Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Assinale a alternativa que melhor expressa as característi-cas de nosso trânsito:

  • A.

    Se vivêssemos numa sociedade em que o horário de trabalho fosse livre, isso se refletiria no trânsito, levando, provavelmen-te, à suavização dos horários de pico;

  • B.

    Uma das características do tráfego é a sua flutuação: ele é muito pequeno de madrugada e somente aumenta no final da tarde;

  • C.

    Somente a alternativa "a" é correta;

  • D.

    As alternativas "a" e "b" são corretas.

No caso de acidente, a energia do choque, que é transmiti-da aos passageiros dos veículos, é proporcional:

  • A.

    Ao triplo do peso do veículo;

  • B.

    À metade da velocidade do veículo;

  • C.

    À exata velocidade do veículo;

  • D.

    Ao quadrado da velocidade do veículo.

Assinale a única alternativa correta. Pelo novo Código de Trânsito Brasileiro, existe previsão legal para que os veículos somente possam ser licenciados se:

  • A.

    Forem adquiridos diretamente das concessionárias;

  • B.

    For comprovada a existência de apenas um proprietário ante-rior;

  • C.

    Utilizarem álcool como combustível;

  • D.

    Forem aprovados na inspeção de segurança e de controle de emissão de poluentes.

O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da Repú-blica, entrando em vigor em:

  • A.

    Janeiro-1999;

  • B.

    Agosto-2000;

  • C.

    Janeiro-1998;

  • D.

    Ainda não entrou em vigor, vez que não foi aprovado pelo Senado.

As vias públicas são superfícies por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central. As Vias Públicas abertas à circulação, de acordo com a sua utilização, são classificam-se em:

  • A.

    vias urbanas e vias rurais.

  • B.

    vias urbanas, vias rurais, vias intermediárias e rodovias.

  • C.

    vias urbanas, vias rurais e vias arteriais.

  • D.

    rodovias, estradas, ruas e avenidas.

  • E.

    rodovias, estradas, caminhos intramunicipais e caminhos intermunicipais.

Para que seja possível haver, no futuro, atitudes compatíveis com as necessidades de segurança de todos, especificamente no tocante ao trânsito, é imprescindível a necessidade de uma educação voltada para esta área. Entretanto, de acordo com Eduardo Vasconcellos, in "O que é trânsito", esta educação deve ocorrer:

  • A.

    Através de repreensão aos condutores de motocicletas e pedestres, exclusivamente;

  • B.

    Através de um programa de voluntariado, patrocinado pelo sindicato dos motoristas;

  • C.

    Como um processo obrigatório do Estado, através de DE-TRAN e DSV;

  • D.

    Como um processo contínuo, para que tenha efetividade real.

As vias no Brasil, são classificadas como:

  • A.

    Centrais e Carroçais;

  • B.

    Locais e Rurais;

  • C.

    Arteriais e Locais;

  • D.

    Urbanas e Rurais.

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas;

Controlar o uso do solo para impedir pontos de "afogamen-tos" ou "estrangulamentos" em áreas de tráfego muito carre-gado, parece bastante difícil, dadas as características e situa-ções em nossa sociedade, como:

  • A.

    A pesada aplicação de leis de trânsito;

  • B.

    O problema de aplicação das leis criminais;

  • C.

    As chamadas "leis de zoneamento", que esbarram no proble-ma da propriedade privada da terra;

  • D.

    No excesso de leis e fiscalização imobiliária, que impedem a ocupação clandestina de áreas urbanas.

Sobre o cinto de segurança, é correto afirmar que:

  • A.

    Quando utilizado, não pode contribuir para diminuir os efeitos de um acidente;

  • B.

    A sua importância deriva do fato básico de que o efeito de um eventual choque do veículo é transmitido aos ocupantes dos veículos devido à inércia dos mesmos, que os faz serem lan-çados à frente;

  • C.

    O uso do cinto de segurança não pode evitar que um choque do motorista contra o vidro ocorra, no caso de a velocidade média na hora do impacto ser superior a 70 km/h;

  • D.

    É prática instituída e defendida apenas no Brasil a recomen-dação de transporte de crianças no banco traseiro, utilizando cintos de segurança especiais.

Uma vez em movimento, o veículo precisa de certa distância para parar completamente. Das alternativas abaixo, assinale aquela que absolutamente não influencia na frenagem dos ve-ículos:

  • A.

    O estado dos pneus;

  • B.

    O estado da pista;

  • C.

    O nível de combustível;

  • D.

    A velocidade das reações do motorista.

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