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Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Analise o gráfico da matriz de transportes de carga brasileira, no ano de 2006.
I-a, II-c, III-d e IV-b;
I-b, II-a, III-c e IV-d;
I-d, II-a, III-b e IV-c;
I-d, II-b, III-c e IV-a;
I-a, II-d, III-c e IV-b.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A fiscalização de obras e serviços numa concessionária é feita pelo atendimento:
ao Programa de Exploração da Rodovia;
ao Projeto de Uso Sustentável da Rodovia;
à definição de questões relevantes dos municípios atravessados pela rodovia;
à arrecadação da tarifa do pedágio;
ao relatório mensal da ANTT.
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Segundo a CNT, o movimento do transporte rodoviário de cargas no Brasil, em 2005, foi de 485.625 milhões de tku.
Isto equivale:a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis por um quilômetro da rede rodoviária;
a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem total da rede rodoviária;
a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem média da rede rodoviária;
a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis independente da quilometragem;
à quantidade total de carga que foi transportada por 485.625 milhões de quilômetros.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O Programa de Exploração da Rodovia (PER) é o instrumento utilizado para:
arrecadar pedágios pela concessionária;
definir o projeto básico de investimentos e atividades da concessionária;
alocar recursos para definição do plano de trabalho da concessionária;
retirar da rodovia materiais para sua conservação;
apropriar pessoal para trabalhar nos postos de pedágio.
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Sobre a evolução do transporte rodoviário no Brasil associe corretamente a coluna da esquerda com os fatos apresentados à direita:
I-a, II-d, III-b e IV-c;
I-b, III-c, IV-d e VI-a;
I-c, II-a, V-b e VI-d;
I-d, II-b, IV-a e V-c;
II-c, III-a, IV-b e V-d.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
No compartilhamento da infra-estrutura ferroviária, as concessionárias obrigam-se a firmar:
Termos de Permissão de Uso;
Acordos de Cooperação;
Contratos de Arrendamento;
Contratos Operacionais Específicos;
Contratos de Locação.
Trânsito e Serviço de Transporte - Competências dos órgãos de trânsito - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A política nacional de transportes ferroviário e rodoviário é de competência:
da ANTT;
do DNIT;
da Câmara dos Deputados;
do Ministério dos Transportes;
do Congresso Nacional.
Trânsito e Serviço de Transporte - Documentação de Veículos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Josué perdeu o CLRV de seu veículo e dirigiu-se ao departamento de trânsito do seu estado em busca da emissão de um novo documento de registro e licenciamento.
Diante dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
O CRLV, juntamente com a CNH, é documento de porte obrigatório do condutor, razão pela qual Josué agiu corretamente ao procurar o departamento de trânsito estadual para resolver a situação.
Não será possível a expedição de uma via original do CRLV, diante da solicitação de Josué, o qual deverá utilizar uma cópia autenticada pelo departamento de trânsito.
A expedição de documento hábil, ainda que provisório, que permita a Josué dirigir o seu veículo deve ser efetivada pelo órgão de trânsito em 48 horas.
Se Josué vier a dirigir seu veículo sem o CRLV, estará cometendo uma infração de trânsito média.
Caso Josué dirija o veículo sem o CRLV, ficará sujeito ao pagamento da penalidade de multa, mas não estará sujeito à retenção do veículo.
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Analise as seguintes afirmativas:
I Os truques têm a função de prover suporte, amortecimento e guia aos veículos ferroviários em operação.
II O processo de fadiga das rodas ferroviárias é causado pela carga térmica recebida das sapatas de freio.
III As trincas térmicas ocorrem quando a carga térmica transferida das sapatas de freio para a superfície de rolamento e aro da roda ultrapassa o limite de escoamento.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I;
apenas a afirmativa II;
apenas as afirmativas I e II;
apenas as afirmativas II e III;
todas as afirmativas.
Assinale a alternativa que apresenta de forma completa a função dos transportes de carga:
vencer a separação, no tempo e no espaço e com menor custo, entre o produtor e o consumidor;
agregar valor à carga no processo produtivo;
entregar a quantidade certa, no tempo certo e com a qualidade desejada pelo cliente;
diluir o custo fixo;
adequar o volume demandado às modalidades existentes.
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