Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O elemento que impede que o patim do trilho exerça pressões horizontais sobre os pregos ou tirefonds é:

  • A.

    o retensor;

  • B.

    a placa de apoio;

  • C.

    a tala;

  • D.

    o dormente;

  • E.

    o lastro.

Com relação aos dormentes é correto afirmar que:

  • A.

    a escolha dos tipos de madeira para a confecção de dormentes é feita exclusivamente em função das propriedades e características técnicas das essências;

  • B.

    a forma prismática simples para a seção transversal dos dormentes deve ser considerada apenas como emergência;

  • C.

    após o tratamento preservativo os dormentes devem ser furados;

  • D.

    os dormentes de concreto são os mais indicados para dormentes especiais de AMV;

  • E.

    o comprimento dos dormentes e o modo de socaria devem ser tais que uma certa extensão média do dormente deve ficar fracamente apoiada ou mesmo livre.

Devido às funções do lastro os materiais a serem empregados na sua composição devem possuir determinadas características em relação à sua natureza, granulometria, geometria das partículas e resistência ao choque e ao desgaste. A esse respeito analise as afirmativas seguintes:

I – Quanto à geometria das partículas empregadas, as formas cúbicas dificultam a socaria, o melhor é que se tenha a forma lamelar.

II – A granulometria é importante não só sob o aspecto de facilitar a drenagem, mas também na ancoragem dos dormentes.

III – As partículas devem possuir boa resistência ao choque.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

Quando o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência é obrigatório(a)

  • A.

    a expedição de novo certificado de registro de veículo.

  • B. que não existam multas pendentes.
  • C.

    que o IPVA (Imposto de Propriedade sobre Veículo Automotor) esteja pago.

  • D. o pagamento de taxa de conservação do documento.

Analise as afirmações a seguir sobre as corrugações:

I – Submetem os trilhos a rápidas vibrações que afrouxam e desgastam prematuramente as fixações de trilho.

II – Produzem um forte ruído sibilante.

III – Diminuem a resistência à tração do veículo.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

Os inúmeros defeitos que podem ocorrer nos trilhos têm origem principalmente na excessiva pressão de contato das rodas com os trilhos. Para o defeito produzido pelo excesso de pressão não é solução:

  • A.

    aumento do diâmetro das rodas;

  • B.

    ampliação da superfície de contato entre a roda e o trilho;

  • C.

    redução do raio de curvatura da superfície de rolamento do boleto do trilho;

  • D.

    aumento do número de eixos por truque;

  • E.

    redução da carga por roda.

O automóvel de Astrobaldo Ferreira, conduzindo por ele mesmo, na BR-343, entre Amarante e Floriano, apresenta pane e é obrigado a parar ao longo da rodovia, ficando imobilizado Neste caso, o condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta), providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de:

  • A. 10 metros da parte traseira do veículo.
  • B. 40 metros da parte traseira do veículo.
  • C. 20 metros da parte traseira do veículo.
  • D. 15 metros da parte traseira do veículo.
  • E. 30 metros da parte traseira do veículo.

É uma medida para reduzir o desgaste dos trilhos:

  • A.

    o tratamento com creosoto;

  • B.

    a lubrificação das superfícies de contato dos frisos das rodas com o trilho;

  • C.

    a utilização de areia;

  • D.

    a utilização de talas de junção;

  • E.

    o aumento da carga por eixo.

No gráfico do movimento dos trens não se pode observar:

  • A.

    o número de carros ou vagões dos trens em circulação;

  • B.

    o tempo de viagem entre estações;

  • C.

    o tempo parado em uma estação;

  • D.

    a distância percorrida em um intervalo de tempo;

  • E.

    a distância entre estações.

Sobre a velocidade comercial é correto afirmar:

  • A.

    é a velocidade desenvolvida pelo trem nos diversos pontos da linha, marcada no velocímetro da locomotiva e que nunca poderá exceder a velocidade máxima autorizada;

  • B.

    é a velocidade uniforme, constante, adquirida pelo trem nas diversas fases do horário, tendo como mínima a velocidade que serviu de base para a lotação do trem e como máxima a velocidade máxima autorizada;

  • C.

    é a velocidade calculada em função do raio mínimo do trecho;

  • D.

    é a velocidade média entre duas estações, calculada mediante a divisão das distâncias entre as mesmas pelo tempo gasto no percurso;

  • E.

    é a velocidade que se obtém dividindo-se a distância de todo o percurso do trem (origem-destino) pelo tempo gasto, incluindo no mesmo todas as paradas durante o percurso.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...