Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos à propriedades públicas ou privadas é um dever:

  • A. De usuários de vias de não fluxo.
  • B. De usuário de vias não implicadas.
  • C. De usuários de vias terrestres.
  • D. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Em relação às fases que compõem o Programa de Exploração da Rodovia – PER avalie as afirmativas a seguir:

I - A fase de trabalhos iniciais vai da assinatura do contrato até o 6º mês de concessão.

II - A fase de recuperação inicia-se no 6º mês e vai até o 5º ano de concessão e tem por objetivo eliminar problemas emergenciais que signifiquem riscos pessoais e materiais iminentes dotando a rodovia de requisitos mínimos de segurança e conforto aos usuários.

III – a fase de manutenção dura até o final da concessão e visa a restabelecer as características de projeto da via.

IV - No decorrer das três fases devem ser realizados, em caráter permanente, os trabalhos de conservação, operação e de melhoramentos das rodovias.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e IV, apenas;

  • B.

    II e III, apenas;

  • C.

    I, II e III, apenas;

  • D.

    II, III e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Avalie as afirmativas a seguir:

I. A privatização das malhas ferroviárias criou condições para o aumento de investimentos, aumentando a competitividade deste subsetor.

II. Os investimentos do Governo Federal no subsetor hidroviário melhoraram as condições de navegabilidade dos rios.

III. Os arrendamentos de áreas portuárias reduziram os custos portuários, viabilizando a navegação de cabotagem.

Assinale a alternativa que faz a análise correta dessas afirmativas:

  • A.

    apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a matriz de transporte brasileira deverá permanecer inalterada;

  • B.

    apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a participação destas modalidades na matriz de transporte brasileira deverá diminuir devido à melhoria da qualidade das rodovias após as privatizações;

  • C.

    os investimentos do setor privado na modalidade ferroviária e do setor público no subsetor hidroviário não devem aumentar a participação destas modalidades na matriz de transporte;

  • D.

    a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá aumentar;

  • E.

    a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá diminuir devido à alta competitividade da modalidade rodoviária.

As avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, são consideradas:

  • A. Vias terrestres.
  • B. Vias de passeio.
  • C. Vias de não fluxo.
  • D. Vias de passagem não implicadas.

As rampas máximas recomendadas para rodovias expressas (classe 0) de rodovias rurais são:

  • A.

    2%;

  • B.

    3%;

  • C.

    4%;

  • D.

    5%;

  • E.

    6%.

De acordo com o Sistema Nacional de Viação (SNV), definese como infra-estrutura viária adequada:

  • A.

    a que se caracteriza pela gerência eficiente das vias, dos terminais, dos equipamentos e dos veículos, objetivando tornar mínimos os custos operacionais e, conseqüentemente, os fretes e as tarifas, e garantir a segurança e a confiabilidade do transporte;

  • B.

    a que torna mínimo o custo total do transporte, entendido como a soma dos custos de investimentos, de manutenção e de operação dos sistemas;

  • C.

    a que se apresenta com o nível de serviço aceitável pelos usuários em termos de qualidade do pavimento e dos dispositivos de segurança;

  • D.

    a que apresenta um volume de serviço de acordo com a classe de projeto;

  • E.

    a que apresenta os mínimos custos operacionais e adequadas condições de conforto e segurança.

Wardrop considerou que uma corrente de tráfego é composta de m sub-correntes subsidiárias i, cada uma delas com um fluxo qi , velocidade vi e concentração ki . Se q representa o fluxo de tráfego no trecho considerado, a velocidade média no tempo, no sentido de Wardrop, é expressa pela equação:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Em relação aos objetivos essenciais do Sistema Nacional de Viação avalie as afirmativas a seguir:

I – Dotar o País de infra-estrutura viária adequada.

II – Garantir a operação racional e segura dos transportes de pessoas e bens.

III – Promover o desenvolvimento social e econômico e a integração nacional.

IV - Aprovar as revisões periódicas das redes de transporte que contemplam as diversas regiões do País, propondo ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional as reformulações do Sistema Nacional de Viação que atendam ao interesse nacional.

V - Harmonizar as políticas nacionais de transporte com as políticas de transporte dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, visando à articulação dos órgãos encarregados do gerenciamento dos sistemas viários e da regulação dos transportes interestaduais, intermunicipais e urbanos.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, IV e V;

  • B.

    I, II, III e IV;

  • C.

    I, II e III;

  • D.

    II, III, IV e V;

  • E.

    III, IV e V.

Qual o nome da via urbana destinada apenas ao acesso a áreas restritas ou sem saídas?

  • A. Via arterial.
  • B. Via local.
  • C. Via rodovia.
  • D. Via de trânsito rápido.

Os principais componentes do modo rodoviário de transportes são:

  • A.

    a ANTT, o DNIT e o Ministério dos Transportes;

  • B.

    o automóvel, o caminhão e o ônibus;

  • C.

    o motorista, o pedestre, o veículo e a rodovia;

  • D.

    o usuário, o pedágio e a via;

  • E.

    a rodovia, o veículo e o pedágio.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...