de uso do solo, po-pulação, padrões econômicos e de viagens possam ser cole-tados, é necessário que se defina, prioritariamente:
A área para a qual o estudo de transportes será dirigido;
O padrão de viagens de qualquer mês;
O estudo de pesquisa domiciliar;
O tipo de entrevista nas margens das rodovias.
Das alternativas a seguir, pode-se afirmar que, quanto às principais fases de processo de planejamento de transportes, a única afirmação incorreta é:
Formulação explícita de metas e objetivos;
Coleta de dados sobre o uso do solo, população, condições econômicas e padrões de viagens para a situação atual;
Formulação explícita sobre os dados de crescimento da popu-lação urbana;
Estabelecimento de relações quantificáveis entre os movimen-tos e o uso do solo, população e fatores econômicos existen-tes atualmente.
Sobre a capacidade viária, é correto afirmar que "essa capa-cidade é calculável matematicamente e depende de uma série de fatores relativos à via e ao ambiente" (Eduardo Vasconce-los, in "O que é trânsito"). São exemplos desses fatores todas as alternativas abaixo, exceto:
A largura da via;
A geometria da via;
Fatores relativos ao ambiente;
Número de habitantes ao redor da via.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...