Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise o gráfico da matriz de transportes de carga brasileira, no ano de 2006.

  • A.

    I-a, II-c, III-d e IV-b;

  • B.

    I-b, II-a, III-c e IV-d;

  • C.

    I-d, II-a, III-b e IV-c;

  • D.

    I-d, II-b, III-c e IV-a;

  • E.

    I-a, II-d, III-c e IV-b.

A fiscalização de obras e serviços numa concessionária é feita pelo atendimento:

  • A.

    ao Programa de Exploração da Rodovia;

  • B.

    ao Projeto de Uso Sustentável da Rodovia;

  • C.

    à definição de questões relevantes dos municípios atravessados pela rodovia;

  • D.

    à arrecadação da tarifa do pedágio;

  • E.

    ao relatório mensal da ANTT.

Segundo a CNT, o movimento do transporte rodoviário de cargas no Brasil, em 2005, foi de 485.625 milhões de tku.

Isto equivale:

  • A.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis por um quilômetro da rede rodoviária;

  • B.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem total da rede rodoviária;

  • C.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem média da rede rodoviária;

  • D.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis independente da quilometragem;

  • E.

    à quantidade total de carga que foi transportada por 485.625 milhões de quilômetros.

O Programa de Exploração da Rodovia (PER) é o instrumento utilizado para:

  • A.

    arrecadar pedágios pela concessionária;

  • B.

    definir o projeto básico de investimentos e atividades da concessionária;

  • C.

    alocar recursos para definição do plano de trabalho da concessionária;

  • D.

    retirar da rodovia materiais para sua conservação;

  • E.

    apropriar pessoal para trabalhar nos postos de pedágio.

Sobre a evolução do transporte rodoviário no Brasil associe corretamente a coluna da esquerda com os fatos apresentados à direita:

  • A.

    I-a, II-d, III-b e IV-c;

  • B.

    I-b, III-c, IV-d e VI-a;

  • C.

    I-c, II-a, V-b e VI-d;

  • D.

    I-d, II-b, IV-a e V-c;

  • E.

    II-c, III-a, IV-b e V-d.

No compartilhamento da infra-estrutura ferroviária, as concessionárias obrigam-se a firmar:

  • A.

    Termos de Permissão de Uso;

  • B.

    Acordos de Cooperação;

  • C.

    Contratos de Arrendamento;

  • D.

    Contratos Operacionais Específicos;

  • E.

    Contratos de Locação.

A política nacional de transportes ferroviário e rodoviário é de competência:

  • A.

    da ANTT;

  • B.

    do DNIT;

  • C.

    da Câmara dos Deputados;

  • D.

    do Ministério dos Transportes;

  • E.

    do Congresso Nacional.

Josué perdeu o CLRV de seu veículo e dirigiu-se ao departamento de trânsito do seu estado em busca da emissão de um novo documento de registro e licenciamento.

Diante dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A.

    O CRLV, juntamente com a CNH, é documento de porte obrigatório do condutor, razão pela qual Josué agiu corretamente ao procurar o departamento de trânsito estadual para resolver a situação.

  • B.

    Não será possível a expedição de uma via original do CRLV, diante da solicitação de Josué, o qual deverá utilizar uma cópia autenticada pelo departamento de trânsito.

  • C.

    A expedição de documento hábil, ainda que provisório, que permita a Josué dirigir o seu veículo deve ser efetivada pelo órgão de trânsito em 48 horas.

  • D.

    Se Josué vier a dirigir seu veículo sem o CRLV, estará cometendo uma infração de trânsito média.

  • E.

    Caso Josué dirija o veículo sem o CRLV, ficará sujeito ao pagamento da penalidade de multa, mas não estará sujeito à retenção do veículo.

Analise as seguintes afirmativas:

I – Os truques têm a função de prover suporte, amortecimento e guia aos veículos ferroviários em operação.

II – O processo de fadiga das rodas ferroviárias é causado pela carga térmica recebida das sapatas de freio.

III – As trincas térmicas ocorrem quando a carga térmica transferida das sapatas de freio para a superfície de rolamento e aro da roda ultrapassa o limite de escoamento.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I;

  • B.

    apenas a afirmativa II;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III;

  • E.

    todas as afirmativas.

Assinale a alternativa que apresenta de forma completa a função dos transportes de carga:

  • A.

    vencer a separação, no tempo e no espaço e com menor custo, entre o produtor e o consumidor;

  • B.

    agregar valor à carga no processo produtivo;

  • C.

    entregar a quantidade certa, no tempo certo e com a qualidade desejada pelo cliente;

  • D.

    diluir o custo fixo;

  • E.

    adequar o volume demandado às modalidades existentes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...