Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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No projeto de terraplenagem, o material utilizado para a camada final dos aterros e o subleito dos cortes é do seguinte tipo:

  • A.

    material de 1ª categoria;

  • B.

    material de 2ª categoria;

  • C.

    material de 3ª categoria;

  • D.

    material de 4ª categoria;

  • E.

    material de 5ª categoria.

A existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito é:

  • A.

    Independente das ações do departamento de transito.

  • B.

    Ligado exclusivamente as escolas.

  • C.

    Obrigatória em cada órgão componente do Sistema Nacional de Trânsito.

  • D.

    Não necessário nos órgãos ligados ao trânsito.

A divisão do “valor arrecadado por unidade de tempo” pelo “serviço prestado a usuários pagantes por unidade de tempo” é a expressão que calcula a tarifa:

  • A.

    média harmônica global;

  • B.

    mínima geral;

  • C.

    máxima geral admitida;

  • D.

    média para pagantes;

  • E.

    unitária.

A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito:

  • A. Sistema Nacional de Habilitação.
  • B. Sistema Nacional de Trânsito.
  • C. Dos Municípios.
  • D. Do Estado.

Considere:

I. A velocidade mínima nas vias arteriais não poderá ser inferior a 40 km/h, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.

II. Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima para automóveis nas estradas será de 80 km/h.

III. Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima nas vias de trânsito rápido será de 80 km/h.

 É correto o que consta em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A divisão do “valor arrecadado por unidade de tempo” pelo “serviço prestado por unidade de tempo” é a expressão que calcula a tarifa:

  • A.

    média geral;

  • B.

    mínima agragada;

  • C.

    máxima global;

  • D.

    modal;

  • E.

    única.

“Usuários iguais devem pagar o mesmo valor pela mesma quantidade de serviço consumido” define o princípio da:

  • A.

    maximização tarifária;

  • B.

    eqüidade;

  • C.

    modicidade tarifária;

  • D.

    eficiência tarifária;

  • E.

    eficácia tarifária.

“A tarifa média de pedágio deve ser a mínima necessária para garantir o equilíbrio econômico financeiro da concessionária e a qualidade do serviço prestado”. Essa é a definição do princípio da:

  • A.

    maximização da tarifa;

  • B.

    eqüidade;

  • C.

    modicidade tarifária;

  • D.

    eficiência tarifária;

  • E.

    eficácia tarifária.

Qual o significado da Sigla CONTRAN?

  • A. Conselho Nacional de Trânsito.
  • B. Departamento Nacional de Trânsito.
  • C. Conselho de Trânsito Brasileiro.
  • D. Conselho Municipal de Trânsito.

A eficiência e a eficácia são objetivos do governo na concessão de rodovias. A diferença entre esses dois atributos é melhor expressa na seguinte alternativa:

  • A.

    eficiência calcula a tarifa, eficácia mede quilometragem;

  • B.

    eficiência e eficácia são para-sinônimos, mas a primeira mede custo unitário e a segunda, custo agregado;

  • C.

    eficiência mede custo, eficácia mede rentabilidade;

  • D.

    eficiência e eficácia não podem ser utilizados para avaliar custos, sendo que eficiência avalia lucro e eficácia apura taxa média de retorno do empreendimento;

  • E.

    a eficiência mede o custo de cada unidade e a eficácia mede a qualidade dos resultados.

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