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Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2008
Abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos à propriedades públicas ou privadas é um dever:
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Em relação às fases que compõem o Programa de Exploração da Rodovia PER avalie as afirmativas a seguir:
I - A fase de trabalhos iniciais vai da assinatura do contrato até o 6º mês de concessão.
II - A fase de recuperação inicia-se no 6º mês e vai até o 5º ano de concessão e tem por objetivo eliminar problemas emergenciais que signifiquem riscos pessoais e materiais iminentes dotando a rodovia de requisitos mínimos de segurança e conforto aos usuários.
III a fase de manutenção dura até o final da concessão e visa a restabelecer as características de projeto da via.
IV - No decorrer das três fases devem ser realizados, em caráter permanente, os trabalhos de conservação, operação e de melhoramentos das rodovias.
Estão corretas as afirmativas:
I e IV, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Avalie as afirmativas a seguir:
I. A privatização das malhas ferroviárias criou condições para o aumento de investimentos, aumentando a competitividade deste subsetor.
II. Os investimentos do Governo Federal no subsetor hidroviário melhoraram as condições de navegabilidade dos rios.
III. Os arrendamentos de áreas portuárias reduziram os custos portuários, viabilizando a navegação de cabotagem.
Assinale a alternativa que faz a análise correta dessas afirmativas:
apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a matriz de transporte brasileira deverá permanecer inalterada;
apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a participação destas modalidades na matriz de transporte brasileira deverá diminuir devido à melhoria da qualidade das rodovias após as privatizações;
os investimentos do setor privado na modalidade ferroviária e do setor público no subsetor hidroviário não devem aumentar a participação destas modalidades na matriz de transporte;
a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá aumentar;
a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá diminuir devido à alta competitividade da modalidade rodoviária.
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2008
As avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, são consideradas:
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
As rampas máximas recomendadas para rodovias expressas (classe 0) de rodovias rurais são:
2%;
3%;
4%;
5%;
6%.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
De acordo com o Sistema Nacional de Viação (SNV), definese como infra-estrutura viária adequada:
a que se caracteriza pela gerência eficiente das vias, dos terminais, dos equipamentos e dos veículos, objetivando tornar mínimos os custos operacionais e, conseqüentemente, os fretes e as tarifas, e garantir a segurança e a confiabilidade do transporte;
a que torna mínimo o custo total do transporte, entendido como a soma dos custos de investimentos, de manutenção e de operação dos sistemas;
a que se apresenta com o nível de serviço aceitável pelos usuários em termos de qualidade do pavimento e dos dispositivos de segurança;
a que apresenta um volume de serviço de acordo com a classe de projeto;
a que apresenta os mínimos custos operacionais e adequadas condições de conforto e segurança.
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Wardrop considerou que uma corrente de tráfego é composta de m sub-correntes subsidiárias i, cada uma delas com um fluxo qi , velocidade vi e concentração ki . Se q representa o fluxo de tráfego no trecho considerado, a velocidade média no tempo, no sentido de Wardrop, é expressa pela equação:
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Em relação aos objetivos essenciais do Sistema Nacional de Viação avalie as afirmativas a seguir:
I Dotar o País de infra-estrutura viária adequada.
II Garantir a operação racional e segura dos transportes de pessoas e bens.
III Promover o desenvolvimento social e econômico e a integração nacional.
IV - Aprovar as revisões periódicas das redes de transporte que contemplam as diversas regiões do País, propondo ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional as reformulações do Sistema Nacional de Viação que atendam ao interesse nacional.
V - Harmonizar as políticas nacionais de transporte com as políticas de transporte dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, visando à articulação dos órgãos encarregados do gerenciamento dos sistemas viários e da regulação dos transportes interestaduais, intermunicipais e urbanos.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, IV e V;
I, II, III e IV;
I, II e III;
II, III, IV e V;
III, IV e V.
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2008
Qual o nome da via urbana destinada apenas ao acesso a áreas restritas ou sem saídas?
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Os principais componentes do modo rodoviário de transportes são:
a ANTT, o DNIT e o Ministério dos Transportes;
o automóvel, o caminhão e o ônibus;
o motorista, o pedestre, o veículo e a rodovia;
o usuário, o pedágio e a via;
a rodovia, o veículo e o pedágio.
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