Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2007

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Os gases expelidos pelo cano de descarga (queima do combustível) são despejados na atmosfera. Eles são gases tóxicos, portanto cuidados especiais devem ser tomados durante a manutenção do veículo quando o motor estiver funcionando. A medida segura, para se prevenir situações de risco, é:

  • A.

    vedar a saída do escapamento (cano de descarga).

  • B.

    manter o motor funcionando, engrenado na primeira marcha.

  • C.

    instalar exaustores na descarga e, na falta desta, trabalhar em ambiente arejado.

  • D.

    utilizar apenas o motor de partida (motor de arranque), para evitar a combustão do motor.

Como todo e qualquer componente de um veículo, os sistemas de freios se desgastam com o tempo de uso do veículo e tem como conseqüência a redução ou inutilização de sua ação. Portanto, inspeções periódicas são necessárias para garantir a segura condução do veículo. Os principais componentes do sistema de freios são:

  • A.

    luz de freio, amortecedor hidráulico.

  • B.

    correia de acionamento, gerador, e luz de freio.

  • C.

    reservatório de óleo, tubulações de admissão e de escape.

  • D.

    reservatório de óleo hidráulico, fluido, discos e/ou tambores, pastilhas e/ou lonas.

O pneu é um dos componentes do veículo relacionado diretamente com sua segurança operacional. Periodicamente, deve-se verificar o seu estado, como sua geometria, seu desgaste e sua pressão correta. Para manter a pressão de cada pneu de um veículo, dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante, o pneu deve ser:

  • A. calibrado.
  • B. lubrificado.
  • C. remontado.
  • D. desmontado.

Os diversos sistemas, peças e componentes de um veículo se desgastam ao longo do tempo. O desgaste é o principal elemento que compromete a segurança operacional de qualquer veículo. Uma manutenção periódica, feita por profissionais competentes, evita:

  • A.

    quebras, custos elevados com consertos e, principalmente, acidentes.

  • B.

    gastos excessivos de peças e mão-de-obra, troca periódica do óleo do motor.

  • C.

    que nenhum elemento do veículo tenha de ser trocado, em qualquer situação de uso.

  • D.

    que componentes e qualquer peça tenham de ser substituídos, mesmo os já defeituosos.

Um dos principais causadores da poluição do ar é o monóxido de carbono. Ele está presente nos gases provenientes da queima dos combustíveis, como a gasolina e o diesel. Suas características são as seguintes:

  • A.

    coloração escura, forte cheiro de álcool.

  • B.

    não tem cheiro, não tem gosto e é incolor.

  • C.

    fumaça clara, com forte presença de vapor de água.

  • D.

    aumento de temperatura e gosto característico de salinidade.

O dióxido de enxofre está presente na combustão dos motores a diesel. A conseqüência da sua excessiva presença no organismo humano é:

  • A.

    favorável ao aparelho digestivo.

  • B.

    favorável ao aumento da musculatura da perna.

  • C.

    provocador de corisa,catarro e danos irreversíveis aos pulmões.

  • D.

    provocador do aumento do oxigênio na circulação sangüínea.

Segundo o artigo 175 do Código Brasileiro de Trânsito: "Utilizar-se de veículos para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, a infração é gravíssima e a medida administrativa é o recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo". Ao dirigir, evite utilizar tanto as freadas bruscas, como as desnecessárias, pois isto desgasta mais rapidamente os componentes do sistema de freios. Freios gastos exigem maiores distâncias para frear com segurança e podem causar acidentes. Os principais componentes do sistema de freios são: sistema hidráulico, fluído, discos e pastilhas ou lonas e tambores, dependendo do tipo de veículo. As principais razões de perda da eficiência dos freios são:

  • A.

    calibragem dos pneus pelo menos uma vez por semana e o estepe a cada 15 dias.

  • B.

    nível do reservatório de água do radiador e nível de fluído baixo.

  • C.

    nível de fluído baixo, vazamento de fluído e pastilhas, lonas e discos gastos.

  • D.

    nível de óleo do sistema de transmissão e nível de óleo de freio, do motor e de direção hidráulica.

  • E.

    pneus murchos e nível do reservatório de água do radiador.

Com referência a noções de primeiros socorros, julgue os itens seguintes.

Não se deve aplicar ungüentos, graxas, bicarbonato de sódio ou outras substâncias em queimaduras. Também não se devem retirar corpos estranhos ou graxas das lesões nem furar as bolhas existentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

aquaplanagem, que pode acontecer com qualquer tipo de veículo e em qualquer piso onde tenha ocorrido chuva, é o(a):

  • A. ganho da aderência do pneu ao solo
  • B. deslizamento da pastilha de freio contra a pista de frenagem do disco.
  • C. momento que a roda trava e o pneu se atrita, arrastando-se no solo
  • D. perda da aderência do disco de freio ao pneu
  • E. perda da aderência do pneu ao solo.

Em algumas máquinas modernas, os freios de serviço são alimentados por dois acumuladores, um para cada circuito para frear a máquina em caso de falhas. Esses acumuladores contêm

  • A.

    nitrogênio.

  • B.

    hidrogênio.

  • C.

    oxigênio.

  • D.

    argônio.

  • E.

    ozônio.

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