Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2003

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Cada um dos itens abaixo apresenta uma situação hipotética de trânsito. Julgue se cada uma dessas situações está em consonância com as normas gerais de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em um dia chuvoso, um condutor dirige seu veículo à máxima velocidade permitida para a via, por um percurso superior a 1 km, mantendo distância de 1 m do veículo que vai à frente, até que consegue ultrapassá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos do SNT é a fixação da padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerados os conceitos e definições constantes do Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    ciclofaixa – parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

  • B.

    conversão – movimento em ângulo, à esquerda ou à direita, de mudança da direção original do veículo.

  • C.

    passagem de nível – todo cruzamento de nível entre uma via e uma linha férrea ou trilho de bonde com pista própria.

  • D.

    via arterial – aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindei-ros e sem travessia de pedestres em nível.

Estacionar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal é infração de trânsito a respeito da qual assim dispõe o Código de Trânsito Brasileiro:

  • A.

    INFRAÇÃO - Média; PENALIDADE - Multa; MEDIDA ADMINISTRATIVA – Remoção do veículo.

  • B.

    INFRAÇÃO - Leve; PENALIDADE –- Multa.

  • C.

    INFRAÇÃO - Gravíssima; PENALIDADE - Multa (três vezes) e suspensão do direito de dirigir; MEDIDA ADMINISTRATIVA –- Recolhimento do documento de habilitação

  • D.

    INFRAÇÃO - Grave; PENALIDADE –- Multa e apreensão do veículo.

Compete aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição, EXCETO:

  • A.

    licenciar veículos, expedindo o Certificado de Registro e o Licenciamento Anual, mediante delegação do órgão federal competente.

  • B.

    estabelecer, em conjunto com as Polícias Militares, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito.

  • C.

    realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores.

  • D.

    implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias.

As disposições do Código de Trânsito Brasileiro são aplicáveis:

  • A.

    apenas aos proprietários e aos condutores dos veículos nacionais ou estrangeiros.

  • B.

    a qualquer veículo, aos proprietários e aos condutores dos veículos nacio-nais ou estrangeiros e às pessoas nele expressamente mencionadas.

  • C.

    apenas aos motoristas habilitados.

  • D.

    apenas aos veículos e aos respectivos proprietários.

As questões de números 24 a 30 são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posterio-res).

O Código de Trânsito Brasileiro determina o depósito mensal, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito, do seguinte percentual do valor das multas de trânsito arrecadadas:

  • A.

    cinco por cento.

  • B.

    dez por cento.

  • C.

    quinze por cento.

  • D.

    vinte por cento.

As questões de números 24 a 30 são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posterio-res).

No que se refere à sinalização de trânsito, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    Os sinais de trânsito classificam-se em: verticais, horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • B.

    É facultativa a identificação das entradas e saídas dos locais destinados a postos de gasolina, oficinas, estacionamentos ou garagens de uso coleti-vo.

  • C.

    A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: as ordens do agente de trânsito, sobre as normas de circulação e outros sinais; as indicações do semáforo, sobre os demais sinais; as indicações dos sinais, sobre as demais normas de trânsito.

  • D.

    É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

As questões de números 24 a 30 são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posterio-res).

No que se refere à circulação de pedestres na pista de rolamento, serão ob-servadas as seguintes disposições, EXCETO:

  • A.

    Nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada.

  • B.

    Onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo.

  • C.

    Os pedestres terão prioridade de passagem mesmo que não tenham inici-ado a travessia e haja mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

  • D.

    Os pedestres deverão utilizar as faixas ou passagens a eles destinadas, sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros deles.

As questões de números 16 e 17 são relacionadas com o Regulamento Operacional do Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte.

No que se refere à operação do serviço, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    na emissão das Determinações de Operação de Serviço – DOS, as linhas não serão consideradas como de operação exclusiva de uma única subconcessionária.

  • B.

    a BHTRANS poderá criar, alterar e suprimir linha ou serviço, para atender ao planejamento do serviço, considerando aspectos sociais e econômi-cos.

  • C.

    a BHTRANS poderá determinar todo ajuste para a melhoria da prestação do serviço, desde que mantido o equilíbrio econômico-financeiro inicial do Contrato de Subconcessão.

  • D.

    a interrupção de viagem, em situação de emergência, motivada por im-possibilidade insuperável de sua realização, será caracterizada como descontinuidade do serviço.

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