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Para evitar o tombamento de um veículo de transporte de carga líquida numa curva em cima da estrada, o motorista desse veículo deve
acelerar, utilizando a potência máxima do motor e a velocidade do veículo.
atentar para os buracos, desviando deles, qualquer que seja a velocidade do veículo.
neutralizar a força centrífuga através do controle da velocidade do veículo.
frear o veículo, virando rapidamente o volante para o lado interno da curva.
virar o volante do veículo com movimentos sequenciais e descontínuos.
A presença de curvas, em nível ou em rampas, em trechos em que os alinhamentos horizontais são deficientes, afeta o desempenho das vias expressas porque o(a)
condutor tem que usar maior potência do motor nesses trechos.
veículo poderá acidentar-se caso esteja com pneus gastos.
veículo poderá desenvolver maior velocidade em outros trechos não afetados.
pista torna-se escorregadia nesses trechos, principalmente à noite.
velocidade dos veículos tem que ser reduzida nesses trechos.
O técnico da área de segurança, Sr. X, em uma viagem a trabalho, com passageiros que são também servidores do Tribunal Y, praticou as seguintes condutas:
I. Durante o trajeto, em condições normais da pista e do clima, manteve regularmente distância segura de dois segundos, aproximadamente, do veículo à frente.
II. Utilizou a sinalização de advertência quando parou temporariamente o seu veículo no acostamento.
III. Ao trafegar, em rodovia, sob neblina ou cerração, acendeu imediatamente a luz alta do farol e o farol de neblina disponível no veículo do Tribunal, reduziu a velocidade do veículo aumentando a distância do veículo à sua frente.
Em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e com os preceitos de Direção Defensiva, é correto o que consta em:
I, somente.
I, II e III.
I e II, somente.
II, somente.
II e III, somente.
Dirigir defensivamente é reconhecer os possíveis imprevistos e procurar evitálos a tempo de se proteger. Portanto, é melhor deixar que as condições mostrem como se deve dirigir. Das alternativas abaixo, assinale a alternativa que corresponde aos Elementos da Prevenção de Acidentes:
Conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidades.
Homem, via e veículo.
Imperícia, imprudência e negligência.
Ergonomia, automatismo e atos inseguros do motorista.
Atenção fixa, dispersiva e difusa.
Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidente apesar dos erros dos outros e das condições adversas enfrentadas, como os descritos abaixo:
I Luz. Exemplos: sol, farol alto.
II Tempo. Exemplos: neblina, chuva, sol, vento.
III Via. Exemplos: falta de acostamento, buraco, falta de sinalização.
IV Trânsito. Exemplos: acidentes, falta de transporte coletivo, reflexos.
V Veículo. Exemplos: amortecedores, pneus, freio.
VI Motorista. Exemplos: drogas, cerração, sono.
Dentre as condições apresentadas, apenas:
I, II, III, V e VI estão corretas.
II, IV e VI estão incorretas.
II, IV, V e VI estão corretas.
III, V e VI estão incorretas.
I, II, III e IV estão corretas.
O equipamento de transporte, dotado de carroceria e braço hidráulico telescópico, utilizado para cargas e descargas, em geral, de máquinas ou materiais que possam ser amarrados e içados, é denominado
betoneira
guindauto
empilhadeira
paleteira
ponte rolante
No Brasil, o caminhão destinado ao transporte rodoviário de derivados de petróleo, como gasolina, solventes, diesel, querosene de aviação, entre outros, é denominado
Veículo de Segurança Intrínseca
Caminhão de Segurança
Caminhão de Combustível
Carro-Tanque
Veículo-Tanque
Existe um fator de grande importância a ser considerado no que diz respeito à estabilidade de veículos transportadores de carga. Trata-se de uma ação lateral sobre o equipamento que pode levá-lo a tombar. Esse fator de instabilidade é a(o)
desaceleração.
força centrípeta.
força centrífuga.
atrito.
movimento circular.
Os veículos de transporte de cargas, como caminhões com reboque, que utilizam o sistema pneumático de freios, têm por característica o(a)
acionamento do circuito de freios do reboque algumas frações de segundo antes dos freios do caminhão trator.
acionamento intermitente das luzes de freio sempre que o sistema de freios for acionado em parada repentina do equipamento de transporte.
toque curto automático da buzina, em acompanhamento ao acionamento do pedal de freio, no caso de parada repentina.
travamento imediato e simultâneo das rodas do caminhão trator e do reboque quando for acionado o pedal de freio.
emissão de ruído característico de fuga de ar comprimido, conjugado com o acendimento das luzes de freio, sempre que o mesmo for acionado.
Um dos tipos de sistemas de freios utilizados em veículos de transporte de cargas é o pneumático. São características desse sistema:
considerável esforço exigido do condutor para a redução de velocidade do veículo quando carregado; utilização do ar comprimido na manutenção da pressão de pneus; acionamento dos limpadores de para- brisas.
derrame de grande quantidade de óleo a cada vez que ocorre a desconecção das mangueiras de freio dos reboques; baixo custo de manutenção no que diz respeito a peças; elevado nível de qualificação para operação.
facilidade de acoplamento ao sistema hidráulico, com mínimo volume de óleo derramado durante a operação; ação imediata sobre as rodas; cuidados em sua utilização para evitar travamento das rodas.
manutenção de elevado nível técnico; ocorrência de dano provocado por impactos nas tubulações com o veículo em movimento; grande eficiência quando se aplica a veículos pesados.
pouca exigência de manutenção; robustez e confiabilidade; utilização em caminhões com carretas rebocadas por evitar derramamento de óleo ao se desconectarem as mangueiras de freio dos reboques.
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