Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para evitar o tombamento de um veículo de transporte de carga líquida numa curva em cima da estrada, o motorista desse veículo deve

  • A.

    acelerar, utilizando a potência máxima do motor e a velocidade do veículo.

  • B.

    atentar para os buracos, desviando deles, qualquer que seja a velocidade do veículo.

  • C.

    neutralizar a força centrífuga através do controle da velocidade do veículo.

  • D.

    frear o veículo, virando rapidamente o volante para o lado interno da curva.

  • E.

    virar o volante do veículo com movimentos sequenciais e descontínuos.

A presença de curvas, em nível ou em rampas, em trechos em que os alinhamentos horizontais são deficientes, afeta o desempenho das vias expressas porque o(a)

  • A.

    condutor tem que usar maior potência do motor nesses trechos.

  • B.

    veículo poderá acidentar-se caso esteja com pneus gastos.

  • C.

    veículo poderá desenvolver maior velocidade em outros trechos não afetados.

  • D.

    pista torna-se escorregadia nesses trechos, principalmente à noite.

  • E.

    velocidade dos veículos tem que ser reduzida nesses trechos.

O técnico da área de segurança, Sr. X, em uma viagem a trabalho, com passageiros que são também servidores do Tribunal Y, praticou as seguintes condutas:

I. Durante o trajeto, em condições normais da pista e do clima, manteve regularmente distância segura de dois segundos, aproximadamente, do veículo à frente.

II. Utilizou a sinalização de advertência quando parou temporariamente o seu veículo no acostamento.

III. Ao trafegar, em rodovia, sob neblina ou cerração, acendeu imediatamente a luz alta do farol e o farol de neblina disponível no veículo do Tribunal, reduziu a velocidade do veículo aumentando a distância do veículo à sua frente.

Em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e com os preceitos de Direção Defensiva, é correto o que consta em:

  • A.

    I, somente.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e II, somente.

  • D.

    II, somente.

  • E.

    II e III, somente.

Dirigir defensivamente é reconhecer os possíveis imprevistos e procurar evitálos a tempo de se proteger. Portanto, é melhor deixar que as condições mostrem como se deve dirigir. Das alternativas abaixo, assinale a alternativa que corresponde aos Elementos da Prevenção de Acidentes:

  • A.

    Conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidades.

  • B.

    Homem, via e veículo.

  • C.

    Imperícia, imprudência e negligência.

  • D.

    Ergonomia, automatismo e atos inseguros do motorista.

  • E.

    Atenção fixa, dispersiva e difusa.

Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidente apesar dos erros dos outros e das condições adversas enfrentadas, como os descritos abaixo:

I – Luz. Exemplos: sol, farol alto.

II – Tempo. Exemplos: neblina, chuva, sol, vento.

III – Via. Exemplos: falta de acostamento, buraco, falta de sinalização.

IV – Trânsito. Exemplos: acidentes, falta de transporte coletivo, reflexos.

 V – Veículo. Exemplos: amortecedores, pneus, freio.

VI – Motorista. Exemplos: drogas, cerração, sono.

Dentre as condições apresentadas, apenas:

  • A.

    I, II, III, V e VI estão corretas.

  • B.

    II, IV e VI estão incorretas.

  • C.

    II, IV, V e VI estão corretas.

  • D.

    III, V e VI estão incorretas.

  • E.

    I, II, III e IV estão corretas.

O equipamento de transporte, dotado de carroceria e braço hidráulico telescópico, utilizado para cargas e descargas, em geral, de máquinas ou materiais que possam ser amarrados e içados, é denominado

  • A.

    betoneira

  • B.

    guindauto

  • C.

    empilhadeira

  • D.

    paleteira

  • E.

    ponte rolante

No Brasil, o caminhão destinado ao transporte rodoviário de derivados de petróleo, como gasolina, solventes, diesel, querosene de aviação, entre outros, é denominado

  • A.

    Veículo de Segurança Intrínseca

  • B.

    Caminhão de Segurança

  • C.

    Caminhão de Combustível

  • D.

    Carro-Tanque

  • E.

    Veículo-Tanque

Existe um fator de grande importância a ser considerado no que diz respeito à estabilidade de veículos transportadores de carga. Trata-se de uma ação lateral sobre o equipamento que pode levá-lo a tombar. Esse fator de instabilidade é a(o)

  • A.

    desaceleração.

  • B.

    força centrípeta.

  • C.

    força centrífuga.

  • D.

    atrito.

  • E.

    movimento circular.

Os veículos de transporte de cargas, como caminhões com reboque, que utilizam o sistema pneumático de freios, têm por característica o(a)

  • A.

    acionamento do circuito de freios do reboque algumas frações de segundo antes dos freios do caminhão trator.

  • B.

    acionamento intermitente das luzes de freio sempre que o sistema de freios for acionado em parada repentina do equipamento de transporte.

  • C.

    toque curto automático da buzina, em acompanhamento ao acionamento do pedal de freio, no caso de parada repentina.

  • D.

    travamento imediato e simultâneo das rodas do caminhão trator e do reboque quando for acionado o pedal de freio.

  • E.

    emissão de ruído característico de fuga de ar comprimido, conjugado com o acendimento das luzes de freio, sempre que o mesmo for acionado.

Um dos tipos de sistemas de freios utilizados em veículos de transporte de cargas é o pneumático. São características desse sistema:

  • A.

    considerável esforço exigido do condutor para a redução de velocidade do veículo quando carregado; utilização do ar comprimido na manutenção da pressão de pneus; acionamento dos limpadores de para- brisas.

  • B.

    derrame de grande quantidade de óleo a cada vez que ocorre a desconecção das mangueiras de freio dos reboques; baixo custo de manutenção no que diz respeito a peças; elevado nível de qualificação para operação.

  • C.

    facilidade de acoplamento ao sistema hidráulico, com mínimo volume de óleo derramado durante a operação; ação imediata sobre as rodas; cuidados em sua utilização para evitar travamento das rodas.

  • D.

    manutenção de elevado nível técnico; ocorrência de dano provocado por impactos nas tubulações com o veículo em movimento; grande eficiência quando se aplica a veículos pesados.

  • E.

    pouca exigência de manutenção; robustez e confiabilidade; utilização em caminhões com carretas rebocadas por evitar derramamento de óleo ao se desconectarem as mangueiras de freio dos reboques.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...